Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Futura oferece 6 cursos on-line gratuitos sobre tecnologia na educação

Futura oferece 6 cursos on-line gratuitos sobre tecnologia na educação

Olá, leitor(a)! 

A pandemia de Covid-19 provocou diversas mudanças no mundo, fazendo com que todos(as) buscassem formas de se habituar ao novo cenário. Os(as) professores(as), por exemplo, recorreram à tecnologia, para oferecer aulas on-line para os(as) alunos(as) e, assim, impedir a paralisação na área da educação. 

Diante dessa realidade, muitos educadores(as) precisaram imaginar práticas pedagógicas que se adaptassem ao ensino a distância e ao universo digital. Sabendo quão desafiador esse processo pode ser, o canal Futura disponibiliza 6 cursos on-line gratuitos sobre como inserir a tecnologia na educação e quais os seus benefícios. 

Cursos disponíveis 

As formações têm como público-alvo educadores(as), abordando como a tecnologia pode ser aplicada produtivamente nas salas de aula. Além disso, os cursos foram elaborados e são ministrados por profissionais qualificados da área, garantindo um conteúdo aprofundado e fundamentado. Vejamos, abaixo, as 6 formações disponíveis: 

Futura oferece 6 cursos on-line gratuitos sobre tecnologia na educação

Fonte: Reprodução

1. Tecnologias e redes sociais: como compor iniciativas de ensino e aprendizagem?

Quando se trata do uso da tecnologia na educação, é preciso ficar atento(a) para evitar a violação de direitos autorais e licenças de uso. Por isso, existem os Recursos Educacionais Abertos (REA), materiais educativos de domínio público que permitem uso e redistribuição gratuitamente. 

Portanto, neste curso, são apresentados o conceito de Educação Aberta, os diferentes tipos de serviços e softwares gratuitos para uso na sala de aula e muito mais. O conteúdo foi elaborado por Carlos Mathias, doutor em matemática e desenvolvedor do DRUMMATH, um método de ensino de matemática para deficientes visuais. 

A formação possui carga horária de 6 horas e está dividida por módulos: 

  • Tecnologias e Redes Sociais: as iniciativas da Educação Aberta e a questão dos Direitos Autorais; 
  • Onde encontrar Recursos Educacionais, Serviços e Softwares Abertos para utilizar nas minhas aulas? 
  • Experiências em Mídias Sociais. 

Para acessar o curso, clique aqui. 

2. Cidadania Digital

Ainda que a tecnologia apresente diversas vantagens quando utilizada no processo de aprendizado, é preciso construir a ideia de Cidadania Digital, estimulando um uso seguro, consciente e saudável dos recursos digitais. 

Por isso, este curso explica como proteger dados pessoais, como exercer deveres sociais para garantir um ecossistema digital saudável e como estimular a criatividade e a comunicação a partir da linguagem e da cultura da internet. O conteúdo foi criado pela SaferNet Brasil, uma ONG voltada para a proteção dos Direitos Humanos no universo digital. 

A formação possui carga horária de 20 horas e está dividida por módulos: 

  • Princípios para uma Cidadania Digital; 
  • Estudantes na cultura digital; 
  • Educadores seguros no contexto digital; 
  • Cultura da Internet na sala de aula. 

Para acessar o curso, clique aqui. 

3. Geração Futura: O audiovisual na educação

O uso do audiovisual nas salas de aula pode ser muito produtivo para educadores(as) que desejam, por exemplo, criar o seu próprio conteúdo educativo do zero ou levar métodos envolventes e divertidos de aprendizagem para os(as) alunos(as). 

Nesse sentido, este curso aborda as noções básicas de audiovisual e explica conceitos sobre essa linguagem, com suas etapas de produção e os equipamentos necessários para a criação do produto. 

A formação está dividida por módulos: 

  • As linguagens do audiovisual; 
  • A gramática do audiovisual e seus elementos básicos; 
  • Conectando as práticas pedagógicas com a produção audiovisual; 
  • Antes de tudo, o roteiro; 
  • As imagens no audiovisual; 
  • O som no audiovisual; 
  • Set up básico para o audiovisual; 
  • O audiovisual como prática colaborativa. 

Para acessar o curso, clique aqui. 

4. Tecnologias Digitais na Educação Básica

Este curso tem como objetivo discutir a relação entre a tecnologia e a educação, indicando as metodologias que auxiliam no processo de aprendizado e no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. 

O conteúdo foi elaborado por Lilian Bacich, doutora em psicologia escolar; Elisângela Florentino, pedagoga com foco no uso de tecnologias na educação; e Leticia Calhau, educadora e mestra em inclusão na educação. 

A formação está dividida por módulos: 

  • Competências digitais na Educação Básica; 
  • Recursos digitais aplicados à prática pedagógica; 
  • Curadoria de recursos digitais e práticas pedagógicas; 
  • Experiências de ensino e aprendizagem mediadas pela tecnologia. 

Para acessar o curso, clique aqui. 

5. Como se adaptar às metodologias de ensino remoto?

Como dito anteriormente, o cenário pandêmico fez com que educadores(as) adotassem metodologias de ensino adaptadas para o modelo EaD. Diante do novo normal, foi necessário recorrer às plataformas digitais para que o processo educativo não fosse interrompido. 

Buscando oferecer auxílio para professores(as) nesse momento, este curso apresenta novos métodos de avaliação e de ensino remoto e discute a importância dos REA no ambiente on-line. O conteúdo foi desenvolvido pelo matemático Carlos Mathias, que também elaborou o curso Tecnologias e redes sociais. 

A formação possui carga horária de 6 horas e está dividida por módulos: 

  • Contextualização e Introdução; 
  • Metodologias e Avaliação na Educação a Distância ONLINE; 
  • Tecnologias e Redes Sociais: as iniciativas da Educação Aberta e a questão dos Direitos Autorais. 

Para acessar o curso, clique aqui. 

6. Ensino Híbrido: o que é, práticas e principais modelos

Ao contrário do que muitos(as) pensam, o modelo de ensino híbrido já existia antes da pandemia de Covid-19. Nesse sentido, este curso reflete sobre essa modalidade como uma alternativa disruptiva e inovadora ao modelo tradicional de aprendizado nas escolas. 

São apresentadas, por exemplo, as diferentes possibilidades pedagógicas disponíveis no ambiente escolar digital, o espaço para o desenvolvimento de competências socioemocionais no EAD e alguns exemplos de modelos de Ensino Híbrido. 

Também desenvolvida por Carlos Mathias, a formação possui carga horária de 8 horas e está dividida por módulos: 

  • Introdução; 
  • Ensino Híbrido: metodologias ativas e modelos; 
  • Estudos de Casos e Algumas Dicas para a utilização de Modelos do Ensino Híbrido. 

Para acessar o curso, clique aqui. 

Inscrição e certificado 

Para realizar a inscrição nos cursos, é necessário possuir uma conta no portal do Futura. Para isso, acesse a formação na qual deseja se inscrever e clique em “Iniciar o curso”. Na página seguinte, realize seu login ou seu cadastro, preenchendo os campos solicitados. Cumprindo esses passos, você já pode acessar o conteúdo e iniciar os estudos. Após completar todo o curso, o certificado de conclusão ficará disponível para download. 

Futura 

O Futura é um canal de televisão educativo, fundada no Rio de Janeiro em 1997, e é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho. Contando com o apoio de diversas instituições públicas e privadas, o Futura tem como objetivo disseminar a cultura e a educação para toda a população brasileira, principalmente para aqueles(as) de classes sociais mais baixas. 

É possível acompanhar o canal por meio de pacotes de TV por assinatura, TV aberta e TVs universitárias. O Futura também está no mundo digital, em plataformas como Globoplay e Canais Globo. Para mais informações sobre o canal e suas atividades, clique aqui. 

E aí, já sabe por qual curso vai começar? Compartilhe nosso artigo com os(as) amigos(as) para que eles(as) também saibam as vantagens da tecnologia no meio educativo! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Bons estudos e até o próximo texto! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo