Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Fluente e influente: os idiomas mais requisitados no mercado de trabalho

Fluente e influente: os idiomas mais requisitados no mercado de trabalho

Olá, leitores!

Num mundo totalmente globalizado, falar um segundo idioma é requisito básico para qualquer pessoa que deseja se desenvolver e não é somente no mercado de trabalho. Vivemos cercados de estrangeiros e todos sempre nos deparamos com situações que nos solicitam o domínio de outro idioma, seja nas relações interpessoais, seja em textos e mídias. Dos diversos idiomas, o inglês é a língua internacional oficial e, por isso, a mais necessária para aprendermos.

Para além do mercado de trabalho, o inglês é hoje, por exemplo, o idioma da ciência, o que o torna fundamental para as pessoas que fazem graduação e absolutamente necessário em cursos de pós- graduação, além de ser o idioma básico de manuais e linguagens técnicas, como a da informática, por exemplo.

A relação mercado de trabalho com idiomas

pessoas-no-trabalho

Porém, é no mercado de trabalho que o domínio de idiomas é mais importante. Saber um idioma específico pode ser a chave para abrir portas totalmente novas e únicas, dar uma guinada na vida profissional e mudar completamente os rumos de sua carreira. E não falo apenas do inglês. A fluência no inglês hoje é um requisito básico para qualquer profissional que deseja crescer, e, por isso, para ser um diferencial, é preciso dominar um terceiro idioma.

Depois do inglês, os idiomas mais requisitados no mercado de trabalho são o espanhol e o francês, e, atualmente, dominar também o Japonês ou o Chinês (mandarim) tem sido o grande diferencial.

Os idiomas mais requisitados nas vagas profissionais no Brasil, segundo um levantamento da empresa de gerenciamento de carreira Catho são, em ordem decrescente: Inglês > Espanhol > Francês > Japonês > Alemão > Italiano > Chinês. Sendo os três primeiros os idiomas mais falados do mundo.

As vantagens de ser bilíngue

Ser bilíngue tem sido quase que uma exigência básica no Brasil. Dominar um segundo idioma, em especial, o inglês, abre portas a todos os falantes, como, por exemplo, para cursos online totalmente de graça que são oferecidos por universidades renomadas, como Harvard, Cambridge e MIT. Outra vantagem é a amplitude de acesso ao conhecimento e à pessoas. Quem é bilíngue tem a chance de contactar e negociar com um público muito maior, e se o segundo idioma for o inglês, essa vantagem cresce ainda mais, uma vez que é o idioma internacional oficial.

As vantagens de ser trilíngue

Como já mencionado, o domínio do inglês é requisito básico e todo o mundo, assim como também no Brasil. O fluente em inglês tem a possibilidade de explorar opções em qualquer lugar do mundo, e, por isso, no mercado de trabalho, o número de profissionais bilíngues é imenso e dominar um segundo idioma não se configura mais um diferencial para quem deseja expandir seus limites. Por isso, é necessário dominar um terceiro idioma.

O profissional trilíngue hoje tem acesso a lugares e pessoas muitos mais específicos, além de tornar o próprio currículo mais especializado. Se você deseja ser um diferencial em sua carreira, é preciso que seja trilíngue e muitas oportunidades de crescimento irão aparecer.

Por que estudar idiomas qualifica seu currículo?

Estudar idiomas é uma ação estratégica para quem deseja qualificar o próprio currículo. Alem de ser uma habilidade necessária em praticamente todas as áreas de atuação, dominar idiomas abre portas para novas possibilidades de especialização.

Diversas universidades em todo o mundo oferece cursos de especialização, e muitos deles são gratuitos e online. Por isso, dominar outros idiomas abre espaço para estudar em universidades renomadas sem sequer sair de casa. Além disso, quem domina novos idiomas tem a possibilidade de participar de congressos, seminários, palestras, fazer viagens, etc., que lhe darão experiência necessária e qualificação para montar um currículo cada vez mais forte e competitivo.

Concorda? Qual sua opinião?

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo