Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Google Art Project: faça uma viagem virtual por museus e galerias

Google Art Project: faça uma viagem virtual por museus e galerias

Olá, leitor!

Você sabe o que é Google Art Project?

Se já tem alguma ideia do que se trata já sabe o quão proveitoso pode ser essa tecnologia. Com ela é possível conhecer: museus, galerias de arte, exposições, feiras e mostras e outras coisas mais.

É comum encontrar apreciadores de artes que não suportam museus. Ou até mesmo, estudiosos que gostam de viver e reviver o que uma obra de arte pode lhe ensinar, mas não tem condições de revisitar com tanta frequência os pontos de arte e museologia.

Hoje vamos falar um pouco do uso dessa tecnologia: Google Art Project, e como utilizá-la ao seu favor. Você conhecerá a tecnologia que trará conhecimento, mesmo que você não esteja presente nas áreas de captação desse conhecimento. Acompanhe!

O que é Google Art Project?

google_art

Explorar coleções históricas em museus importantes ou mergulhar nas galerias mais criativas do mundo está cada dia mais fácil. Isso porque o Google, com mais um de seus projetos inovadores, incluiu museus, galerias e artes de rua do mundo todo em um só lugar.

O Art Project é a ação colaborativa entre mais de 250 instituições do mundo juntamente ao Google, responsáveis por obras de arte de mais de 6.000 artistas.

O projeto consiste em organizar as mais importantes obras de arte e outras inovações artísticas e trabalhá-las em imagens de alta resolução. As visitas podem ser feitas usando o interior do Street Views, oferecidas em 360 graus.

Alguns dos museus disponíveis para visita são:

Casa Branca em Washington D.C

A Casa Branca é objeto de curiosidade entre pessoas do mundo inteiro. Lá se encontra parte relevante da história dos Estados Unidos. Sendo a residência fixa do presidente daquela nação, se torna alvo de interesses ainda maiores, porém, multifacetados.

Aos pesquisadores de variadas áreas do conhecimento, mas também para curiosos, o Google Art Project caiu como uma luva. Agora é possível adentrar algumas das estâncias da Casa Branca, matar a curiosidade, conhecer um pouco mais da história por onde passa a política norte-americana e adquirir conhecimento.

Museu da Arte Islâmica do Catar

Situado em uma das capitais mais ricas, luxuosas e modernas do mundo. O Museu de Arte Islâmica do Catar, traz como proposta a exposição de peças que relatam a arquitetura antiga de Doha.  Nesse espaço são organizadas diversas peças islâmicas, entre elas: cerâmica, metais, joias, madeira e outros.

As peças são provenientes de 3 continentes diferentes e datam do séc. VII ao XIV.

Para se ter uma ideia da grandiosidade e importância deste museu, vamos a alguns dados:

  • Possui cerca de 35.000 m² de área;
  • Expressão artística de época que impressiona;

É bom lembrar que se quiser um dia, fazer uma visita presencial, é importante se atentar as suas vestimentas. Corre-se o risco de ser barrado na entrada do Museu de Arte Islâmica, aqueles que não respeitarem a cultura e hábitos daquela nação.

Arte de Rua de São Paulo no Brasil

Aquilo que sempre foi alvo de preconceito nas ruas de São Paulo, agora tem lugar reservado no Google Art Project. São projetos e peças artísticas das ruas paulistas.

Sabendo do grande potencial artístico que se espalha pelas ruas de São Paulo, onde os muros expressam as mensagens que vem da rua, o Google resolveu dar destaque a estas obras e expô-las para o mundo. A escrita do futuro, pelas ruas de são Paulo, agora pode ser vista também online.

Musée d’Orsay

Para aquelas pessoas se encantam com a cidade de Paris, mas acabam deixando de lado os museus, temos uma novidade. Você não perderá o passeio, pois as tecnologias já alcançaram esse tipo de anseio.

Agora você pode visitar o Musée d’Orsav sem gastos, sem filas e sem pressa.

Tesouro Nacional Japonês de Hideyori Kanõ

No tesouro Nacional Japonês, é onde estão, além de olhas tangíveis, também os bens intangíveis. Não entendeu nada, não é mesmo? Sabemos que a história do Japão envolve cuidado, disciplina como transformação espiritual. Até a escrita deles tem fundo simbólico. Por esse motivo é que os planos, métodos, educação, cultura e cidadania, são considerados também, como patrimônio no Japão.

Para fazermos uma analogia simples, é como o forró sendo patrimônio intangível do nordeste. A diferença é que no Japão eles levam muito a sério e tentam sistematizar como arquivos de conhecimento.

Um dos arquivos de conhecimento é, sem dúvidas, o Tesouro Nacional de Hideyori Kanõ, que agora usa como complemento de acesso à informação para o mundo, suas riquezas que vão muito além de patrimônio material.

Santiniketan Tripych

Mais um museu de história bastante particular é o Santiniketan Tripych, está localizado na Índia e assim como o museu de Doha, tem muitas peças belíssimas que representam muito bem a história do continente antigo.

Vale a pena apreciar e conhecer a história do museus. E só lembrando para quem não gosta de velharia, saiba que museus não são locais de velharias, mas sim de antiguidades. E essas antiguidades muito tem a ver com o futuro.

Como funciona esta tecnologia do Google?

Agindo como ponto de facilitação ao acesso a culturas e manifestações artísticas de diversos lugares do mundo, o Google Arte Project funciona como complemento, ou extensão do Street View. Então, a utilização é fácil.

Você só precisa inserir o endereço desejado, que seja de alguma instituição artística já coberta pelo Google Art Project.  Depois do endereço inserido, opte pelo Street View e vá seguindo até a entrada do local artístico. Depois, sinta-se a vontade, entre e explore todas as possibilidades que o ambiente lhe reserva.

O interno do Street View pode ser explorado em 360º, e ainda existe a possibilidade de ver de perto, detalhes que poderia ser desconsiderado em presença física a um museu, por exemplo.

O funcionamento dessa tecnologia: Google Art Project, é simples e além disso, útil. A utilidade dessa ferramenta vai muito além de uma simples visita, ele também serve para estudantes, apreciadores, curiosos e afins.

Agora você já sabe o quanto é fácil transitar pelo mundo artístico de um jeito fácil, rápido e flexível. Só precisa ter acesso à internet.

Benefícios da ferramenta Google Art Project

As vantagens mais importantes do Google Art Project são:

  •  Facilidade em acessar grandes obras de arte;
  • Fazer um giro de 360º em ambiente digital;
  • Não tem filas;
  • É gratuito;
  • Qualidade da resolução de imagens.

Como podemos notar, a velocidade em que se dá o desenvolvimento ao acesso de informações, está acelerado e devemos usa-las para avançar também em conhecimento. Aproveite para conhecer alguma das galerias ou pontos de artes agora mesmo, experimente!

Agora que você já sabe o que é, como funciona e os principais benefícios do Google Art Project, aproveite para explorar arte e antiguidade de uma forma rica e inovadora.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo