Você está aqui:Home » Dicas » Planilhas e Ferramentas » Ferramenta grátis para definição de metas em PME

Ferramenta grátis para definição de metas em PME

Mais uma dica para empreendedores, principalmente para aqueles que ainda tem uma pequena empresa. A sugestão é de uma ferramenta grátis disponibilizada pelo Movimento Empreenda da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, que ajuda a orientar o empresário a definir metas para o próximo ano em seu negócio.

Se você se interessou, pode aproveitar esse fim de ano para usar a ferramenta “Definição de Metas para Pequenas e Médias Empresas” para planejar e definir os objetivos para 2015.

Para crescer, é importante assumir um compromisso com você mesmo (e com funcionários, fornecedores, parceiros). Muitos empresários ainda têm falta de vontade ou de disciplina para isso.

[O site não exibe mais o conteúdo. Confira o artigo sobre ferramentas para melhorar a gestão de pequenas e médias empresas!]

Estabelecer metas não significa implementar uma gestão estratégica com disciplina militar, mas requer firmeza para colher os resultados quando o ano acabar. Esta é uma ferramenta simplificada, baseada em conceitos consagrados. Conforme sua empresa crescer, será necessário adotar modelos de gestão estratégica mais complexos.

Definição de Metas para Pequenas e Médias Empresas

A ferramenta torna mais claros os conceitos de objetivo, indicador e meta, que são complementares, mas diferentes. Veja:

Objetivo: é o grande anseio(s) do empreendedor para sua empresa. Exemplo: aumentar as vendas, reduzir custos, ganhar participação de mercado.

Indicador: é a métrica sobre como o objetivo vai ser mensurado. É preciso ter uma métrica definida, que possa ser calculada de forma clara por todos os envolvidos. Exemplo: vendas brutas ou líquidas? Custos das mercadorias vendidas? Custos diretos? Participação no faturamento em unidades vendidas?

Meta: é o valor a ser atingido pelo indicador ao final de um período. Exemplo: aumento de 10% no próximo ano fiscal, redução de 15% sobre o mesmo mês do ano anterior, aumento de 7% no final do ano para assumir a liderança no mercado.

Quando essas três coisas estiverem claramente definidas (em termos simples para que todos os envolvidos entendam bem), vai ficar mais fácil usar a ferramenta e atingir o resultado desejado.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo