Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Google libera ferramenta para Instituições de Ensino

Google libera ferramenta para Instituições de Ensino

Olá educadores!

Sabia que qualquer instituição educacional sem fins lucrativos no Brasil pode ter acesso às facilidades do Google Apps for Education? Mas o que é isso? Para que serve? E quais são as vantagens de tê-lo? A gente vai falar sobre isso aqui.

O que é Google Apps for Education

O Google Apps for Education é um site com ferramentas Google totalmente gratuitas para a colaboração entre alunos em sala de aula, bem como entre toda a área acadêmica e administrativa de uma escola. Todos podem ter emails institucionais e acesso às ferramentas Google disponíveis no Google Drive.

Já o sistema de gerenciamento de Sala de Aula, lançado em agosto desse ano, chamado de Google Classroom, só está disponível para as escolas que estão dentro do programa do Google Apps for Education.

Lá, através do admin, a pessoa tem controle de todo o gerenciamento de contas, pode configurar o uso de Chromebooks e celulares para o aprendizado e tem também a parte de auditoria e controle de aplicativos que estarão disponíveis para seus usuários. É um novo mundo colaborativo que se abre para as escolas, escolas públicas e instituições universitárias.

Como pedir o Google Apps for Education

O primeiro passo é trabalhar com a TI de sua escola e conversar com os gestores educacionais sobre o assunto para conhecimento e aprovação. Dá até para comprar um novo domínio (dentro do próprio processo do Google mesmo) para o projeto.

Depois, preencha o formulário e tenha a certeza que o passo final foi feito (comprovar que o domínio é seu).

Após ter feito todo o processo, com a ajuda do pessoal da TI, a equipe do Google entra em contato, pedindo alguns documentos para comprovarem seu status educacional e sem fins lucrativos. Aí é só enviar os documentos e em 24 horas está tudo pronto para ser usado.

O Google Apps for Education dá várias possibilidades de organização e colaboração entre todos os usuários em um ambiente educacional. Vale a pena testar e analisar as ferramentas e aplicativos disponíveis para se adequar ao que você necessita, melhorar processos e tornar o aprendizado ainda mais estimulante para alunos e professores.

Recapitulando:

  1. Preencha o formulário de adesão.
  2. Preencha o formulário para ativar o Google Apps for Education.
  3. Comprove a propriedade do domínio (a Google dá 4 opções para fazer isso. Nessa parte, você precisa da ajuda da TI).
  4. Acesse o painel admin de seu espaço. Você só terá acesso ao Google Apps for Education depois da confirmação da equipe da Google.

O Google Apps for Education é como um pacote de ferramentas educacionais para facilitar o aprendizado e estimular a interação entre alunos, professores e administradores cada vez mais.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo