Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Google Arts & Culture oferece plataforma on-line gratuita sobre história da moda

Google Arts & Culture oferece plataforma on-line gratuita sobre história da moda

Olá, leitor(a)! 

É comum encontrarmos pessoas que julgam a moda como algo fútil e banal. Presente na sociedade há muitos séculos, entretanto, ela pode ser vista como um retrato preciso de culturas e valores regentes em diferentes épocas e lugares. Isso porque, o modo como nos vestimos é uma manifestação direta da nossa essência e da forma como desejamos nos apresentar para o mundo. 

Partindo dessa premissa, e para evidenciar sua importância, o Google Arts & Culture disponibiliza a We Wear Culture. Trata-se de uma plataforma on-line gratuita repleta de exposições que contam a história da moda, as conexões que surgem dela, a influência que ela exerce sobre a economia global e muito mais. 

Plataforma We Wear Culture 

A We Wear Culture tem como objetivo divulgar para o público histórias únicas e impactantes sobre a moda, desde a 2ª Guerra Mundial até a contemporaneidade. São mais de 180 coleções de renomadas instituições ao redor do globo, como o Museu Metropolitano de Arte de Nova York, o Museu Frida Khalo e o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. 

A plataforma está organizada por categorias, que reúnem mostras com imagens, textos e vídeos sobre o tema. Alguns conteúdos estão exibidos em inglês, mas é possível utilizar a ferramenta de tradução do seu navegador para conferi-los em português. Destacamos algumas das seções disponíveis para você conhecer, confira: 

Google Arts & Culture oferece plataforma on-line gratuita sobre história da moda

Fonte: Reprodução

Os movimentos 

Essa categoria apresenta os principais movimentos do universo da moda em diferentes países, da América do Norte à Ásia Oriental. Não só isso, conta também com exposições sobre a evolução do estilo masculino e do feminino e analisa os padrões de beleza ao longo dos anos. Para conferir o material completo, clique aqui. 

Os ícones 

Marilyn Monroe, Victoria Beckham, Lady Gaga, Audrey Hepburn e muitas outras estrelas da música e do cinema são consideradas ícones da cultura popular, influenciando o modo como a sociedade compreende o estilo e a beleza. Nesta categoria, estão reunidas coleções de estilistas bastante prestigiados(as), como Coco Chanel e Gianni Versace, que enxergam a moda como um meio de expressão e de luta pela diversidade. Para conferir o material completo, clique aqui. 

Os bastidores 

Essa seção traz mostras que revelam as histórias dos trajes culturais de vários países. Vemos, por exemplo, porque o quimono é uma vestimenta tradicional japonesa e acompanhamos a evolução de roupas típicas coreanas. Além disso, são apresentadas exposições sobre técnicas artesanais de diferentes regiões do mundo. Para conferir o material completo, clique aqui.

Moda + Artes 

Essa categoria tem o objetivo de demonstrar que a arte e a moda estão intrinsecamente ligadas. Em peças de teatro ou filmes, por exemplo, o figurino escolhido para os(as) personagens é tão importante quanto a atuação, afinal, são as vestimentas que os(as) caracterizam, transmitindo suas personalidades e histórias ao público. Para conferir o material completo, clique aqui. 

A paleta de cores da moda 

Com um esquema de navegação diferente das demais, essa categoria permite que o(a) usuário(a) conheça roupas, sapatos, acessórios e tecidos a partir da paleta de cores disponível no topo da página. É uma sessão interessante para conhecer mais sobre o conceito de colorimetria e a importância desse estudo no mundo da moda. Para conferir o material completo, clique aqui.

11 locais elegantes para explorar em casa 

Nessa página, é possível desvendar, por meio do Google Maps, os principais lugares onde a moda ganhou vida ao longo dos séculos. O Palazzo Pitti, por exemplo, localizado em Florença, é o local de nascimento da moda italiana, em que os(as) designers exibiam suas exposições nas passarelas. Para conferir o material, clique aqui. 

Para acessar a plataforma completa da We Wear Culture, clique aqui. 

Google Arts & Culture 

O Google Arts & Culture é uma iniciativa sem fins lucrativos do Google, com o intuito de democratizar o acesso à arte e à cultura. Contando com a tecnologia e com a colaboração de diversas instituições culturais do planeta, a plataforma possibilita que os(as) usuários(as) acessem jogos, museus, teatros e até mesmo pontos turísticos de todo o mundo. Para mais informações sobre esse projeto, clique aqui. 

Viu só como a moda tem muito a dizer sobre a sociedade? Então compartilhe nosso artigo com os(as) amigos(as) para que eles(as) também entendam a importância dela! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Aproveite as exposições e até o próximo texto! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo