Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Fotografia: dicas para boas fotos e curso online gratuito

Fotografia: dicas para boas fotos e curso online gratuito

Olá,

A fotografia tem o poder de capturar e, de certa maneira, estender, momentos ímpares do cotidiano; momentos esses que tem um valor que vai além da estética, mas que atravessam as histórias, emoções, intenções, sonhos, desejos, enfim, toda a composição humana expressada em uma imagem. Por isso, Henri Cartier-Bresson constrói a noção de instante decisivo, hoje, importantíssima na formação da sensibilidade de um fotógrafo.

O que é instante decisivo?

A fotografia consiste na captura de momentos que são plásticos, móveis e se modificam a todo o momento. Desde a iluminação até o piscar de olhos, todos os elementos fotográficos podem se modificar constantemente, criando novas relações e impressões entre si.

Mesmo que não sejam elementos vivos, apenas com o milimétrico inclinar de sua cabeça, o fotógrafo consegue um novo alinhamento, uma nova percepção do mesmo objeto, Dessa maneira, o olhar do fotógrafo consiste em capturar o instante em que todos esses elementos alinham-se em equilíbrio, e esse é chamado de “instante Decisivo”.

Qual a importância de Cartier-bresson?

Afinado nessa sensibilidade da captura do perfeito equilíbrio, o fotógrafo Cartier-Bresson foi o desenvolvedor da noção de instante decisivo e de técnicas que buscam alinhar a imagem perfeita. Seu ensaio sobre o tema foi publicado em 1952 e até hoje tem o poder de provocar os profissionais dessa belíssima arte.

Por outro lado, o fotógrafo rechaça qualquer tentativa de “geometrizar” ou “formulizar” uma foto através de técnicas e elementos pré-preparados, mas defende a percepção do instante decisivo de uma imagem pelo desenvolvimento da sensibilidade e intuição do olhar do fotógrafo, que encontrará o ângulo ou o momento perfeito do click, sem atrasar-se e perder o instante decisivo.

Dicas para tirar boas fotografias

Aposte nos ângulos: Muitas vezes o que define uma boa foto de uma má foto é o ângulo em que ela foi tirada. Isso porque a mudança de um ângulo pode mudar completamente a disposição das linhas da imagem e da iluminação, dando à fotografia novas cores e novos contornos. Por isso, se você perceber que a foto não está tão boa assim, que “falta um detalhe” desconhecido, experimente uma leve mudança de ângulo e explore todas as possibilidades de captação de imagens que você puder acessar ali.

Preocupe-se com a luz: Assim como a angulação, a iluminação de uma fotografia é essencial para uma boa captação da câmera e um bom alinhamento de luz e sombras. Dê muita importância à iluminação, não somente a sua intensidade, mas à disposição dos pontos de luz em relação ao seu objeto.

Cursos Gratuitos de Fotografia

Canon College: A Canon oferece cursos e palestras sobre fotografia em diversas cidades do Brasil. Além dessas atividades, a empresa também dispõe de um e-book totalmente gratuito sobre técnicas de fotografia que pode ser excelente para qualquer fotógrafo iniciante. Acesse o ebook gratuito aqui!

Iped: A IPED é uma instituição especializada em cursos online de todas as áreas de conhecimentos. Eles oferecem em seu portal um curso de fotografia totalmente online, gratuito e com certificado.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo