Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Guia completo de como estudar francês sozinho 

Guia completo de como estudar francês sozinho 

Olá, leitor!

O francês é uma língua considerada como uma das mais bonitas e charmosas do mundo, e cada vez é mais utilizada por empresas em todo o mundo, afinal, mais de 30 países já a utilizam como língua oficial, como por exemplo, Canadá, Bélgica e a Suíça.

Existe um estado americano, a Louisiana, que grande parte de seus cidadãos são fluentes no idioma francês.

Assim como o português, o italiano e o espanhol, o francês descende do latim que era falado na época do Império Romano. O francês sofre influência das línguas celtas, que tem origem da região da Gália.

Para se ter uma ideia da importância do francês na comunidade internacional, a língua franca foi o idioma oficial de assuntos diplomáticos internacionais do século XVII a meados do século XX.

Ela só perdeu essa posição quando os Estados Unidos se tornaram uma superpotência global e seu idioma, o inglês, começou a dominar as relações internacionais no globo.

Por essas e por muitas outras razões, que cada vez mais pessoas buscam escolas de idiomas para estudar francês, isso sem considerar os intercambistas que buscam países que tem a língua franca como idioma oficial para estudar.

Você também tem vontade de aprender francês, mas no momento está sem dinheiro para pagar uma escola de idiomas ou fazer um intercâmbio? Continue lendo esse post para saber como estudar francês sozinho, economizando e aprendendo cada dia mais.

Em quanto tempo posso aprender francês estudando sozinho?

como_estudar_frances_sozinho

Como já falamos aqui no blog do Canal do Ensino, o processo de aprendizagem depende exclusivamente da pessoa, do que ela quer aprender e em quanto tempo ela deseja aprender determinado idioma, nesse caso o francês.

Se você vai estudar francês sozinho, é importante que você desenvolva um cronograma de estudos, com os dias e horários que você vai se dedicar – veja bem que eu disse “você vai” se dedicar e não “você pensa” em se dedicar. Mantenha o foco e sempre cumpra o tempo de estudos que você determinou para si, isso é fundamental.

Estima-se que uma pessoa que se dedica a estudar francês sozinho, todos os dias, por 1 hora, em 1 ano ele conseguirá se comunicar com facilidade nesse novo idioma. Mas atenção! Essa não é uma regra e nem uma exceção, é uma estimativa, certo?

Uma maneira de você estudar francês sozinho e ficar fluente mais rapidamente, é assistindo filmes com áudio em francês e ouvir músicas no idioma que está estudando. Você ainda pode procurar na internet grupos de pessoas que também estudam francês sozinhos e marcar encontros para treinar a pronúncia. Assim, você aprenderá francês bem mais rápido.

Você ainda pode mudar o menu do seu Facebook, Instagram, Twitter e qualquer outra rede social que você participa para o francês. Essa é uma forma de manter contato com o idioma o máximo de tempo possível. Você estará estudando francês sozinho inserindo o idioma na sua rotina diária.

Por onde começar a estudar francês sozinho?

Começar a estudar francês sozinho nunca é fácil, mas também não é impossível. Se você nunca teve contato com o idioma, mas é seu sonho aprender francês, você pode começar com as palavras mais comuns e utilizadas em praticamente todos os diálogos pelos franceses.

Estude palavras que são usadas em reuniões e viagens de negócios, ou o que pediria para comer em um restaurante francês. Lembre-se sempre de treinar a audição e a fala do idioma. Estudar francês sozinho requer sua atenção e dedicação não apenas na leitura, mas na fala e audição também.

Como escolher o material para estudar francês sozinho?

Com certeza, quando pensamos em estudar francês sozinho, a primeira fonte de estudos que vem em nossa mente é a internet, e realmente essa é uma ótima escolha. Afinal, com a internet, temos acesso a qualquer informação e material de estudos que desejarmos, mas será que só ficar lendo textos em francês vai te ajudar a aprender o idioma? Você já pensou em buscar outras fontes, como:

Livros didáticos

Você pode adquirir livros e apostilas para estudar francês sozinho. Um exemplo é a apostila Avangardix, ela é bem completa e vai te ajudar a dar o pontapé inicial nos estudos em francês. Além disso, você pode comprar o livro “Francês em 30 dias” (que possui gramática + textos e CD de áudio) ou ainda o “Gramática francesa para leigos”.

Audiolivros

Ouvir os audiobooks para estudar francês é uma excelente maneira de aprender a pronúncia do idioma, pois, na maioria desse material, a sua pronúncia é um pouco mais lenta e permite que você fique mais atento a todo o texto.

Aplicativos

Uma outra maneira de usar a internet como auxiliar para aprender francês sozinho é baixando aplicativos em seu celular. Veja alguns aplicativos que selecionamos para você:

  1. Duolingo
  2. Très Bien French
  3. Learn french
  4. Forvo
  5. Lingua.ly
  6. Mondly
  7. Memrise
  8. Mosalingua
  9. GoConq
  10. Anki

Mas lembre-se sempre, que o aplicativo é uma ferramenta auxiliar para você estudar francês sozinho. Não se prenda a apenas uma metodologia de aprendizado, explore todas elas.

Música

Comece a ouvir músicas em francês, além de aprender as pronúncias das palavras francesas, você ainda vai aprender alguns termos e gírias que a língua possui, e que são sempre colocadas em letras de música.

Assim quando você for conversar com um nativo, não vai ficar parecendo um robô.

Faça buscas no YouTube, no Spotfy, ou em qualquer outro site ou aplicativo de música. Essa é uma oportunidade muito boa para estudar francês sozinho, e o melhor de tudo, sem nenhum custo.

Série, filmes e vídeos

Assim como ouvir música, é importante assistir séries, filmes e vídeos em francês para treinar a pronúncia do idioma franco. Inicialmente, a ideia é que você assista o filme com áudio em francês e legenda em português, com o tempo, o áudio permanece em francês e o idioma também deverá estar em francês, depois de alguns meses, você vai assistir seus filmes e séries favoritas apenas com áudio em francês, sem qualquer legenda.

Noticiário

Os repórteres estrangeiros em sua grande maioria, fazem suas reportagens de forma rápida devido o tempo que cada um deles tem disponível no ar, e apesar de parecer difícil no começo, você vai ficar extremamente fluente no francês, pois, ao prestar atenção você consegue aprender o ritmo da linguagem dos nativos.

Os sites mais indicados para notícias em francês é o “Le Monde”, o “TV5 Monde” e o “L’Equipe”, esse último se você gosta de esportes.

Dicas de pronúncia de palavras em francês para estudar sozinho

  • dégradé: diferente do português, o “é” que aparece nesta e em diversas outras palavras da nossa lista, no francês tem um som grave. Ou seja, é pronunciado como o nosso “ê”. Então, novamente, embora haja diferença na grafia, pronunciamos essa palavra em francês assim como dizemos “degradê” em português.
  • bordeaux: o “aux” que você vê no fim dessa palavra é pronunciado como nosso “Ô”. Então, embora a grafia seja diferente, a pronúncia dessa cor em francês é a mesma do português “bordô”.
  • maquette: o som final do “ette”, que você também encontra em croquette e em omelette, é aberto no primeiro “e” e bem suave, quase mudo no segundo.
  • lilas: no francês, o “s” final que você vê em lilas, em vernis e em taffetas, é mudo.
  • atelier: já o “r” final que segue uma letra “e”, como no caso da palavra atelier, é mudo. Ou seja, novamente, temos uma pronúncia igual à do português, “ateliê”.
  • crépon: no francês, o “r” entre duas letras, encontrada na palavra croquis, sempre tem um som semelhante ao erre duplo do português. O mesmo acontece com o “r” final que não venha depois da letra “e”, como é o caso, em nossa lista, de abat-jour souvenir.
  • maillot: o duplo “ll” que observado na palavra maillot, e também em maquillage é mudo. Ou seja: para maillot, teremos a mesma pronúncia do português. Já em maquillage, a pronúncia é próxima à nossa, mas sem o “m” final do nosso “maquiagem”.

20 palavras que emprestamos do francês

Muitas palavras que fazem parte do nosso dia a dia tem origem no idioma francês, o que vai te ajudar a estudar francês sozinho de forma ainda mais fácil.

  1. Beige
  2. Carmin
  3. Lilas
  4. Fumé
  5. Marron
  6. Crépon
  7. Venis
  8. Maquette
  9. Bouquet
  10. Souvenir
  11. Écharpe
  12. Maquillage
  13. Soutien
  14. Croquette
  15. Omelette
  16. Atelier
  17. Guichet
  18. Garage
  19. Toilette
  20. Chalet

Agora que você recebeu essas super dicas, o que acha de começar a estudar francês sozinho agora mesmo? Não perca essa oportunidade e comece o quanto antes!

E nunca se esqueça de que pode estudar tudo o que quiser, basta apenas ter força de vontade, dedicação e persistência. Busque tudo o que você deseja e realize todos os seus sonhos.

Até mais!

comentários (1)

  • Sadi Nogueira

    Muito boa a iniciativa de como aprender um idioma pela internet. No meu c
    aso, por exemplo, optei pelo idioma francês. Não seria interessante publicar alguns pequenos textos e também um dicionário para acompanhar os estudos.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo