Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Fim do ensino médio: qual carreira seguir?

Fim do ensino médio: qual carreira seguir?

Olá, leitores!

Quando os adolescentes terminam o ensino médio, um verdadeiro turbilhão de dúvidas passa pela cabeça da grande maioria deles. Afinal de contas, é preciso levar em consideração que não é apenas um período escolar que está chegando ao fim, mas uma fase da vida deles, quando eles se despedem da infância e adolescência e entram na tão temida vida adulta.

E uma das decisões que os jovens precisam tomar é com relação a carreira que pretendem seguir. Existe uma ideia de que os jovens precisam terminar o ensino médio e ir direto para uma faculdade, mas nem todos possuem condições financeiras ou estruturais para esta passagem. É importante pensar que existem outros caminhos que podem ser seguidos e que todas as possibilidades devem ser pensadas.

Confira algumas dicas do que fazer quando terminar o ensino médio e como escolher a carreira.

Convença-se de que não existe uma resposta certa

O primeiro passo que os jovens devem dar é entender que não existe uma resposta certa para estas decisões e também não é possível criar uma fórmula mágica e infalível. Cada pessoa deve levar em consideração todo o seu histórico, sua formação e suas ambições para entender qual seria a carreira mais interessante para seguir.

Comece a coletar informações

Todos os jovens acabam tendo alguma ideia do que gostariam de fazer como profissão. É claro que a grande maioria não tem certeza, mas é comum sentir atração por determinadas áreas e atividades. Por isso, é fundamental começar a coletar as mais variadas informações sobre estas possíveis carreiras que podem ser seguidas. Hoje em dia, com a internet, é muito fácil de fazer isso e até mesmo nas redes sociais é possível encontrar diversas informações relevantes.

Livre-se das idealizações

sinais-de-interrogacao

Enquanto existem alguns jovens que não possuem ideia do que fazer em termos de profissão, outros acabam se apaixonando por determinados cursos, e nem sempre conseguem entender a realidade destes profissionais. É o caso, por exemplo, dos jovens que fazem jornalismo por simplesmente gostar de aparecer na televisão. Ao entrar na faculdade e descobrir que isso é apenas uma das centenas de funções que um profissional da área da comunicação pode assumir, este jovem idealista pode se sentir frustrado.

Converse com profissionais

Passando pela etapa anterior, a conversa com as pessoas que realmente trabalham na área ou nas áreas desejadas pode ajudar e muito na hora de decidir a carreira, mas é importante livrar-se dos idealismos primeiro, uma vez que os jovens que já colocaram na cabeça que desejam fazer determinado curso tendem a não dar muita credibilidade para os profissionais. Mas também é importante ter cuidado para conversar com diversas pessoas, de preferência de diversas empresas diferentes, para que o jovem não caia na armadilha de conversar apenas com as pessoas que podem estar insatisfeitas com o seu trabalho e a sua carreira como um todo.

Não tenha pressa

Essa história de sair do ensino médio e ter que se matricular no ano seguinte em uma faculdade está completamente ultrapassada. Se os jovens não possuem ainda certeza de algo, pode ser interessante tirar um “ano sabático” para pesquisar mais a fundo sobre as áreas de interesse e tomar uma decisão mais certeira. Mas é importante que este período realmente seja utilizado para as pesquisas, caso contrário será tempo perdido.

Já pensou em fazer um curso técnico?

Os cursos técnicos podem ser excelentes escolhas para os jovens que ainda não possuem condições de fazer uma faculdade, ou para aqueles que gostariam de ter uma vivência maior em uma determinada área profissional antes de partir para o ensino superior.

Boas escolhas.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo