Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Google Arts & Culture oferece seção dedicada à arte afro-brasileira

Google Arts & Culture oferece seção dedicada à arte afro-brasileira

Olá, leitor(a)!

A iniciativa Google Arts & Culture disponibiliza o projeto Consciência Negra no Brasil, totalmente on-line e gratuito, voltado exclusivamente para a arte e a cultura afro-brasileiras. O material conta com mais de 30 exposições, algumas delas inéditas.

A mostra foi lançada em novembro de 2020, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado, oficialmente desde 2011, todo dia 20 do mês em questão. O formato on-line possibilitou maior alcance e facilidade de acesso aos conteúdos, em qualquer hora e lugar.

Seção de arte afro-brasileira

A seção sobre arte afro-brasileira do Google Arts & Culture possui mais de 20 temas sobre arte e cultura. O grande destaque do acervo é o lançamento da Enciclopédia Negra, que retrata personalidades negras da história do Brasil.

Além disso, também conta com contribuições do Museu Nacional de Belas Artes, do Centro Cultural Banco do Brasil, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outras instituições. O objetivo do projeto é mostrar a importância de conhecer a história e os aspectos da cultura afro-brasileira.

Com isso, espera-se que qualquer pessoa tenha mais consciência e conhecimento sobre a história, as lutas e conquistas da população negra. Nós separamos 4 subseções presentes no projeto para você ter uma prévia dos conteúdos disponíveis. Vamos conferir a seguir:

Google Arts & Culture oferece seção sobre arte afro-brasileira

Fonte: Reprodução

1. O que é o Dia da Consciência Negra?

A primeira subseção tem relação com o Dia Nacional da Consciência Negra, uma das datas mais importantes quando falamos de movimentos negros. Os materiais vão fazer um percurso histórico para mostrar as lutas e conquistas afro-brasileiras e a origem da celebração.

A subseção possui 4 conteúdos:

  • A História Negra no Brasil — Explore a história, lutas e conquistas negras no Brasil;
  • Nacionalização do Dia da Consciência Negra no Brasil — Como o Dia da Consciência Negra se tornou uma celebração nacional;
  • A afirmação do Dia da Consciência Negra — O grupo Palmares: a força por trás do reconhecimento do Dia da Consciência Negra;
  • Recordando Palmares — Do Quilombo Histórico à memória do Povo Negro.

2. Os tesouros do Museu de Arte da Bahia

Esta subseção é composta pelo acervo de um dos mais antigos e importantes museus do Brasil, além de uma das instituições parceiras da iniciativa: o Museu de Arte da Bahia. Nesta exposição, há obras sobre o Axé e a figura do negro nas artes plásticas:

  • As Cores do Axé — Encante-se pelos desenhos de Carybé;
  • O Negro e as Artes Plásticas — Representações sociais do negro e da cultura popular afro-baiana em pinturas, desenhos e xilogravuras.

3. Os ícones negros do Brasil

A população negra teve grande influência na formação da cultura do Brasil, embora raramente receba o devido crédito. Desde a música até o futebol, o Brasil sempre teve grandes artistas e jogadores(as) negros(as) que encantavam dentro da sua área.

O material vai contar a história de 3 grandes personagens negros(as) da cultura popular brasileira, que não possuem o mesmo holofote que outros(as), mas têm igual importância:

  • Mário Américo: As Mãos de Ouro do Futebol — O membro mais importante da seleção que nunca chutou uma bola;
  • Mariléia dos Santos: A Artilheira do Brasil — Como a “Michael Jackson” do futebol entrou para a cena internacional do futebol feminino;
  • Martinho da Vila: O Mestre do Samba — Explore essa coleção de capas dos seus álbuns.

4. Celebrando a terra-mãe

A última subseção que escolhemos possui 4 exposições que destacam o legado e as tradições seculares do continente africano. Esses costumes e práticas continuam influenciando a cultura afro-brasileira até hoje:

  • Reis Africanos — Fotografias de reis e chefes no continente africano;
  • Símbolos da Herança e Intercâmbio — Explore os objetos e artefatos que nos aproximam da multiplicidade cultural africana;
  • Vidas Africanas no Século XX — Registros e vidas africanas por fotógrafos ilustres;
  • Arte Contemporânea da África no Brasil — Veja de perto a maior exposição de arte contemporânea africana vista no Brasil.

Google Arts & Culture

Google Arts & Culture é uma iniciativa sem fins lucrativos do Google que visa a preservar e promover a arte e a cultura no ambiente digital, tornando-as acessíveis para todos(as). O projeto mantém contato direto com diversas instituições culturais de várias partes do mundo para viabilizar parcerias.

Além da seção dedicada à arte afro-brasileira, a plataforma possui materiais sobre personagens e eventos históricos, vanguardas artísticas, entre outros conteúdos. Para saber mais, clique aqui. E para visitar a seção sobre arte e cultura afro-brasileiras, clique neste link.

Conteúdo extra

Para saber mais sobre a importância de preservar a memória cultural da população africana e afro-brasileira, leia este artigo publicado em uma revista da Universidade de Brasília (UnB). Leia também o artigo produzido pela Universidade Federal de Cariri sobre o papel dos museus como fontes de informação e preservação da memória.

Essa é uma boa oportunidade de conhecer melhor uma das fontes culturais que compõem a identidade brasileira. Deixe nos comentários qual das exposições você achou mais interessante!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite o conteúdo e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo