Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Grafite da Ciência oferece diversos recursos on-line gratuitos

Grafite da Ciência oferece diversos recursos on-line gratuitos

Olá, leitor(a)!

A ciência não é apenas uma área do conhecimento que estudamos na escola, a qual, muitas vezes, nos faz deparar com teorias e conceitos complexos. Ela também faz parte do nosso cotidiano e se relaciona com diversas áreas, da química às ciências humanas.

Pensando em aproximar os jovens da ciência e exaltar grandes nomes desse meio, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) criou o mural Grafite da Ciência. A obra, localizada no Rio de Janeiro, foi digitalizada para facilitar o acesso do público e oferecer interatividade com o conteúdo.

Grafite da Ciência

O mural tem o objetivo de mostrar como a física é uma ciência que está presente no cotidiano das pessoas e que se relaciona com outras áreas do conhecimento, como matemática e biologia. Além disso, o material retrata cerca de 100 cientistas e inventores(as), brasileiros(as) e estrangeiros(as), importantes para os avanços científicos ao longo da história.

A obra está dividida em 9 partes, cada uma com pinturas que remetem a determinadas descobertas científicas, conceitos e cientistas. No site, cada parte é acompanhada de uma explicação sobre seu conteúdo. Clique aqui para ver o mural completo.

O site também possui seções sobre as motivações para a produção do material e os recursos interativos. Vamos apresentá-las a seguir:

Centro de Física disponibiliza Grafite Ciência on-line gratuito

Fonte: Reprodução

Imagens e Artista

Essas seções retratam, por meio de fotos, os processos de produção do mural e a artista responsável por ele. A obra possui 240 m² e demorou, aproximadamente, 1 ano para ser produzida, contando o tempo de pré-produção e pintura dos elementos.

O mural foi desenvolvido e ilustrado pela artista plástica Gabriela L. Tores, especialista em arte urbana, digital e ilustração de livros. Clique aqui para conferir os bastidores da produção.

Cientistas

A ideia de fazer um mural para retratar a ciência foi a forma que a CBPF encontrou para homenagear cerca de 100 cientistas e inventores(as), brasileiros(as) e estrangeiros(as). Da filosofia à astronomia, esta seção mostra um pouco da vida e do trabalho de vários homens e mulheres que foram relevantes em suas áreas de atuação.

Inclusive, a artista pediu para que o Centro Brasileiro escolhesse mais mulheres para serem retratadas, uma vez que elas não têm o mesmo reconhecimento que os homens, ainda que possuam contribuições tão importantes quanto. Clique aqui para ver a seção completa.

Enigmas

Ao longo da obra, a artista espalhou diversas imagens isoladas (ou relacionadas entre si) que funcionam como palavras-chave para destravar enigmas. Os enigmas são marcos históricos de grandes feitos para a ciência.

Ao acertar a palavra-chave, é possível ler conteúdos que explicam a descoberta ou o momento retratado no mural. Há enigmas simples e complexos, estes devem vir acompanhados de uma explicação com os motivos para escolha daquela palavra-chave. Clique aqui para experimentar o recurso.

Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Fundado em 1949, no Rio de Janeiro, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas é um instituto de excelência em pesquisa e pós-graduação em física. Com seus laboratórios multiusuários, o CBPF oferece infraestrutura para grupos de pesquisa do Brasil e do exterior, fomentando a ciência e a tecnologia.

Além disso, o Centro possui colaboração em pesquisas internacionais de diversas instituições, como o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), na Suíça. O objetivo dessa colaboração é auxiliar no desenvolvimento tecnológico e científico para impactar, de forma positiva, o cotidiano da população mundial. Para saber mais sobre o CBPF, clique aqui.

Vamos espalhar o conhecimento científico e suas grandes descobertas? Então, compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais e descubra esse universo com eles(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite o conteúdo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo