Você está aqui:Home » Dicas » Documentários » Filme grátis sobre práticas educacionais inovadoras

Filme grátis sobre práticas educacionais inovadoras

Olá pessoal,

Por que não mudar os métodos de ensino? Por que não inovar em sala de aula? Geralmente, muito se discute, mas pouco se faz. Existem iniciativas Brasil afora que começam a mudar esse cenário com ousadia, resultante do contato entre escola e comunidade.

O documentário “Quando sinto que já sei” mostra 10 iniciativas alternativas ao sistema convencional de ensino e tem um objetivo claro: mostrar que é possível fazer diferente na educação.

A equipe do filme visitou projetos em sete cidades brasileiras, escolhidos especialmente pelo critério de serem distintos entre eles – o que, nesse caso, é um ponto em comum. Todos têm por princípio o respeito pela individualidade de cada aluno e pelo contexto social em que se inserem, por isso, acabam funcionando de forma única. Para Raul Perez, um dos diretores de “Quando sinto que já sei”, autonomia e afetividade são as principais semelhanças entre as escolas visitadas, e isso significa entender o aluno como indivíduo e não “como um produto na linha de produção em série, como ocorre nas instituições convencionais”.

Dois exemplos apresentados na produção: um aluno de 10 anos da Politeia, na capital paulista, que queria entender a Teoria da Relatividade. Numa escola tradicional, talvez isso fosse um problema, e o estudante tivesse que aguardar alguns anos e acabasse perdendo o interesse. Lá, os educadores de todas as áreas, da matemática à literatura, se reuniram para discutir como tratar seus conteúdos a partir da teoria de Einstein. Outra história interessante aconteceu no projeto Âncora, de Cotia (SP), coordenado pelo mesmo José Pacheco da Escola da Ponte, onde um estudante de nove anos era fascinado por mitologia grega, e os professores foram introduzindo novos conhecimentos a partir das histórias e personagens que lhe interessavam.

O documentário foi idealizado pelo empreendedor social Antonio Sagrado Lovato e custeado com ajuda de contribuições por meio do site de crowdfunding compartilhado de termos de inovação em educação Catarse. A realização é da Despertar Filmes.

“Quando sinto que já sei” é uma boa oportunidade para educadores transformarem suas escolas e inovarem seus métodos de ensino de forma a conquistar cada vez mais estudantes entusiasmados em aprender.

E se você é estudante, indique para sua escola.

Assista o documentário “Quando sinto que já sei”:

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo