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Ferramenta gratuita para organizar sua Startup

Olá!

Você que gosta de ferramentas úteis para auxiliar na sua empresa, veja mais esta dica que o Canal do Ensino traz.

É o “Plano de Negócio em Pirâmide”, indicado mais para empreendedores de primeira viagem (as start-ups) em busca de investidores, estudantes de empreendedorismo e dirigentes de empresas de pequeno porte que elaboram um plano de negócio pela primeira vez.

Para que serve

O “Plano de Negócio em Pirâmide” pode ter diversas utilidades: convencer pessoas a se envolverem com o negócio; organizar a execução das ações da empresa para atingir seus objetivos; funcionar como ferramenta de gestão de planejamento estratégico e ajudar o empreendedor a enxergar o negócio como algo sistêmico, onde todas as áreas estão integradas.

A ferramenta ajuda o empreendedor a formatar seu plano de negócio de acordo com um determinado objetivo. Uma das principais vantagens é poder organizar as informações de acordo com a necessidade do empreendedor.

Processo

Para que o instrumento funcione, o empreendedor precisa perceber que, no processo de planejamento, às vezes as perguntas formuladas são mais importantes do que as respostas. Pessoas inovadoras sabem criar perguntas visionárias para os seus negócios, antes que os concorrentes pensem a respeito.

Veja os exemplos:

– Em uma loja de brinquedos:

Pergunta fácil – como vender mais brinquedos?

Pergunta visionária – como oferecer as melhores soluções em entretenimento infantil?

– Em uma faculdade:

Pergunta fácil – como ter mais alunos?

Pergunta visionária – como formar profissionais e líderes que façam a diferença?

Percebeu como a resposta pode mudar tudo? É daí que o empresário vai chegar a um objetivo mais definido e formalizar seu plano de negócio.

Como funciona

Cada parte do plano é observada como um bloco triangular de uma pirâmide de cartas. Em cada parte, perguntas chave devem ser formuladas pelo empreendedor e posteriormente respondidas por meio de apresentações, análises e/ou planejamentos. O nível de detalhamento de cada parte dependerá do objetivo do plano de negócio.

Dicas

– Tente fazer perguntas mais visionárias, com um objetivo maior, ao invés da clássica: como vender mais?

– Coloque-se no lugar do público-alvo e do investidor. O que você esperaria da empresa se fosse eles?

– Saiba posicionar sua marca, seu produto. Exemplo: uma loja de chocolates não vende só chocolates, mas também presentes (feitos com chocolate).

– Tenha em mente que o cliente compra o benefício que o seu produto ou serviço trazem, não o produto ou serviço em si.

– Analise os resultados de sua empresa (consumidor, mercado, produto, etc), pois eles podem gerar novas oportunidades de negócio.

Com esse “Plano de Negócio em Pirâmide”, fica mais fácil organizar sua nova empresa.

Bom trabalho!

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