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Ferramenta grátis para fazer Planejamento de Marketing e Vendas

Olá leitores!

Sempre quando alguém abre uma empresa e se torna empreendedor, sabe que para o negócio dar certo, tem que haver muita perseverança e dedicação. Não dá para ir fazendo as coisas no momento, sem pesquisar e principalmente sem planejar. O planejamento é parte essencial para que a empresa funcione. Por isso, trazemos aqui uma dica de ferramenta que ajuda a fazer esse tal planejamento de marketing e vendas.

Boa parte dos empreendedores não investe o tempo devido em planejamento e não tem experiência em vendas. Assim, as ações são executadas na base da tentativa e erro, o que pode causar problemas, em especial com clientes insatisfeitos com um mau atendimento. Esta planilha, que recebeu o nome de Aidala, tem o objetivo de facilitar a elaboração de um planejamento de marketing e vendas, considerando as limitações de recursos, tempo e conhecimento de cada um.

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Marketing e vendas

Grandes empresas separam as duas coisas, mas o empreendedor pode não ter recursos e conhecimentos para seguir esta lógica. Assim, marketing e vendas tendem a ser tratados como partes do planejamento que têm o mesmo objetivo: aumentar as vendas com o mínimo de investimento em marketing.

O que é Aidala?

A sigla Aidala se refere às etapas que o empreendedor deve seguir para conquistar clientes fiéis: atenção, interesse, desejo, ação, lealdade e apóstolo (cliente que vai falar a outros clientes sobre seu produto; ele vai propagar a ideia). A cada etapa, cabe ao empreendedor tomar decisões a respeito de outro conceito consagrado do marketing: os 4 Ps (produto, praça, preço e promoções).

Inicialmente, o dono deve refletir sobre o posicionamento do seu negócio, perguntando-se qual o perfil de cliente desejado pela empresa e como o negócio deve ser percebido pelo público-alvo. Depois, será necessário decidir sobre ações relativas aos 4 Ps, dentro de cada etapa. Ao final do processo, ele terá uma visão mais clara sobre a estratégia de marketing e vendas que deve adotar.

Como usar

Utilize este formulário para organizar suas ideias e as dos seus colaboradores e desenvolver uma base crescente de clientes leais e apóstolos. Inicialmente, reflita sobre o posicionamento do seu negócio. Seu produto/serviço tende a ser mais relevante para um perfil de consumidor do que outro

E se não tiver dinheiro para esse planejamento?

Não encare a falta de recursos, comum a muitos empreendedores iniciantes, como uma limitação para um bom plano de marketing e vendas. A partir de decisões criativas e de baixo custo, é possível chamar a atenção, gerar interesse, criar desejo pelo seu produto (e não o da concorrência), facilitar a ação da compra, incentivar a lealdade e ter uma base crescente de clientes apóstolos.

Cuidado com a estratégia

Para uma empresa que está começando, ter muitos clientes nem sempre é uma boa ideia. Uma demanda excessiva pode gerar falta de produto, atendimento corrido (e insatisfatório), estresse e, pior, chamar a atenção de novos concorrentes. Vender para qualquer tipo de cliente também pode causar perda de foco e distanciamento do posicionamento pretendido. O ideal seria priorizar, se possível, aqueles que são formadores de opinião, ou seja, que influenciarão positivamente outros com o mesmo perfil de consumidor desejado pela empresa.

Mais uma dica de ferramenta disponibilizada pelo Movimento Empreenda, do site Pequenas Empresas Grandes Negócios, para ajudar empreendedores sem experiência. Aproveite.

Até a próxima!

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