Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Artes e Entretenimento » Fundação Bradesco oferece curso gratuito de fotografia

Fundação Bradesco oferece curso gratuito de fotografia

A Fundação Bradesco, instituição que sempre disponibiliza cursos gratuitos pela internet para a população, mais uma vez coloca à disposição da sociedade um curso de fotografia de qualidade e totalmente gratuito. Confira mais informações a seguir!

Olá, leitor!

Não é de hoje que a Fundação Bradesco conta com um grande número de cursos gratuitos aberto a quem tiver interesse. O catálogo inclui, desde um curso rápido de introdução ao Pacote Office, com 2 horas de duração; até um curso completo de programação na linguagem C#, que leva 127 horas para ser concluído. Lembrando que todos os cursos são gratuitos e, em sua quase totalidade, à distância, além de sempre enriquecerem qualquer currículo.

Dentre os cursos oferecidos podemos destacar o de Introdução à Fotografia Digital, com duração de 27 horas. Um aluno médio leva cerca de uma semana para concluir, sem grandes dificuldades. O curso está no catálogo da Escola desde 2011, porém vem sendo constantemente modificado e aperfeiçoado. A última modificação, até o fechamento deste texto, consta de julho de 2017. A partir disso, podemos constatar a atenção dispensada pelos responsáveis pelo curso para com os alunos.

O que preciso para fazer o curso gratuito de fotografia da Fundação Bradesco?

curso_fotografia_bradesco

Antes de iniciar o curso, é necessário realizar um cadastro no site da Fundação Bradesco.

O cadastro não toma mais do que dez minutos do seu tempo, pois o termo de uso é de fácil entendimento e as informações pedidas ao aluno são as mesmas de que ele já faz uso diariamente, como documento de identidade, endereço e e-mail. Lembrando que o Bradesco é um banco com mais de 70 anos, logo suas informações estão seguras.

Após o cadastro, é enviado ao seu e-mail, o seu nome de usuário e uma senha, que pode ser alterada a qualquer momento. Toda vez que você a alterar, um aviso lhe será enviado.

Como é a estrutura do curso de fotografia da Fundação Bradesco?

Bom, primeiramente, é necessário desabilitar o bloqueador de pop-ups do seu navegador. Logo na página inicial da Fundação Bradesco, (curso indisponível – atualizado em 18/09/2019) você poderá acessar o catálogo de cursos. Lá você encontrará o curso de Introdução à Fotografia Digital, categoria Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

As 27 horas do curso são divididas em 4 módulos:

  • ­Apresentação;
  • Luz, Câmera, Assunto e Ação!;
  • Recursos e Vantagens;
  • Como Fotografar Melhor.

Para quem esse curso é indicado?

A indicação de idade mínima é de 14 anos, mas não é feita nenhuma restrição ou verificação de idade a qualquer aluno, ficando apenas em caráter de recomendação.

Também vale destacar que não é necessário ter feito nenhum curso anterior para realizar esse curso. Como dito, na própria descrição dos objetivos, aqui você encontrará os fundamentos e as técnicas mais usadas atualmente.

Vale lembrar que as vagas são ilimitadas e que você tem um período de 30 dias para concluir o curso, sendo essa a única exigência, mesmo que pequena, da plataforma.

Como é a metodologia desse curso de fotografia?

Logo no início do curso, já são apresentados os materiais. Além do curso em si, são recomendados vídeos e links para ampliar os conhecimentos do aluno sobre o tema.

Todo o aprendizado é bem dinâmico. Após uma breve introdução sobre as definições gerais do que é fotografia, a história da mesma, e a origem do termo, que vem do grego e significa “escrever com luz”, o aluno já é incentivado a explorar a própria câmera e a começar a tirar fotos.

O curso tem como um dos objetivos, desconstruir alguns mitos da fotografia, como a de que um maior preço da câmera e uma maior resolução são as únicas coisas que devem preocupar o aluno. É destacado que a técnica é muito mais determinante que qualquer fator. Também destaca as vantagens e desvantagens das câmeras digitais em relação às analógicas.

No segundo módulo, já são aprofundadas alguns assuntos mais específicos da fotografia, sobretudo da digital, focando especialmente na composição artística de uma fotografia usando, tanto recursos do ambiente, como as tecnologias inerentes das câmeras digitais e de técnicas de iluminação, bem como diferentes recursos relativos aos mais variados tipos de lentes.

Aliás, desde o início até o fim do curso, o elemento luz é ponto fundamental. O aluno é sempre aconselhado a usar a luz, seja ela natural, artificial, suave ou intensa, a seu favor, bem como as sombras decorrentes dela. Também são apresentadas as diversas formas de armazenamento e os diversos formatos nos quais as fotos podem ser salvas no computador do aluno.

Se, no módulo dois, são apresentados conceitos gerais, o módulo três tem por objetivo recursos muito específicos, como o uso adequado do flash e do zoom, softwares e técnicas para melhoramento digital da foto tirada e considerações a serem feitas na hora de comprar uma impressora ou mesmo imprimir as fotos já tratadas digitalmente.

No último módulo, o aluno é guiado para o início da sua transformação num artista digital. Técnicas como a composição fotográfica ideal, a preparação da foto e o uso da criatividade permeiam todo o aprendizado. As técnicas focam-se no princípio do “menos é mais”, ou seja, quanto mais simples a foto, melhor será passada a mensagem que o fotógrafo deseja transmitir. São apresentadas técnicas fundamentais, como a famosa Regra dos Terços e os diversos tipos de planos que podemos encontrar nas fotografias.

Dicas valiosas para se tornar um fotógrafo

Outros pontos, mostrado por todo o curso, mas, sobretudo no último módulo, são o equilíbrio, a perspectiva e o enquadramento da foto.

Também são apresentadas valiosas dicas para fotografar tanto paisagens, quanto retratos, aproveitando, ao máximo, as peculiaridades de cada um desses estilos. Outro estilo abordado são as fotos de crianças, onde a observação e a paciência, que são elementos fundamentais para qualquer fotografia, são exigidos ainda mais nesses casos. Esses mesmo recursos são exigidos na abordagem para fotos de animais.

Ao final, são dadas breves dicas para a captura de vídeos, recursos presente na maioria das câmeras digitais atualmente.

Após todas as lições passadas, a plataforma, ainda, oferece uma bibliografia completa, contendo todos os livros, PDFs e vídeos que foram utilizados ao longo do curso.

Alguns cursos da Escola Virtual da Fundação Bradesco permitem que você avance através dos módulos, apenas após fazer um teste entre eles. No caso do curso de Introdução à Fotografia Digital, é necessário apenas acompanhar as lições dos módulos, pois o teste é realizado apenas após a conclusão do quarto e último módulo.

Esse teste consiste num questionário de 10 perguntas com o tempo máximo de duração de 30 minutos, que é apresentado ao aluno na própria plataforma de aprendizado, assim que este conclui o quarto módulo. O aluno que se aplicou nos estudos não terá dificuldades em alcançar os 70% minimamente exigidos para a aprovação, dentro do tempo estabelecido.

Como faço para obter meu certificado de conclusão do curso de fotografia?

Além do questionário específico do curso, é solicitado ao aluno que preencha um questionário geral para avaliar o curso, para que sempre seja aperfeiçoado. Após a conclusão dos testes, o aluno deve clicar em “Encerrar Matrícula” e já será possível a este fazer o download ou, caso preferir, imprimir seu certificado de conclusão de curso.

Caso o aluno não consiga atingir a nota mínima necessária para obtenção do certificado, ele deve realizar o curso novamente, não sendo possível o reexame sem realizar essa etapa. Porém, é possível ao aluno, realizar o curso quantas vezes julgar necessário, sem restrições. Pode, ainda, mesmo obtendo o certificado de conclusão, realizá-lo novamente, caso sinta que é necessário para consolidar alguns conhecimentos.

Muito embora seja possível o acesso do aluno através de vários navegadores, a Fundação Bradesco recomenda o uso do navegador Internet Explorer, nas versões 9,10 ou 11, presentes na maioria dos computadores.

De maneira geral, o curso é muito bom para aqueles que querem começar no mundo da fotografia, extremamente acessível e fornece o básico para o aluno desempenhar, de forma satisfatória suas funções e cimenta a base para uma formação sempre continuada.

Até breve!

comentários (4)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo