Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Fiquei de recuperação e agora? 11 dicas para as provas finais

Fiquei de recuperação e agora? 11 dicas para as provas finais

Olá, leitor!

O ano letivo está quase acabando e para muitos alunos que não absorveram muito bem os conteúdos no último semestre, este não é um momento de alegria, mas sim de muito estresse.

As notas baixas no boletim não negam, será preciso recuperação e refazer os exames finais.

Se este é o seu caso e você está de recuperação escolar, fique calmo! Preparamos várias dicas para te incentivar a passar por esse momento com mais tranqüilidade. Confira!

Veja 11 dicas para refletir sobre o momento de recuperação

“Fiquei de recuperação, e agora?”

Antes de compartilhar com você nossas dicas, entenda que a recuperação é uma oportunidade de novo aprendizado, apesar de ser uma fase difícil.

É uma oportunidade para compreender melhor temas de diferentes disciplinas e de recuperar o tempo perdido.

É o momento de refletir também sobre as causas que o levaram a ficar de recuperação, que podem ser muitas, desde a falta de disciplina e empenho nos estudos, falta de concentração e foco, dificuldades cognitivas para memorizar conteúdos já aprendidos, causas emocionais, etc.

Então reflita sobre as possíveis causas e procure ajuda se for preciso.

11 dicas para as provas finais

fiquei de recuperação e agora

Fonte: Shutterstock

1 – Crie um plano de estudo personalizado

Algumas escolas e instituições fornecem guias de estudo para os alunos em recuperação. Mas esse pode não ser o seu caso. Então crie seu próprio plano e cronograma de estudos.

Para isso considere como é o formato da prova final (por exemplo: múltipla escolha, dissertativa, redação, trabalho ou projeto etc.). O formato da prova final irá ajudá-lo a escolher o método mais eficaz para estudar.

Organize seus horários para estipular o tempo de estudo focado nas disciplinas que precisa recuperar por meio de um cronograma personalizado:

  • Horário de Aulas (é extremamente importante participar de aulas para descobrir informações adicionais e de aulas de revisão ou reforço);
  • Horário para dormir;
  • Intervalos para refeições e também pausas para descanso;
  • Verificar horários de outros compromissos sociais que poderão ser adiados ou cancelados temporariamente;
  • Horário de estudo focado, considerando os tipos de provas e alocando seu tempo de estudo de acordo com as matérias.

2 – Organize os materiais e seu local de estudo

Depois de criar seu cronograma de estudo, organize todos os materiais que você precisará preparar. Isso inclui:

  • Cadernos com anotações e exercícios feitos em classe;
  • Guias de estudo;
  • Testes e provas anteriores;
  • Textos para pesquisas;
  • Livros didáticos e livros textos.

Alguns estudantes preferem estudar na biblioteca da escola. Mas você pode organizar um espaço de estudos em casa. Seja qual for sua escolha, elimine as distrações ao desligar o celular e redes sociais (Facebook, Twitter, etc.).

3- Faça um simulado

Você pode fazer um simulado usando provas anteriores ou até mesmo criar questões sobre o exame.

Faça um teste e responda as questões encarando como uma prova real, depois disso você terá mais consciência do que precisa estudar mais e também da linguagem e formato da prova.

Dessa forma, você pode focar e ajustar seu cronograma de estudos.

4 – Converse com seu professor

Algumas escolas têm professores específicos para seus programas de recuperação (recuperação contínua e recuperação paralela), já outras escolas optam por designar o mesmo professor em um turno diferente.

Seja qual for o caso, recomenda-se que você converse com o professor e peça dicas para estudar e também tire suas dúvidas com ele.

5- Faça aulas de revisão e reforço particulares

As aulas de revisão oferecem as informações mais importantes e dicas para você enfrentar as provas de recuperação. Você irá revisar conceitos chave e ajustar seu cronograma de estudos.

Aproveite as aulas de reforço para fazer diagramas, fluxogramas, mapas mentais, lista de fórmulas e esquemas visuais que irão te auxiliar e muito na revisão e memorização dos conceitos.

Confira aqui 13 canais do YouTube que ajudam no reforço escolar, e aqui os melhores sites para encontrar professores particulares.

6 – Explique o conteúdo que revisou para alguém

Peça apoio de seus pais, irmãos e colegas para enfrentar essa fase de recuperação. Eles podem auxiliá-lo te ouvindo e fazendo perguntas.

Aproveite para conversar com seus pais e pedir apoio emocional, peça que deixem as broncas para depois e te ajudem a focar nesse momento para recuperar o tempo perdido.

Faça sessões de estudos e explique um conceito ou responda questões, dessa forma, você irá assimilar melhor o conteúdo, memorizar, e ter consciência sobre os pontos que precisam ser revisados ainda.

7- Faça sessões de estudo em grupo

Convide colegas de classe que também ficaram de recuperação, mas que estão comprometidos a estudar.

Leve seus cadernos, testes, questionários e listas de exercícios para contribuir com o grupo de estudo. Aproveite essa sessão de estudos em grupo para trocar informações, explicar conteúdos que já estudou, e discutir sobre suas dúvidas.

8 – Otimize seus estudos

Há várias técnicas de estudo que vão trazer muitos benefícios, você pode escolher a melhor de acordo com seu estilo de aprendizagem.

Compartilhamos aqui no Canal do Ensino um guia completo de técnicas de estudo que você não pode deixar de ler.

9- Turbine seu cérebro com esses alimentos

Além de manter uma dieta equilibrada, nutritiva e beber bastante água, alguns alimentos podem te ajudar e impulsionar sua capacidade intelectual.

Já compartilhamos aqui no Canal do Ensino os principais alimentos que estimulam a inteligência: amêndoa, castanha de caju, espinafre, peixe, suco de laranja, couve flor, aspargo, azeite de oliva, café, maçã e chocolate meio amargo!

Mesmo que você não goste de todos os alimentos nesta lista, comer uma ou duas porções diárias certamente ajudarão seu organismo.

10 – Faça pequenas pausas

Você pode pensar que para recuperar o tempo perdido não pode se dar ao luxo de parar nem um minuto para descansar. Porém, ficar sem pausas durante uma longa sessão de estudo pode impactar negativamente em seus esforços e comprometer seus resultados nas provas de recuperação.

Durante o horário que reservou para estudar determine sessões de estudo de 20 a 50 minutos, e faça pausas de 5 a 10 minutos, para maximizar sua memória, concentração e motivação.

11 – Reduza sua ansiedade

Ficar horas estudando e pensando nas provas de recuperação podem esgotar suas emoções. Para reduzir a ansiedade, recomenda-se que faça pequenas pausas quando se sentir frustrado, faça uma atividade física, ligue para conversar com algum amigo sobre um assunto diferente, assista um filme que te faça rir.

Em vez de ficar paralisado e reclamando da situação, aproveite o tempo para cuidar do seu corpo e recuperar sua energia mental.

Faça um exercício de reflexão relembrando momentos de superação pessoal, isso irá aumentar sua confiança, no sentido de que se você já superou antes, pode agora usar habilidades para superar essa fase ruim também.

Ao final você poderá se recompensar por todo esse esforço que valerá a pena.

Compartilhe estas dicas com seus colegas!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo