Você está aqui:Home » Dicas » Professores » G Suite for Education: Google libera ferramentas gratuitas para escolas

G Suite for Education: Google libera ferramentas gratuitas para escolas

Olá, leitor!

Você já ouviu falar do G Suite For Education? Esta promete ser uma das ferramentas mais inovadoras no setor de educação. Cada vez mais a tecnologia vem crescendo a favor de uma educação de qualidade.

Agora os alunos podem ter acesso a uma série de ferramentas gratuitas para auxiliar nos estudos e trabalhos escolares. Além disso, os educadores poderão até criar uma sala de aula virtual, pode acreditar.

A proposta do Google é quanto menos papel mais aprendizagem. Chega de pilhas de papéis e livros pesados. Agora os alunos podem estudar de uma maneira mais interativa, prática e divertida.

O G Suite for education traz um pacote de ferramentas educacionais para simplificar e descomplicar a vida do aluno e professor em sala de aula. Preparamos um guia completo sobre todas as funcionalidades do G Suite for Education que você precisa saber. Confira!

O que é o G Suite for Education?

O G Suite for Education é uma solução que foi desenvolvida para com o objetivo de aperfeiçoar o ensino e envolver os alunos. Professores e alunos de escolas e universidades podem usar as ferramentas simultaneamente e os dados são salvos na nuvem.

A partir disso, os alunos e professores podem acessar os conteúdos de qualquer lugar e através de qualquer dispositivo.

As ferramentas trazem a segurança do Google, mantendo os arquivos blindados em um servidor próprio. Uma plataforma criada para facilitar a interação total de professor e aluno. Lá os alunos poderão tirar dúvidas diretamente com os professores online e conversarem entre si, tudo em tempo real.

Além disso, através da própria plataforma, o professor pode enviar aos alunos temas para trabalhos em grupo, questões de testes, criar, compartilhar e corrigir tarefas, enviar figuras para artes, exercícios, montar questões de cada matéria e muito mais.

Os estudantes podem estudar da maneira que puderem e onde quiserem. Simples, prático e de fácil usabilidade.

Vantagens do G Suite for Education

gsuite-education

A maior vantagem do G Suite for Education é que todas as ferramentas são totalmente gratuitas. O Google Suite é grátis para todas as escolas e universidades com suporte 24 horas, 7 dias por semana sem custo algum.

Outra grande vantagem é a colaboração simplificada. Todos podem acompanhar o mesmo conteúdo e podem compartilhar qualquer conteúdo que tenham interesse. Tudo armazenado de forma segura na nuvem.

E a outra vantagem é que a plataforma comporta as principais ferramentas que os alunos e professores precisam para ter uma educação de qualidade. Além disso, a plataforma é compatível com qualquer dispositivo até mesmo com celular.

Todos os aplicativos da plataforma são sincronizados com uma conta Google, sendo necessário apenas criar uma conta para poder usufruir de todos os benefícios do G Suite.

Quais são as principais ferramentas do G Suite for Education?

O G Suite for Education chama muita atenção pela quantidade de aplicativos reunidos em uma só plataforma. Através de uma conta, você poderá acessar os seguintes aplicativos:

1 – Google Classroom

Ferramenta essencial para o professor se reunir com os alunos, compartilhar tarefas e solucionar dúvidas. Logo falaremos mais sobre esta ferramenta.

2 – Gmail

É o e-mail da Google. Através dele o professor pode enviar para todos os alunos as notas das provas, notificação de eventos e newsletter da escola ou universidade. Além disso, a versão escola não tem anúncios.

3 – Google Docs

Outra ferramenta essencial que traz o Word online, Excel online e o PowerPoint online. Através destas ferramentas, os alunos poderão realizar trabalhos e exercícios facilmente. E tudo isso ficará salvo seguramente em pastas na nuvem.

4 – Google Drive

O Google Drive é um aplicativo de armazenamento e compartilhamento. Ele traz capacidade de 50GB para armazenar qualquer tipo de conteúdo, vídeo, áudio e documentos.

5 – Google Agenda

Agora o calendário é compartilhado com todos os alunos. O professor pode planejar reuniões, palestras e trabalhos em grupo. E tudo isso é sincronizado com a conta Google, os alunos receberão automaticamente as notificações da agenda.

6 – Websites

O G Suite também disponibiliza gratuitamente uma ferramenta para a criação de um website próprio para a turma ou até mesmo um projeto escolar. Não é necessário grande conhecimento em programação, já que a ferramenta é simples de mexer.

7 – Hangouts

O professor pode montar uma sala de aula virtual no Google Classroom e conversar cara a cara com os alunos através do app Hangouts. Existe a possibilidade de conversar por chat através de mensagens de texto ou então agendar uma reunião em grupo através de videoconferência.

8 – Google Vault

O Google Vault é como se fosse um cofre para guardar e preservar informações e arquivos mais importantes. Você pode organizar como quiser, gerenciar os arquivos, exportar e-mails importantes, contas e ainda gerar relatórios.

 

Conheça o Google Classroom

O Google classroom é uma das ferramentas mais importantes do G Suite para educação. Com apenas alguns cliques, o professor pode criar várias turmas para personalizar as aulas.

Ao adicionar o aluno em uma turma, automaticamente ele recebe um código para participar do grupo. Também existe a possibilidade de importar um grupo de alunos diretamente do Grupos do Google.

O professor poderá criar facilmente as tarefas e questões de testes, pode gerenciar todas as tarefas e ainda tem o controle de quem está fazendo ou quem já concluiu as tarefas. Um incentivo para que os alunos mantenham sempre as tarefas em dia.

Além disso, o professor tem opção de enviar e anexar qualquer tipo de arquivo de apoio nas tarefas, vídeos explicativos, imagens ou documentos para auxiliar a pesquisa do aluno.

O Google ainda oferece uma gama de materiais e conteúdo educacional para facilitar ainda mais a vida dos professores em elaborar provas e para ajudar os alunos a terem mais conhecimentos.

Como usar o G Suite for Education – passo a passo

Para que todos os usuários se sintam confiante e saibam utilizar todas as funcionalidades da plataforma, o Google disponibiliza também de maneira gratuita um treinamento completo para professores, gestores, alunos e administradores do setor de TI das escolas e Universidades.

E não é só isso. Após o usuário finalizar o treinamento, o Google oferece uma certificação para que o profissional se destaque ainda mais no mercado de trabalho. São duas opções de certificado: O certificado Educador Nível 1 e o Educador Nível 2.

Os educadores podem se especializar nas duas opções, sendo o Nível 1 de conteúdo básico e essencial. O Nível 2 contém técnicas mais avançadas e profissionais.

Para iniciar o treinamento, basta clicar neste link. Lá você verá as opções de treinamento e os módulos de cada curso. Além disso, existem vídeos explicativos e a central de ajuda estará sempre à sua disposição.

O futuro já começou!

O G Suite for Education é uma solução completa para aumentar a produtividade das aulas. O futuro já chegou.

Essa iniciativa do Google chegou para trazer ferramentas essenciais para engajar cada vez mais os alunos em salas de aula. Se sua escola ainda não usa o G Suite, seja o primeiro a levar essa novidade para transformar o modo de aprender.

Através deste pacote totalmente gratuito do Google, os professores podem traçar metas, alcançar novos objetivos, ter um crescimento profissional, ter mais economia de tempo e melhorar a aprendizagem e o desempenho dos alunos.

Clique neste link e confira todas as funcionalidades, benefícios e mais informações sobre esta plataforma inovadora do Google. Gostou da novidade? Então não deixe de compartilhar para que mais educadores conheçam também.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo