Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Idiomas e Línguas » Governo oferece curso de libras totalmente gratuito

Governo oferece curso de libras totalmente gratuito

Olá, leitor!

O Governo Federal, por meio do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), está oferecendo gratuitamente o curso de LIBRAS. A iniciativa é válida para qualquer pessoa que tem interesse em aprender, professores em formação, e favorece principalmente famílias de crianças surdas.

Confira abaixo mais informações sobre o curso, a Instituição responsável e a importância do curso de libras para a sociedade.

Sobre o INES

O INES é responsável por garantir educação de qualidade do ensino fundamental até o ensino médio para surdos, além de oferecer também ensino profissionalizante para inserir o surdo no mercado de trabalho.

O INES tem feito esse trabalho desde 1855, quando foi implantada no Brasil a ideia de educação à comunidade surda. A partir dessa iniciativa, o projeto foi se tornando reconhecido mundialmente e consagrada como a maior Instituição de formação, educação, profissionalização e socialização de surdos.

Ainda está em fase de oficialização e legalização, a proposta de educação bilíngue para surdos. O Instituto busca capacitar e qualificar pessoas surdas para que consigam obter maiores oportunidades no mercado de trabalho e melhores condições de socialização no mundo globalizado.

A importância da língua de sinais para a inclusão social

A LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) é uma forma de linguagem natural que contém uma estrutura gramatical própria e regras gramaticais que são obtidas por meio de sinais, expressões faciais e corporais.

Diante da necessidade de comunicação e inserção na sociedade, estudiosos se dedicaram a criar uma nova forma de comunicação, a LIBRAS. Vale ressaltar que a linguagem de sinais é distinta em cada país, o que leva em conta fatores regionais e culturais.

A linguagem de sinais foi reconhecida no ano de 2005 como uma das línguas oficiais do Brasil. A partir desse reconhecimento, Universidades que oferecem cursos de letras, formação de professores e fonoaudiologia são obrigadas a incluírem na grade curricular a disciplina de LIBRAS.

Esse avanço possibilitou a valorização da linguagem de sinais, que consequentemente proporcionou aos brasileiros com essa condição, maiores chances de inclusão na sociedade.

O conhecimento na linguagem de sinais é valioso aqui no Brasil. Quem já possui um aprendizado sobre LIBRAS pode além de trabalhar como intérprete, pode auxiliar, interagir e ensinar os surdos.

Sobre o curso

O curso de LIBRAS é ofertado a cada semestre, tendo início no primeiro semestre de 2018. São 5 módulos completos e gratuitos para toda a comunidade. Quem já possui um certo conhecimento na linguagem de sinais, deverá passar por um teste de nivelamento para saber em qual nível começar as aulas.

O objetivo dessa oferta gratuita de curso de LIBRAS é difundir o uso da linguagem de sinais por toda a comunidade brasileira. A duração do curso é de aproximadamente 2 anos e meio, tendo como base a relação abaixo:

  • Nível 1: Duração de 4 meses com carga horária de 50 horas
  • Nível 2: Duração de 4 meses com carga horária de 50 horas
  • Nível 3: Duração de 4 meses com carga horária de 50 horas
  • Nível 4: Duração de 4 meses com carga horária de 50 horas
  • Nível 5: Duração de 4 meses com carga horária de 50 horas

As aulas são de caráter presencial e com frequência de 1 vez por semana. A duração das aulas é de aproximadamente 3 horas com intervalo de 10 minutos. Em relação aos turnos, serão disponíveis turnos na parte da manhã, tarde e noite, sem possibilidades de aulas aos sábados.

Para realizar a inscrição, basta entrar em contato por e-mail: dfcrh@ines.gov.br telefone: (21) 3826-2139 ou ir até o INES no endereço: Rua das Laranjeiras, 232 – sala 308 – Laranjeiras, Rio de Janeiro. Para mais informações, baixe o informativo do curso de LIBRAS disponível para download. Acesse também o site do INES para saber mais sobre a Instituição e sobre a oferta do curso.

Até logo!

 

comentários (10)

  • Rosilania de freitas silva

    sou de diadema to cursando pedagogia ,gostaria de fazer este curso gratuito de libras.de preferencia asos sabados obrigada!se abrir este curso em diadema SP vai ser maravilhoso..

    Responder
  • Lays Grees

    Ainda funciona pra 2019?

    Responder
    • Ariovania Silva

      Olá, Lays.
      O site disponibilizado pelo governo está ativo, porém, não há datas disponíveis para realizar inscrição.
      Para mais informações, por favor, entrar em contato com o portal.
      Boa sorte, Canal do Ensino.

      Responder
  • Daniele Melo

    uma pena ,ser somente na semana ,eu trabalho e nao poderia fazer ,fiz o basico no sabado ,mas acabou ,e tava procurando melhorar ,pois quero trabalhar nessa área

    Responder
  • CELSO MARINHO

    OLA BOA TARDE, GOSTARIA DE SABER COMO EU FAÇO PARA FAZER A INSCRIÇÃO DE LIBRAS EU SOU DO RJ.

    Responder
    • Ariovania Silva

      Olá, Celso.
      Tudo bem?
      Conforme indicado no artigo, para realizar a inscrição, “basta entrar em contato por e-mail: dfcrh@ines.gov.br/ telefone: (21) 3826-2139, ou ir até o INES no endereço: Rua das Laranjeiras, 232 – sala 308 – Laranjeiras, Rio de Janeiro. Para mais informações, baixe o informativo do curso de LIBRAS disponível para download. Acesse também o site do INES para saber mais sobre a Instituição e sobre a oferta do curso”.
      Continue acompanhando o Canal do Ensino! Nós postamos, diariamente, várias dicas de cursos gratuitos.
      Boa sorte nos estudos, Celso!

      Responder
  • MARIA ANTONIA

    como fazer incricão pela internet para o curso de libras

    Responder
  • ELISMAN TRINDADE

    OS CURSOS ESTÃO SENDO OFERTADOS SOMENTE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ?

    Responder
  • JOCILENE FERREIRA DE SOUSA

    Tem chance de ter no ceara,especialmente na cidade de Itapajé?

    Responder
  • Ana Nogueira

    É possível abrir o curso em Brasília também?

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo