Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » FGV oferece curso on-line gratuito de introdução à cultura e identidade do surdo

FGV oferece curso on-line gratuito de introdução à cultura e identidade do surdo

Olá, leitor(a)! 

O FGV Online, site de educação à distância da Fundação Getulio Vargas (FGV), está disponibilizando o curso on-line e gratuito Introdução à cultura e identidade do Surdo. Visando ampliar o debate e o conhecimento acerca desses temas, o conteúdo pretende desmitificar, refletir e analisar muitas questões, principalmente no que diz respeito à língua de sinais.  

A formação é realizada a partir de videoaulas e materiais complementares, com carga horária de 5 horas e emissão de comprovante de participação. Ela é indicada especialmente para estudantes do ensino superior e profissionais que estudam sobre o assunto, mas qualquer pessoa interessada pode realizar a inscrição.  

Cultura surda e sua importância 

No filme O Som do Silêncio (2019), que aborda os desafios e as descobertas decorrentes da perda da audição de um músico, observamos que existe um rico e importante universo sobre a surdez que em vez de ser curado, precisa ser conhecido e respeitado 

Diferentemente do que se costuma imaginar, por exemplo, as línguas de sinais não são uma tradução de idiomas orais a partir de gestos (como parece acreditar, inicialmente, o protagonista do filme citado), mas um complexo sistema linguístico, como qualquer outra língua natural. 

Nesse sentido, conhecer a cultura surda  composta por diversos elementos, que abarcam língua, família, produção intelectual e artística, valores e afins – é fundamental para a inclusão de pessoas com comprometimento auditivo em todos os âmbitos da sociedade, desde a educação ao entretenimento de qualidade.  

De acordo com artigo da Agência Brasil, de 2019, o Brasil tem quase 11 milhões de pessoas com algum comprometimento auditivo, dentre as quais 2, 3 milhões possuem comprometimento severo. Isso faz com que o debate sobre a cultura surda, a imersão de toda sociedade a ela, e o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais sejam urgentes no compromisso por um país mais acessível e justo.  

FGV: curso online sobre a cultura e a identidade do surdo

Fonte: Reprodução

Sobre o curso  

Pensando nisso, a FGV estruturou um curso sobre a cultura e a identidade de pessoas surdas. Para garantir maior aproveitamento e autonomia, ele é autoinstrucional, ou seja, está voltado para que o(a) estudante siga seu próprio ritmo de aprendizagem e não precise de um(a) orientador(a) para ajudá-lo(a).  

O conteúdo foi organizado pelo especialista em Libras, também mestre em Saúde e Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense, Carlos Hilton Cruz Carvalho. Além de uma introdução, que apresenta os objetivos do curso com bibliografia e sugestões de filmes e sites de apoio, o material está dividido em 3 unidades, com videoaulas que possuem legenda em português. Vamos conferir: 

Unidade 1 – Desconstrução patológica da surdez 

O uso adequado das palavras que usamos é muito importante para a compreensão e interpretação de quem as lê ou escuta, bem como para a formação de opinião sobre aquilo que se está argumentando.  

Dessa maneira, esta unidade pretende discutir a conceituação de termos que possam excluir em vez de incluir, como normal e anormal, portador de deficiência, deficiente auditivo, surdo-mudo e afins. Além disso, vai introduzir o(a) estudante ao conceito de “diversidade funcional”, propondo-o como substituição à palavra “deficiência”.  

Unidade 2 – Cultura e identidade surdas 

Seguindo o raciocínio da unidade anterior, é interessante pensarmos no significado da palavra preconceito: uma ideia antecipada sobre algo, ou seja, que se forma a partir de um conhecimento superficial.  

Para garantir que isso mude no que diz respeito às pessoas que usam as línguas de sinais, e tratando-as como pertencentes a uma comunidade (com cultura e identidade próprias), esta unidade propõe uma discussão e aprofundamento maior sobre a atribuição do termo “deficiente”. Para isso, são apresentados os conceitos de cultura, identidade e identidade surda. 

Unidade 3 – Educação de surdos 

Nesta última unidade, vamos conhecer o processo histórico do acesso à educação para pessoas surdas desde a idade antiga até a contemporaneidade.  

Desse modo, serão apresentados os métodos educacionais utilizados em cada período, a criação de programas e leis voltadas para a inclusão educacional de pessoas surdas, as adaptações curriculares, entre outras questões.   

Inscrição e declaração de participação 

A emissão do comprovante de participação, além de requerer identificação no momento da inscrição, só é possível mediante o acerto de 70% das 10 questões feitas no final do curso. Para realizar a inscrição, basta entrar neste link e clicar em “Inscreva-se”. Existem três opções de acesso ao conteúdo: 

  • Login: para quem já possui conta no site e deseja emitir a declaração de participação. Nesse caso, basta preencher e-mail e senha, clicar em “Continuar” e concordar com os termos de uso.  
  • Identifique-se: para quem não possui conta e deseja emitir a declaração de participação. Nesse caso, é preciso realizar o cadastro, preenchendo todos os dados solicitados, clicar em “Continuar” e concordar com os termos de uso.   
  • Fazer curso sem declaração de término: para quem não deseja se identificar e nem emitir declaração de participação. Nesse caso, bastar clicar em “Iniciar curso” e concordar com os termos de uso. 

FGV e FGV Online 

A Fundação Getulio Vargas foi criada em dezembro de 1944 e tem como principal objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico no Brasil. Para que isso seja possível, a instituição expandiu sua atuação – antes voltada apenas para a capacitação de pessoas em administração pública e privada – para diversas áreas do saber, como Ciências Econômicas, Matemática Aplicada, História, entre outras.  

Referenciada como um dos melhores centros de conhecimento do mundo, a FGV ocupa o 1º lugar em excelência na América Latina, conforme 2020 Global Go To Think Tank Index Report. Para saber mais sobre os cursos e programas que ela oferece, acesse este link. 

Ainda, para fazer com que mais pessoas tenham acesso a um ensino de qualidade, a Fundação criou o FGV Online. O portal oferece formações educacionais à distância, e autoinstrucionais, ideais para quem precisa conciliar o aprendizado com outras rotinas do dia a dia. Para conhecer mais sobre a iniciativa, acesse aqui. 

Vamos fazer com que a cultura surda seja cada vez mais conhecida? Compartilhe este texto com os(as) amigos(as) e inicie o curso juntos(as)! 

No Canal do Ensino, leia também:  

Bons estudos e até breve!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo