Você está aqui:Home » Enem » Filmes para estudantes do Enem

Filmes para estudantes do Enem

Olá estudante!

Se você procura por alternativas que possam ajudar você a se preparar para o Enem, confira algumas dicas de filmes para complementar seus estudos e entenda como esse recurso pode ser útil.

Muitos alunos veem os estudos como algo maçante já que, normalmente, utilizam sempre o mesmo método: apenas leem os textos que são pedidos e fazem exercícios de assimilação, sem um direcionamento que ajude a tornar o que foi estudado como algo possível de ser relacionado com o cotidiano. Filmes podem tornar essa experiência possível e mais agradável facilitando a compreensão do conteúdo. No Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que costuma relacionar História com a atualidade, assistir a obras cinematográficas que abordem períodos históricos pode ser muito útil para a resolução das questões da prova.



Se você está se preparando para o Enem, veja a seguir alguns filmes que abordam os períodos históricos que aparecem com mais frequência na prova, complemente seus estudos e ainda analise as diferenças entre os hábitos do presente e de outras épocas:

História Geral

1. Revolução Industrial

  • Tempos Modernos, 1936

A Revolução Industrial é um dos temas mais recorrentes no Enem. O filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, é uma comédia que retrata características da Segunda Revolução Industrial, mostrando formas de trabalho e a sociedade da época.

2. Renascimento

  • Shakespeare Apaixonado, 1998

Aborda a produção artística e características da sociedade na época do Renascimento Cultural.

3. Revolução Francesa e Iluminismo

  • Amadeus, 1985

“Amadeus” retrata a vida do músico Amadeus Mozart, que viveu no século XVIII, quando surgiu o Iluminismo, e mostra diversos aspectos desse movimento cultural.

  • Casanova e a Revolução, 1986

Apesar de retratar uma situação fictícia, esse filme mostra diversos aspectos da Revolução Francesa, como os pensamentos e o comportamento da sociedade.

  • Maria Antonieta, 2005

O filme retrata características e costumes da vida da corte na época da Revolução Francesa.

4. Guerra Fria

  • Vampiros de Almas, 1956

Um filme de ficção que é uma metáfora da paranoia estadunidense em relação a URSS na época da Guerra Fria.

  • Cupido não tem Bandeira, 1961

Comédia que mostra, como uma sátira, a maneira como os Estados Unidos e a URSS viam um ao outro.

História do Brasil

1. Brasil Colônia

  • Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (no título do filme Brasil é com z mesmo), 1995

O filme aborda a permanência da corte portuguesa no Brasil. Como o filme é bastante satirizado, o estudante deve tomar cuidado no discernimento do que é real e o que não é para separar o que pode ser usado como complemento nos estudos.

2. República Velha

A obra retrata a saga real do responsável pelas únicas imagens existentes do famoso cangaceiro Lampião, responsável por revoltas no sertão nordestino. Essas imagens foram confiscadas pela ditadura do Estado Novo.

  • Abril Despedaçado, 2001

Dirigido por Walter Salles, o filme tem o sertão brasileiro no período da República Velha como plano de fundo e mostra o cotidiano da época.

3. Era Vargas

  • Olga, 2004

“Olga” tem como plano de fundo a época do Estado Novo, mostrando características da Era Vargas e como foi a Intentona Comunista.

4. Ditadura Militar

  • O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, 2006

Esse filme brasileiro mostra uma visão interessante sobre a Ditadura Militar. A história se passa em 1970, quando a seleção brasileira de futebol venceu a Copa do Mundo.

Aproveite esta dica!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo