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Guia completo de como fazer um artigo científico

Olá,

Publicar artigos científicos é muito importante para universidades e principalmente para os estudantes que vislumbram oportunidades na carreira acadêmica e científica. É através da divulgação dos artigos científicos que a comunidade acadêmica conhece os diferentes temas que estão sendo pesquisados, além de estabelecer contato com o autor e sua pesquisa.

É recomendado que os estudantes, desde a graduação, desenvolvam pesquisas e produzam artigos científicos para serem apresentados em congressos, e também publicados em revistas científicas. Para os alunos da pós-graduação, a produção e a publicação de artigos durante a realização do mestrado ou doutorado é uma condição para a obtenção do grau desejado.

Mas como fazer um artigo científico que tenha destaque e seja realmente relevante? Para colaborar com você preparamos um guia com um passo a passo e dicas valiosas na hora de você elaborar seu artigo científico. Confira!

Antes de escrever seu artigo científico escolha um periódico

Você elaborou um projeto de pesquisa de um tema, realizou a pesquisa e acredita ter encontrado uma solução adequada. Chegou o momento de divulgar para a comunidade acadêmica para ser discutida e avaliada por outros cientistas através da publicação em periódicos.

E você já escolheu em qual revista irá publicar seu artigo científico? Antes de iniciar a elaboração e redação do seu artigo é recomendado que escolha uma revista científica adequada. Isso irá te poupar muito tempo em adequações às normas e ao estilo da revista, pois o artigo já será escrito, desde o início, de acordo com estes critérios.

Faça um levantamento das revistas que são referência na sua área e quais publicam artigos com o mesmo enfoque da sua pesquisa. Leia alguns artigos relacionados ao seu tema, leia também a página “instruções aos autores“, verifique as regras editoriais e os critérios de avaliação dos artigos.

·         Pesquise o Fator de Impacto do periódico e a sua Classificação

O Fator de Impacto pode ser consultado no Journal Citation Reports (com o acesso via proxy ao Portal de Periódicos da Capes ou de um computador de uma instituição conveniada, clique em “establish a new session“). A classificação da revista por ser consultada no Qualis da Capes.

Como fazer um artigo científico passo a passo

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Após escolher o periódico para publicar seu artigo científico é o momento de planejar seu conteúdo.

Para ser aceito em periódicos ou eventos, o seu artigo científico precisa estar adequado às normas da ABNT.

A melhor dica é escrever o texto já dentro da ABNT desde o início. Esse cuidado irá te poupar tempo e evitar estresse desnecessário com muitos detalhes acumulados e referências para formatar no final.

Pesquise e leia a Norma ABNT NBR 6022 que fala especificamente sobre Artigos Científicos.

Agora é hora de escrever! Confira a estrutura típica de um artigo e dicas para elaborar cada um dos tópicos:

O artigo científico possui a seguinte estrutura:

  1. Título
  2. Autor (es)
  3. Epígrafe (facultativa)
  4. Resumo e Abstract
  5. Palavras-chave
  6. Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão)
  7. Referências.

Passo 1 – Título

Faça um título que transmita o tema principal do artigo, procure escrever um título curto e que desperte o interesse dos leitores.

Passo 2 – Autor (es)

O autor do artigo deve vir indicado do centro para a margem direita. Caso haja mais de um autor, os mesmos deverão vir em ordem alfabética.

Passo 3 – Epígrafe

É um tópico normalmente facultativo, que expressa um pensamento referente ao conteúdo principal do artigo científico.

Passo 4 – Resumo e Abstract

Como o nome sugere é uma síntese com uma quantidade pré determinada de palavras (verifique a regra editorial do periódico que pretende publicar). O resumo deve conter o objetivo do artigo, a metodologia adotada no projeto para solucionar o problema e os resultados obtidos com a pesquisa.

Passo 5 – Palavras-chave

São palavras características do tema que servem para indexar o artigo, até 6 palavras.

Passo 6 – Conteúdo (Introdução, desenvolvimento e conclusão)

Esse passo é onde você irá dedicar maior tempo e atenção. Veja as dicas de cada etapa para elaborar um conteúdo relevante:

·         Introdução do artigo

Escreva alguns parágrafos que além de contextualizar o leitor com o tema seja atrativo, que seja um convite para que o leitor continue a leitura até o final do artigo. O texto de introdução precisa responder “o quê”, “para que” e o “como” da sua pesquisa cientifica, ou seja, expõe a problema de estudo (o quê), os objetivos (para que) e a metodologia utilizada no estudo (como).

·         Desenvolvimento do artigo

Nesta etapa deve-se fazer uma exposição e uma discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, relacionando cada uma com a dúvida investigada.

Se for uma Revisão de Literatura, o objetivo é de desenvolver a respeito das contribuições teóricas a respeito do assunto abordado.

Quando o artigo inclui a pesquisa descritiva apresentam-se os resultados desenvolvidos na coleta dos dados através das entrevistas, observações, questionários, entre outras técnicas.

Para não perder a sequência lógica entre os assuntos de um tópico e sub tópico do artigo, faça um roteiro e rascunho, listando as informações e a ordem em que elas aparecerão no texto.

Insira no tópico de desenvolvimento apenas os resultados que contribuíram de fato para suas conclusões. Na apresentação dos resultados utilize gráficos, figuras que facilitam a observação dos efeitos e causas, e tabelas para dados númericos.

Lembre-se de adequar figuras ao que o periódico pede (dimensões, resolução, tipo de arquivo). Softwares gratuitos como o Inkscape e o Gimp podem ajudar muito!

Alguns professores recomendam fazer um sub tópico para Discussão dos resultados evitando repetições desnecessárias. Ao elaborar a Discussão enfatize os resultados mais importantes e compare os resultados obtidos na sua pesquisa com os resultados obtidos por outros pesquisadores por exemplo.

·         Conclusão do artigo

Neste tópico são relacionadas às idéias desenvolvidas num texto que resume os principais resultados, com os comentários do autor e as contribuições trazidas pela pesquisa.

A conclusão é um fechamento do trabalho estudado que responde às hipóteses enunciadas e aos objetivos da pesquisa que foram apresentados no tópico de Introdução.

Passo 7 – Referências

Trata-se de uma listagem dos livros, artigos e outros elementos de autores efetivamente utilizados e citados ao longo do artigo.

Cuidados e dicas extras para você fazer um artigo científico

·         Linguagem do artigo

Para que seu artigo seja relevante exige-se que tenha linguagem correta e precisa, coerência na argumentação, clareza na exposição das idéias, objetividade, concisão e fidelidade às fontes citadas.

Use termos técnicos na medida certa, sem exageros, assim você amplia o alcance para um público maior.

Observe se não há contradições e confusões no desenvolvimento das ideias da pesquisa. A Introdução, Desenvolvimento e Conclusão devem estar alinhados e relacionados entre si, apresentados de forma lógica.

·         Revisão

Após redigir todo o artigo, deixe o texto “descansar” por alguns dias. Assim você se desconecta e se prepara para enxergar pontos que passaram despercebidos por estar acostumado com o texto.

Leia o artigo inteiro primeiro e obtenha uma visão do trabalho como um todo, verifique se o texto mantém uma unidade e coerência entre Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

Verifique se há ideias repetidas ou pontas soltas no texto, verifique a adequação da linguagem e a gramática.

Releia. Releia. E, releia. Não economize na etapa de revisão. Uma dica bacana é pedir para um colega de sua área ler o artigo. Vale até contratar um profissional especializado para revisar e corrigir erros gramaticais, ortográficos e de linguagem, além de revisar a formatação e verificar se estão de acordo com as normas da ABNT.

>> Confira aonde fazer seu Artigo Científico

Acompanhe a repercussão do seu artigo científico

Após publicar sua pesquisa acompanhe a repercussão do seu trabalho no mundo científico. Obtenha feedback do seu trabalho através dos comentários (críticas e elogios) e apreenda com eles. Pesquise quem está citando o seu artigo e quais as contribuições da pesquisa para o mundo acadêmico.

Além de contribuir para divulgação científica, escrever um artigo técnico traz uma ótima experiência profissional que enriquece o seu currículo acadêmico e profissional. É uma boa oportunidade para:

  • ganhar reconhecimento dentro da comunidade científica;
  • alcançar melhor colocação no mercado de trabalho;
  • divulgar o nome da sua instituição de ensino.

Esses são ótimos motivos para você fazer um artigo científico. Então siga as dicas e se anime para redigir o seu.

Sucesso!

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