Você está aqui:Home » Dicas » Artigos » Fiocruz lança curso on-line gratuito sobre Boas Práticas Clínicas

Fiocruz lança curso on-line gratuito sobre Boas Práticas Clínicas

Olá, leitor! 

O Campus Virtual Fiocruz disponibiliza um curso on-line gratuito sobre Boas Práticas Clínicas (BPC)conteúdodesenvolvido em parceria com a Plataforma de Pesquisa Clínica do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, conta com uma carga horária de 40 horas e é destinado para profissionais da área que desejam atualizar seus conhecimentos. 

formaçãoministrada pela primeira vez na modalidade a distância, é focada nas questões éticas e legais referentes ao tema. Ainda, está dividida em 8 módulos, sendo o último composto pela avaliação final, que exige 70% de acerto para conceder a certificação. Confira abaixo o conteúdo programático: 

  • Módulo 1 – Introdução e Glossário; 
  • Módulo 2 – Histórico e Diretrizes Éticas Internacionais; 
  • Módulo 3 – Regulamentação Brasileira para Pesquisa Envolvendo Seres Humanos e Contexto Nacional do seu Surgimento e Evolução; 
  • Módulo 4 – Fluxo Ético-Regulatório da Pesquisa Clínica no Brasil; 
  • Módulo 5 – Pesquisador e Patrocinador: Papéis, Responsabilidades e Documentos Essenciais; 
  • Módulo 6 – Participantes de Pesquisa; 
  • Módulo 7 – Evento Adverso Grave; 
  • Módulo 8 – Avaliação Final.
Curso on-line gratuito Boas Práticas Clínicas Fiocruz

Fonte: Reprodução

Como se inscrever? 

Para participar, é necessário acessar a página do curso e clicar em “Inscrições”, no canto esquerdo do menu superior. Então, será preciso se cadastrar, fornecendo CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail e senha. Em seguida, basta preencher um formulário, informando também CEP e um telefone celular. Fique de olho! As inscrições vão até o dia 30/06/2021, mas o curso conta apenas com 5000 vagas. 

Sobre Boas Práticas Clínicas 

As diretrizes de Boas Práticas Clínicas (BPC) são um conjunto de princípios com o objetivo de garantir que pesquisas clínicas sigam as normas científicas e éticas. As orientações, definidas em 1996, na Conferência Internacional de Harmonização dos Requerimentos Técnicos para Registro de Produtos Farmacêuticos para Uso em Humanos, envolvem todos os procedimentos inerentes a um estudo clínico e devem ser observadas em todas as situações. 

Sobre a Fiocruz 

Fundação Oswaldo Cruz, conhecida como Fiocruz, foi instituída em 1900 e se tornou, ao longo dos anos, uma das mais respeitadas organizações científicas da América Latina. Com intenção de contribuir para a difusão do conhecimento, a fundação mantém o Campus Virtual, plataforma que oferece formações e recursos educacionais. 

O site conta com diversos tipos de cursos, incluindo pós-graduações, cursos livres, de aperfeiçoamento e atualização, disponibilizados pelas diversas unidades da instituição espalhadas pelo país. Ainda, traz conteúdos informativos sobre diversos temas, principalmente ligados ao âmbito da saúde, da educação e da tecnologia.  

O que está esperando? Não perca a oportunidade e se inscreva! 

Até a próxima! 

 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo