Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » França recebe candidaturas para cursos de graduação e pós-graduação

França recebe candidaturas para cursos de graduação e pós-graduação

Olá, leitor!

Já pensou em estudar e se profissionalizar em um curso de graduação ou pós-graduação na França? É possível estudar e morar na França por meio de um programa especial criado pelo governo francês, o Campus France.

Cada vez mais, a especialização no exterior se valoriza e traz grandes oportunidades para quem quer se destacar no mercado de trabalho. A França é ícone de formação especializada e reconhecida mundialmente pela qualidade de ensino.

A Instituição está recebendo novas inscrições de interessados em cursar uma graduação ou pós-graduação. As candidaturas para 2018 e 2019 já estão abertas e nesse artigo você saberá tudo o que precisa para ingressar nessa nova caminhada de sucesso.

Confira a seguir, um guia completo sobre as oportunidades do Campus France que preparamos para você!

Por que estudar na França?

franca-recebe-candidaturas-para-cursos-de-graduacao-e-pos-graduacao_

A França é um dos países mais visitados e prestigiados de todo o mundo. Possui alta tecnologia, inovação e modernidade, no que diz respeito a metodologia de ensino. Além de usufruir de um ensino de ponta, o aluno ainda obterá uma grande experiência de vida.

Poderá aproveitar um novo estilo de vida, conhecer novas paisagens, gastronomia e interagir com a tradição e costume francês.

O Campus France oferece lugares privilegiados para quem ingressa no programa de estudos no país, como acesso aos centros culturais, por exemplo. Além disso, o Governo francês oferece aos alunos auxílios e descontos de moradia, transporte e alimentação, para que os alunos possam obter maior qualidade de vida no país.

O grande objetivo do programa é justamente dar oportunidade aos brasileiros e estrangeiros que residem no Brasil, de enriquecer o patrimônio cultural e colaborar com o desenvolvimento do país.

Alunos que já estudaram na França reconhecem o lugar como um dos mais hospitaleiros do mundo. A França já é reconhecida como o 3º maior destino de estudantes internacionais. Só para constar, mais de 12% dos alunos matriculados em programas de ensino superior são originados de países estrangeiros.

E um dos maiores motivos para estudar na França é ter experiência prática de uma das línguas mais faladas no mundo. O francês é falado em 32 países e já são mais de 200 milhões de falantes em todo o mundo.

A metodologia de ensino da França é reconhecida internacionalmente. Os diplomas adquiridos na França são válidos por toda a Europa e extremamente valorizado no mercado de trabalho mundial. Estudar na França, trará oportunidades ao aluno de complementar seus estudos com estágios, cargos técnicos e até mesmo cargos superiores.

Portanto, estudar da França é um privilégio que irá garantir a você um futuro sólido e cheio de oportunidades de crescimento, tanto pessoal quanto profissional.

Quem pode se candidatar?

Todos os brasileiros que querem uma oportunidade para estudar na França são bem-vindos. Alunos que já estão em algum tipo de programa de intercâmbio não poderão participar desse programa. Confira abaixo as oportunidades de cursos que o Campus France oferece:

  • PACES: 1º ano da área de saúde. O aluno poderá cursar odontologia, medicina, obstetrícia e farmácia.
  • Graduação: 1º ano de licence.
  • L2 graduação: 2º ano de licence.
  • L3 graduação: 3º ao de licence.
  • M1 pós-graduação Master: 1º ano de pós-graduação.
  • M2 pós-graduação Master: 2º e último ano de pós-graduação.
  • Graduação ou Pós-graduação em Arquitetura.
  • Diploma de nível tecnológico.

Os alunos interessados, poderão se candidatar mediante a uma taxa de candidatura. Essa taxa é referente ao uso da plataforma e à entrevista presencial realizada a cada aluno aceito.

Deve-se ter atenção aos documentos obrigatórios que são exigidos no ato de qualquer candidatura. São eles:

  • Teste de proficiência em francês;
  • RG e passaporte com fotos e dados pessoais;
  • Currículo Vitae elaborado inteiramente em francês;
  • Histórico escolar e certificado de conclusão (ambos com tradução juramentada);
  • Diploma de graduação e histórico de notas da Instituição reconhecida pelo MEC (para quem irá cursar o programa de pós-graduação).

Vale ressaltar que o aluno pode se candidatar em várias formações por meio de apenas um dossiê. Porém, o número de candidaturas não deverá exceder 7 opções.

Antes de realizar a inscrição para as candidaturas de seu interesse é bom ter em mente quais as Instituições pretendidas, assim como analisar quais cursos são oferecidos. Caso tenha dúvidas, acesse página como encontrar seu curso na França.

Como solicitar o visto estudante?

Para todos os interessados em estudar na França, deve-se ter em mente a importância do visto estudante. O visto estudante é obrigatório. No entanto, traz distinções categóricas, dependendo do curso escolhido e do período do curso.

Os tipos de visto mais comuns são de:

  • Estudante com longa ou curta permanência;
  • Concurso;
  • Estudante-estagiário com longa permanência;
  • Au pair com longa permanência;
  • Menor escolarizado e desacompanhado com longa permanência;
  • Visitante com longa ou curta permanência;
  • Científico com longa permanência.

Sendo assim, a partir do momento em que você já decidir o tipo de curso e período, vale a pena solicitar o quanto antes o visto estudante adequado para você. O visto não pode ser modificado após a solicitação, por isso deve haver muita atenção na escolha certa. Caso necessite de auxílio, basta acionar a equipe do Campus France.

Sobre a Instituição e o curso

O Campus France é uma ponte de acesso facilitado à França. É uma agência do Governo francês que visa garantir oportunidades de estudo e bolsas integrais aos brasileiros.

O Campus France está presente em mais de 110 países e só aqui no Brasil, conta com 4 filiais, sendo elas em: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte. Para ter acesso aos endereços e meio de contato, acesse essa página.

O Campus se encarrega totalmente de orientar os estudantes em quaisquer que sejam suas dúvidas como preenchimento de candidaturas, dúvidas sobre procedimentos, visto estudante, divulgação de notícias atualizadas, eventos, etc.

Por meio da Agência os interessados brasileiros podem se candidatar para MBAs, graduação, pós-graduação, intercâmbio, mestrado, especialização, estágio, au pair, doutorado, curso de francês, formação a distância e programas de curta duração.

Para ter acesso ao catálogo de formações, clique nesse link aqui.

 Como realizar a candidatura?

O primeiro passo para se candidatar no curso de sua preferência é criar o seu dossiê. Para criar o seu dossiê, basta clicar nesse link aqui.

Em seguida, basta selecionar a opção “sou candidato” e anexe os documentos solicitados, assim como os comprovantes solicitados de acordo com o tipo de curso escolhido.

Haverá ainda opções para inserir como anexo cartas de recomendações ou comprovantes de experiência. Essas são opcionais, caso queira anexar, não esqueça de inserir as respectivas traduções juramentadas.

Em seguida, basta selecionar os cursos de sua preferência, redija seus textos motivacionais em inglês ou francês, valide sua candidatura e logo depois é só efetuar o pagamento da taxa de candidatura, que poderá ser validada em até 2 dias úteis.

Assim que sua candidatura for avaliada pela equipe do Campus France, você será automaticamente contatado e orientado a realizar a entrevista. Para saber mais sobre como se candidatar, clique aqui. Não deixe de baixar também o guia de orientação, onde você encontrará mais informações relevantes.

O ano letivo dos estudos na França tem início em setembro/outubro com término em junho do ano seguinte. Portanto, tente se organizar dentro do tempo estipulado para que sua candidatura seja validada.

Em caso de outras dúvidas aqui não mencionadas, encaminhe um e-mail diretamente ao setor responsável de sua região:

Região Sul, Norte e Centro-Oeste: brasil@campusfrance.org

Região Nordeste: recife@campusfrancebrasil.com.br

Rio de Janeiro e Espírito Santo: riodejaneiro@campusfrancebrasil.com.br

Minas Gerais: belohorizonte@campusfrancebrasil.com.br

São Paulo: brasil@campusfrance.org

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo