Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Google lança ferramenta gratuita que ajuda na preparação para entrevistas de emprego

Google lança ferramenta gratuita que ajuda na preparação para entrevistas de emprego

Olá, leitor(a)!

Um processo seletivo é composto de várias etapas para escolher o(a) candidato(a) que mais se encaixa na vaga de emprego. Entre as etapas, destaca-se a entrevista, que costuma ser decisiva para a aprovação ou rejeição de um(a) profissional, já que é o momento de maior contato dele(a) com a empresa.

Pensando nisso, o Google lançou uma ferramenta on-line gratuita para as pessoas treinarem para entrevistas de emprego. O objetivo é preparar o(a) candidato(a) da melhor maneira possível para essa etapa do processo seletivo.

Ferramenta Interview Warmup

A ferramenta Interview Warmup (em português, Aquecimento para Entrevistas) foi estruturada na língua inglesa e ainda não está disponível em outro idioma. Apesar de o Google fornecer o próprio sistema de tradução nas etapas que antecedem o teste, as questões devem ser respondidas em inglês.

As respostas da entrevista não ficam gravadas na plataforma, entretanto, existe a opção de baixá-las no dispositivo, caso o(a) candidato(a) queira utilizá-las em alguma situação real. Vale ressaltar que não há resposta certa ou errada.

O Google desenvolveu a ferramenta a partir do uso da Inteligência Artificial e com o objetivo de ser um complemento dos treinamentos on-line oferecidos pela empresa. Por isso, as entrevistas estão ligadas às seguintes áreas do mercado:

  • Análise de dados;
  • Comércio Eletrônico;
  • Suporte de TI;
  • Gerenciamento de Projetos;
  • UX Design.

A plataforma também oferece a opção de treinar para entrevistas gerais, com perguntas genéricas e muito comuns de serem feitas em processos seletivos de várias áreas. Além disso, há outras funcionalidades para auxiliar o(a) usuário(a). Vamos destacar algumas delas a seguir:

Google lança ferramenta on-line gratuita para entrevista de emprego

Fonte: Reprodução

1. Job-related terms

A ferramenta apresenta a funcionalidade de identificar na resposta do(a) candidato(a) termos relacionados à área de trabalho e/ou que são relevantes para a profissão. Os termos aparecem destacados em azul na tela. 

Além disso, ela fornece uma lista com os termos mais utilizados e que se relacionam com a área escolhida. Para acessar a função, basta clicar no botão “Job-related terms” e depois em “See all terms”. 

2. Most-used words

Essa função pode ser muito útil para adquirir vocabulário e, assim, melhorar a qualidade da resposta. Ao clicar no botão “Most-used words”, a ferramenta mostra quais foram as palavras utilizadas mais de 3 vezes ao longo da resposta.

Isso não é, necessariamente, um fator ruim, mas a repetição de palavras pode cansar o entrevistador(a) e denunciar que o(a) candidato(a) não possui tanto conhecimento linguístico. Para evitar esse tipo de julgamento, a função ainda fornece alguns sinônimos para as palavras repetidas mais vezes.

3. Type of Question

A etapa da entrevista de emprego possui diversos conceitos e categorias de perguntas para avaliar um(a) candidato(a). Cada pergunta tem um motivo e analisa algum aspecto, pessoal ou profissional, da pessoa. Tendo isso em vista, o Google disponibilizou uma função que permite identificar os tipos de perguntas que o(a) usuário(a) vai responder.

As questões estão divididas em: situacionais, formação/experiência e técnicas. Elas vêm acompanhadas de uma explicação detalhada sobre seus fundamentos, conceitos e melhores práticas para entendê-las. Para acessá-las, basta clicar no botão acima da pergunta, no lado esquerdo.

4. Talking points

A última função que destacamos traz reflexões sobre alguns temas. Ela identifica na resposta momentos em que o(a) candidato(a) abordou alguns pontos de discussão comuns em entrevistas de emprego. Os pontos são:

  • Experiência;
  • Habilidades;
  • Interesses;
  • Objetivos;
  • Lições aprendidas.

Basta clicar no botão “Talking points” e basta clicar no botão referente ao ponto que deseja analisar, escolher um dos pontos e clicar para visualizar o trecho correspondente.

Passo a passo da ferramenta

Para utilizar a ferramenta, acesse este link, ative a tradução do Google e em seguida clique no botão “Comece a praticar”. Depois, siga as instruções abaixo:

  • Selecione uma das áreas e clique em “começar” para iniciar o teste;
  • Clique no botão azul escrito “Answer”, com o ícone de um microfone, para falar a resposta. Se preferir, clique no botão com o ícone de um teclado para digitar a resposta;
  • Depois, clique em “Done” para validar e abrir a página com as funcionalidades mencionadas anteriormente;
  • Clique na seta à direita para avançar de pergunta;
  • Após finalizar o teste, clique no botão “Salve suas respostas” para baixar todas as respostas do teste. Se quiser baixar respostas específicas, clique em “Copy answer” na resposta que deseja salvar;
  • Se desejar refazer o teste, basta clicar em “Pratique novamente” e responder perguntas específicas ou todo o teste.

Essa ferramenta é muito útil para treinar habilidades e se sair bem em entrevistas de emprego, certo? Então compartilhe este texto com os(as) amigos(as) que estão em busca de uma vaga de trabalho e faça os testes com eles(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo