Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » FGV oferece mais de 10 cursos on-line gratuitos sobre educação, direitos humanos e tecnologia

FGV oferece mais de 10 cursos on-line gratuitos sobre educação, direitos humanos e tecnologia

Olá, leitor(a)! 

A fronteira entre o real e o virtual está cada vez menos visível, fazendo com que o tempo gasto em ambientes digitais aumente significativamente. Com o desenvolvimento constante das tecnologias, esse cenário tende a se intensificar e a exigir de nós habilidades que permitam não só a adaptação a esses novos moldes, mas também a criação de estratégias para fazer isso do melhor jeito possível.  

Nesse sentido, é muito importante conhecer e refletir sobre nossos direitos, especialmente na internet. Para ajudar nesse processo, e buscando trazer cada vez mais conhecimento e autonomia, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece mais de 10 cursos on-line gratuitos sobre educação, direitos humanos e tecnologia 

Série de 16 cursos on-line gratuitos sobre direitos humanos digitais 

A seção das formações, denominada como Direitos Humanos Digitais, está disponível no portal da FGV e conta com o apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) — iniciativa que tem como propósito colocar em prática as ações idealizadas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).  

As aulas discutem os principais assuntos relacionados à educação e à tecnologia, a fim de introduzir os direitos e deveres dos(as) usuários(as) no ambiente virtual. Os cursos têm como público-alvo docentes da educação básica, mas podem ser realizados por qualquer pessoa interessada e a qualquer momento, respeitando o ritmo de estudo de cada cursista. Confira, abaixo, um pouco mais sobre eles:  

FGV oferece mais de 10 cursos on-line gratuitos sobre educação, direitos humanos e tecnologia

Fonte: Reprodução

1. Acesso à informação

Nesse curso, com duração de 5 horas, serão abordados temas como Lei de Acesso à Informação (LAI) e combate às fake news, com o intuito de garantir a produção e recepção de conteúdos digitais verídicos e de qualidade. A ideia é conscientizar sobre os direitos humanos digitais. O material está dividido em 5 módulos. Para se inscrever, clique aqui 

2. Cyberbullying

Com a aceleração dos processos digitais e os impactos dos acontecimentos do mundo virtual na vida real, discutir o cyberbullying se tornou extremamente relevante. Nesta formação, o(a) cursista vai conhecer conceitos que envolvem esse assunto, estatísticas e maneiras de lidar com ele. O conteúdo possui carga horária de 5 horas e está dividido em 4 módulos. Para se inscrever, clique aqui. 

3. Dados para o bem

Socialmente, somos educados(as) a tomar cuidado com estranhos e não passar informações sensíveis para qualquer pessoa ou instituição. Isso também deve acontecer na internet. Este curso tem como proposta ensinar os cuidados que devemos ter sobre nossos dados no mundo virtual e quais ferramentas podem nos ajudar com isso. O conteúdo tem duração de 5 horas e está dividido em 5 módulos. Para se inscrever, clique aqui. 

4. Democracia digital

Ainda que muitos(as) de nós tenhamos acesso à internet e que ela esteja cada vez mais inserida nas nossas rotinas, muitas pessoas não conhecem seus direitos e deveres nela. Esta formação pretende modificar esse contexto, apresentando conhecimentos e instrumentos que auxiliam na mobilização dos(as) usuários(as) no espaço digital. O conteúdo tem duração de 5 horas e está dividido em 5 módulos. Para se inscrever, clique aqui 

5. Exploração e abusos na internet

O Tio Ben, personagem do quadrinho Homem-Aranha (1969), proferiu uma frase que ficou muito famosa: “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. A internet é uma ótima representação dessa fala, afinal, trata-se de um espaço que possibilita maior acesso e autonomia, mas que também exige muita prudência. Este curso, dividido em 7 módulos e com 5 horas de duração, aborda temas como exploração e abusos no meio virtual, e ensina a proteger crianças e adolescentes nele. Para se inscrever, clique aqui. 

6. Imagem e direitos na web

Desde o surgimento de mídias visuais e audiovisuais, pessoas vêm tendo suas privacidades violadas em alguma medida. Com a internet, isso ganhou proporções inimagináveis, afetando a vida de vários(as) usuários(as). Acontece, entretanto, que temos direitos e deveres relacionados ao uso de imagens na web. Esta formação, dividida em 4 módulos e com 4 horas de duração, explora esse assunto e ensina aspectos jurídicos sobre ele. Para se inscrever, clique aqui. 

7. Inclusão social na internet

O meio digital é mesmo acessível para todos(as)? Como ele disponibiliza conteúdo para pessoas com deficiência visual, por exemplo? Este curso apresenta 7 módulos que discutem essas e outras questões, introduzindo conceitos sobre, por exemplo, exclusão social na internet e inclusão digital. O material possui 5 horas de duração. Para se inscrever, clique aqui. 

8. Intimidade na internet

Quando se trata de intimidade na internet, a violência contra mulheres chega a 70%, segundo dados coletados pela SaferNet em 2018. Isso significa que pessoas do gênero feminino costumam ter conteúdos íntimos expostos com maior frequência, seja por vingança (em fins de relacionamentos) ou exibicionismo de parceiros. Esta formação, dividida em 6 módulos e com 5 horas de duração, ensina maneiras de se precaver desse tipo de exposição e a quais direitos recorrer caso aconteça. Para se inscrever, clique aqui. 

9. Liberdade de expressão

O aforismo “para cada ação, há uma reação igual ou oposta” pode nos ensinar muito sobre a atenção que devemos ter quanto àquilo que expomos nas redes. Este curso explora não apenas o direito de se expressar na internet, mas quais os limites dele. Nesse sentido, traz conceitos e exemplos concretos acerca da liberdade de expressão e da censura. O conteúdo tem duração de 5 horas e está dividido em 5 módulos. Para se inscrever, clique aqui. 

10. Ofensas e ódio na internet

Complementando a formação anterior, nesta veremos como distinguir ofensas comuns de discursos de ódio, maneiras de evitar esses comportamentos e instrumentos legais contra esse tipo de prática. Entre os temas abordados, destacam-se preconceito e intolerância, e como auxiliar vítimas de posturas ou crimes desse gênero. O conteúdo tem duração de 5 horas e está dividido em 5 módulos. Para se inscrever, clique aqui. 

11. Proteção de dados

Esse curso traz a definição de dados, aborda suas categorias e finalidades e explica como protegê-los. O conteúdo tem como base a legislação brasileira e as configurações de dispositivos eletrônicos. O material, dividido em 4 módulos e com duração de 5 horas, dedica um tópico especial a adolescentes, tendo em vista a vulnerabilidade desse público na internet. Para se inscrever, clique aqui. 

12. Publicidade e consumo on-line

Será que você compra coisas porque precisa ou porque foi influenciado(a)? De que forma a publicidade tem impactado seu modo de ver o mundo, de produzir e adquirir bens materiais? Essas são algumas das questões discutidas neste curso, que explora diferentes abordagens sobre a publicidade on-line e explica como consumir de modo consciente. O conteúdo tem 5 horas de duração e está dividido em 6 módulos. Para se inscrever, clique aqui. 

13. Saúde física e mental na internet

Além do dano causado pelas violências relacionadas à exposição de materiais íntimos, o tempo gasto no espaço virtual também prejudica a saúde e o bem-estar das pessoas. Muitos estudos, por exemplo, apontam que permitir que crianças muito novas tenham acesso às telas impacta negativamente o desenvolvimento cognitivo delas. Esta formação discute esses assuntos, abordando temas como dependência tecnológica e uso inadequado da internet. O conteúdo tem 5 horas de duração e está dividido em 5 módulos. Para se inscrever, clique aqui. 

14. Segurança digital

Você sabe o que são malwares ou phishings? Ambos os termos estão ligados aos golpes dados na internet, principalmente por meio de táticas de engenharia social — ou seja, um conjunto de ações voltadas para manipular e enganar pessoas no ambiente digital. Esta formação ensina como se prevenir desse tipo de prática, explorando assuntos como criptografia e perigos virtuais. O conteúdo tem 5 horas de duração e está dividido em 4 módulos. Para se inscrever, clique aqui. 

15. Superexposição na internet

Quando falamos que algo “viralizou nas redes”, estamos dizendo que foi visto e compartilhado em grande escala. Para algumas pessoas, conquistar essa exposição pode ser bastante vantajoso, especialmente se elas desejam trabalhar com a internet. Entretanto, há muitos desafios relacionados a essa superexposição e esta formação trata justamente disso. O conteúdo tem 5 horas de duração e está dividido em 4 módulos. Para se inscrever, clique aqui. 

16. Termos de Uso e Políticas de Privacidade

Quantas vezes, ao se inscrever em um curso ou ter acesso a algum material na internet, você confirmou os termos de uso e as políticas de privacidade sem ler a descrição deles? Esta formação, com 5 horas de duração e 6 módulos, ensina não só a importância desses documentos para garantir direitos e deveres de usuários(as), mas os cuidados relacionados ao aceite deles no meio virtual, especialmente por parte de crianças e jovens. Para se inscrever, clique aqui. 

Inscrição e declaração de participação  

Para acessar as formações gratuitas da FGV Online, não é necessário realizar inscrição ou identificação. Basta entrar no link do curso de interesse, clicar no botão “Inscreva-se”, selecionar a opção “Fazer curso sem declaração de término” e iniciar. Caso o(a) estudante queira receber uma declaração de participação, entretanto, o cadastro na plataforma é obrigatório 

Se você já tem uma conta, faça o mesmo caminho indicado acima, mas, desta vez, escolha o item descrito como “Login” e preencha os espaços com e-mail e senha. Caso não possua cadastro, entre na opção “Identifique-se”, complete os dados solicitados e clique em “Continuar”. Ressaltamos que a emissão do documento só poderá ser realizada mediante nota mínima de 7 no teste final.   

FGV e suas ações gratuitas  

Criada em 1944, a Fundação Getúlio Vargas tinha como propósito inicial oferecer educação de excelência na área de administração. Com o desenvolvimento de seus negócios, a instituição ampliou os campos de atuação para os cursos de Ciências de Dados, Ciências Sociais, Direito, Economia, História, Relações Internacionais e Matemática Aplicada.   

Além disso, visando contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, a Fundação é responsável por diversos projetos e ações educativas acessíveis. A modalidade de Cursos Gratuitos, da plataforma FGV Online, é uma delas e oferece capacitações em vários setores — com mais de 16 milhões de pessoas inscritas.   

Agora ficou muito mais fácil garantir sua segurança na internet, não é mesmo? Compartilhe nosso artigo nas redes sociais para que mais pessoas conheçam seus direitos digitais! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Boa formação e até logo!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo