Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Ciências Biológicas » FIOCRUZ: curso online gratuito com certificado sobre propriedade intelectual aplicada à Ciência Aberta

FIOCRUZ: curso online gratuito com certificado sobre propriedade intelectual aplicada à Ciência Aberta

Olá, leitor(a)!

O Campus Virtual da FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz) oferece um curso gratuito com certificado sobre propriedade intelectual aplicada à Ciência Aberta. O conteúdo totaliza uma carga horária de 10 horas e é ministrado na modalidade EAD (Educação a Distância), ou seja, é totalmente on-line.

Ao todo, são 15 aulas que abordam temas como direitos autorais, propriedade intelectual, domínio público, patentes e abertura de dados. O curso é voltado para pesquisadores e estudantes, mas pode ser feito por todos os interessados no assunto. Os certificados de conclusão serão emitidos conforme o desempenho na avaliação on-line.

As aulas sobre propriedade intelectual aplicada à Ciência Aberta fazem parte da Formação Modular sobre Ciência Aberta oferecida pelo portal e compõem o primeiro curso da série Marcos Legais. O segundo conjunto de aulas envolve  direito de acesso à informação e proteção de dados pessoais no contexto da pesquisa científica.

Como participar?

Para se inscrever, clique no ícone “Inscrições”, no menu superior esquerdo da tela. Em seguida, será necessário se cadastrar na plataforma, informando nacionalidade, CPF, nome completo, e-mail, data de nascimento, informações de contato e de escolaridade. Fique atento, pois as inscrições do curso de propriedade intelectual aplicada à Ciência Aberta vão até dia 06/05/2020.

A FIOCRUZ

O Campus Virtual da FIOCRUZ é uma plataforma on-line que reúne informações e recursos educacionais, como cursos e vídeos. O objetivo do portal é facilitar o acesso ao conhecimento.

A Fundação Oswaldo Cruz teve origem em 1900, com a criação do Instituto Soroterápico Nacional, voltado para o desenvolvimento de vacinas. Nos anos seguintes, presidida pelo médico Oswaldo Cruz, a entidade colaborou para o controle de doenças como febre amarela e varíola no Rio de Janeiro.

Em 1974, a organização recebeu seu nome atual e, no fim da década de 1980, foi responsável pelo primeiro isolamento do vírus HIV-1 na América Latina. Atualmente, a Fundação Oswaldo Cruz conta com 16 unidades técnico-científicas, espalhadas pelo país e focadas em ensino e pesquisa na área da saúde.

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo