Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Google Arts & Culture oferece quebra-cabeças, cruzadinhas e outros jogos on-line gratuitos

Google Arts & Culture oferece quebra-cabeças, cruzadinhas e outros jogos on-line gratuitos

Olá, leitor(a)!

Já pensou em unir aprendizado e diversão? Essa é uma das propostas da iniciativa Google Arts & Culture, que oferece vários jogos on-line gratuitos sobre arte, música e cultura voltados para crianças e adolescentes – mas até os adultos podem entrar nessa brincadeira.

O objetivo do projeto é promover o aprendizado por meio de atividades lúdicas e didáticas, de modo a unir o estudo e a diversão, e estimular o pensamento crítico e o raciocínio lógico. São mais de 30 jogos para se divertir e aprender mais sobre vários temas do saber.

Jogos do Google Arts & Culture

Desde quebra-cabeças até palavras cruzadas, a plataforma possui vários formatos de jogos intuitivos para que usuários(as), de qualquer idade, consigam aproveitar o conteúdo e se divertir enquanto aprendem. Além disso, as atividades utilizam a inteligência artificial (IA) para interagir com o(a) jogador(a), aumentando a imersão na experiência.

Pensando nisso, nós selecionamos 5 jogos de maior destaque na plataforma para você começar a jogar agora, vamos apresentá-los a seguir:

Google oferece jogos on-line gratuitos sobre arte, cultura e música

Fonte: Reprodução

1. A Festa do Quebra-Cabeça (Puzzle Party)

Este jogo consiste em montar quebra-cabeças para formar obras consagradas do mundo das artes. Estão disponíveis mais de 500 obras de artistas clássicos e contemporâneos, como Vincent van Gogh e Andy Warhol, com explicações didáticas sobre as produções.

Os quebra-cabeças podem ser realizados individualmente ou de maneira colaborativa, em grupo. Logo, eles podem ser uma boa atividade para fazer com a família ou com os(as) amigos(as) durante as férias. 

2. Livro de Arte para Colorir (Arts Coloring Book)

Pintar é uma atividade que gera relaxamento e prazer, independentemente da idade. Pensando nisso, a plataforma disponibiliza obras de arte e marcos geográficos históricos para o(a) usuário(a) colorir ao seu estilo, além de uma descrição histórica de cada item.

Ao todo, são 18 pinturas, entre elas o Autorretrato com Macaco (1945), de Frida Kahlo, e 7 marcos geográficos em diferentes partes do globo, como o Cristo Redentor, no Brasil, e o Taj Mahal, na índia. Após finalizar a pintura, é possível salvar a imagem no dispositivo.

3. Palavras cruzadas culturais (Cultural Crosswords)

Fazer palavras cruzadas é uma das maneiras mais tradicionais de aprender algo por meio de jogos. Sempre com um tema pré-definido, esse clássico da diversão vai apresentar dicas para o(a) jogador(a) completar todas as palavras exigidas.

O jogo possui 7 temas para o(a) usuário(a) escolher aquele que mais lhe agrada: Arte, Mundo, Ciência e Tecnologia, Moda, Natureza, Halloween e Festividades. Vale ressaltar que todas as dicas e palavras estão em inglês.

4. O que surgiu primeiro? (What came first?)

Esse é um excelente jogo para quem gosta de história e curiosidades. Ele consiste em adivinhar qual dos itens apresentados surgiu primeiro e, após a decisão do(a) jogador(a), o jogo apresenta o ano e algumas informações sobre o item.

Cada item representa um assunto abordado na atividade, como arte, arquitetura, história, celebridades, filmes, esportes e muitos outros. Em caso de acerto, quanto mais rápida for a resposta, mais pontos são conquistados.

5. Melodia assistida (Assisted Melody)

Já imaginou compor uma música com algum músico clássico? Se sim, saiba que esse sonho pode virar realidade. Este jogo permite compor uma música autoral e harmonizá-la utilizando o estilo de 3 compositores da música clássica: Bach, Mozart e Beethoven.

Durante a construção da melodia, o jogo fornece dados e informações sobre a carreira de cada músico. Depois de finalizada, é possível harmonizar a produção com o instrumento característico de cada artista: órgão (Bach), cravo (Mozart) e piano (Beethoven).

Google Arts & Culture

A iniciativa sem fins lucrativos Google Arts & Culture, desenvolvida pelo Google, foi criada com o intuito de promover o acesso on-line à arte e à cultura para cada vez mais pessoas. Para cumprir essa missão, ela atua em conjunto com instituições culturais, como museus e teatros, de todo o mundo.

Um dos grandes diferenciais da iniciativa é o uso da tecnologia para aproximar as pessoas das obras de arte, dos monumentos históricos, das peças culturais, entre outros elementos. A seção de jogos é um exemplo de como a tecnologia é utilizada para oferecer uma experiência imersiva ao usuário(a) – nesse caso, por meio da IA.

Para acessar a página de jogos e se divertir a qualquer momento, clique aqui. Se você gostou do propósito da iniciativa Google Arts & Culture e quer saber mais sobre seus projetos, clique neste link

São muitas atividades divertidas que você pode fazer durante as férias, não é? Então, compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais e se divirta com eles(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Bom jogo e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo