Você está aqui:Home » Olimpíadas Rio 2016 » Golfe nas olimpíadas: conheça as regras

Golfe nas olimpíadas: conheça as regras

Olá, leitores!

O golfe é um esporte bem incomum no Brasil, são poucas as pessoas que praticam esse esporte que, infelizmente, se caracterizou ao longo do tempo como um esporte de classe média alta, isso porque são necessários equipamentos caros, um grande espaço, entre outras fatores, mas se você conhece um pouco do esporte e tem curiosidade de ver como ele é jogado, temos uma notícia interessante para você: o golfe está nas olimpíadas.

Dessa forma, você que sempre gostou do esporte, mas nunca teve a oportunidade de acompanhar de perto, vai poder, mas antes você precisa saber as características do golfe e como ele é jogado nas olimpíadas.

O golfe foi criado pelos escoceses que praticavam o jogo por volta de 1400, pelo menos essa é a história mais aceita. Com pouco mais de 50 anos de existência o golfe foi proibido pelo parlamento escocês que o considerava um divertimento que afetava os interesses do país. O golfe é considerado um jogo de elite não só no Brasil, mas também em muito países. Quem pratica o esporte como profissão ou apenas diversão, são pessoas com poder financeiro maior e que tem condições de pagar clubes de golfe.

No golfe é necessário ter um campo de relva com percursos delimitados, o objetivo do jogo é sair do local determinado como início e embocar a bola no menor número de tacadas possíveis. O jogo é disputado em percurso de 18 buracos e quem dá o menor número de tacadas ao término é o vencedor.

O golfe nas olimpíadas

O golfe demorou um tempo para aparecer nas olimpíadas, ele estreou nas olimpíadas de Paris em 1900, mas permaneceu no programa Olímpico até St. Louis 1904, ou seja, durou apenas duas olimpíadas. E o seu retorno? Será só agora em 2016, 112 anos depois e, a cidade do Rio de Janeiro, será o palco do retorno desse esporte.

Uma curiosidade do esporte e que mostra que ele não foi esquecido durante esses 112 anos, ficou apenas de lado nas olimpíadas é o acontecimento em 1971. O esporte entrou para a história e é um dos dois esportes praticados fora da terra, na Lua. O astronauta americano Alan Shepherd saiu da Apollo 14 e deu uma tacada. Agora uma curiosidade dos jogos de St. Louis é que dos 80 golfistas que disputaram as medalhas 77 eram dos Estados Unidos, mas mesmo com uma grande probabilidade dos Estados Unidos levar a medalha, quem ganhou o ouro foi o canadense George Lyon.

Mesmo assim os norte-americanos têm os maiores nomes da história golfe, como:

  • Ben Hogan;
  • Jack Nicklaus;
  • Arnold Palmer;
  • Tiger Woods;
  • Tom Watson.

desenho-de-homem-jogando-golfe

Anote também o nome do irlandês Rory McIlroy, que antes de fazer 25 anos ele foi duas vezes número um do ranking mundial e vai chegar com status de favorito ao ouro Olímpico em 2016.

Conheça agora um pouco das regras do jogo para acompanhar o golfe olímpico01. Como já foi dito, o esporte tem 18 buracos. Durante o jogo, o campo de golfe é todo percorrido, mas ele dura quatro dias. A pontuação é feita da seguinte forma: o par é o número estimado de tacadas para que um golfista de elite acerte, ele é estimado de acordo com a distância entre os locais de saída e chegada.

  • Par 3 – de 120m a 230m;
  • Par 4 – de 231m a 400m;
  • Par 5 – pode passar dos 500m

O placar do golfista é o número de tacadas que ele deu para concluir o circuito, acima ou abaixo do par do campo. O vencedor é aquele que consegue completar o circuito com o menor número de tacadas. No geral esse é um esporte bem simples, mas exige muita técnica dos jogadores.

Para finalizar separamos alguns nomes que você vai escutar bastante durante o torneio e precisa ficar atento para entender o que eles estão querendo dizer. A nomenclatura:

Triple bogey quer dizer 3 tacadas acima do par;

Double bogey são 2 tacadas acima do par;

Bogey é apenas 1 tacada acima do par.

Também existem as tacadas abaixo como:

Birdie: 1 abaixo do par;

Eagle: 2 abaixo do par;

Albatroz (ou double eagle): 3 abaixo do par.

Pronto, agora você já está preparado para assistir os jogos de golfe e torcer pelos atletas. Aproveite e conheça outros esportes olímpicos como a canoagem e o boxe.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo