Você está aqui:Home » Dicas » Planilhas e Ferramentas » Ferramenta gratuita para fazer Análise SWOT de empresas

Ferramenta gratuita para fazer Análise SWOT de empresas

Olá!

Mais uma sugestão de ferramenta para empreendedores. Muito conhecida entre executivos de grandes empresas, a Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats – Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades, Ameaças), uma ferramenta clássica da área de Administração, ainda é pouco adotada por micro e pequenas empresas. Ela é muito útil, pois incentiva o empreendedor a analisar a empresa de uma forma simples, objetiva e propositiva.

A análise é recomendada para aprofundar o conhecimento a respeito do negócio e para análise contextual. O empreendedor deve identificar seus pontos fortes (Strengths) e fracos (Weaknesses), as oportunidades (Opportunities) e as ameaças (Threats) ao seu negócio. Em geral, as forças e fraquezas estão dentro da empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças costumam ter origem externa.

[O site não exibe mais o conteúdo. Confira o artigo planilha de análise SWOT para você baixar de graça!]

A Análise SWOT também funciona como um guia para definir um plano de ações para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.

Como usar

O uso da ferramenta Análise SWOT é razoavelmente simples. O mais difícil é avaliar o próprio negócio e identificar os reais pontos fortes e fracos da empresa, as oportunidades mais vantajosas e as ameaças mais importantes do ambiente competitivo em que o negócio está enquadrado. Tendo esta preocupação em mente, é só pegar a planilha e preencher.

Desse modo, você vai visualizar toda a situação em que sua empresa se encontra e achar soluções para os problemas, usar melhor os pontos fortes, combater as ameaças e aproveitar as oportunidades que aparecerem.

Aí fica mais fácil, não é empreendedor?

Até a próxima!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo