Você está aqui:Home » Dicas » Planilhas e Ferramentas » Ferramenta grátis para Análise de Oportunidade de Negócio

Ferramenta grátis para Análise de Oportunidade de Negócio

Olá pessoal!

Mais uma sugestão para empreendedores, principalmente os iniciantes no mundo dos negócios.

Sua cabeça está cheia de boas ideias e você não sabe ao certo como transformá-las em algo lucrativo? Pois a ferramenta “Análise 360° da Oportunidade de Negócio” pode ajudá-lo a perceber se sua ideia é viável ou não, identificando seu possível público, quanto ela poderia gerar de faturamento, como implementá-la e muito mais.

[O site não exibe mais o conteúdo. Confira mais artigos sobre Empreendedorismo!]

Para que serve

Disponibilizada pelo Movimento Empreenda, da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, esta análise é essencialmente para empreendedores de primeira viagem e serve para identificar e avaliar entre um pacote de ideias qual delas representa a melhor oportunidade. Ela é útil para guiar o empreendedor na reflexão sobre suas vontades e necessidades e relacioná-las a aspectos internos e externos do negócio. Afinal, de nada adianta ter uma boa ideia de negócio, mas não querer trabalhar exatamente com aquele mercado.

Como funciona

Não é difícil usar a ferramenta. O fundamental é analisar uma ideia de cada vez. O primeiro passo é avaliar a relação da ideia com o mercado (aspecto externo), para estimar sua viabilidade. O passo seguinte é pensar na ligação entre a ideia e seu perfil empreendedor (aspecto interno). A melhor delas será a que conseguir equilibrar melhor os dois passos.

Tudo isso, será colocado em uma planilha em forma de gráfico, de modo que você possa bater o olho e já ver se vale a pena essa oportunidade de negócio. A análise é bem visual e objetiva para facilitar a decisão.

Aspectos Externos

Toda boa oportunidade de negócio deve resolver um problema. Muitos empreendedores têm ideias, mas não se atentam sobre (ou não sabem) quais problemas resolveriam com elas. Nessa questão, vale refletir sobre a relevância do problema a ser resolvido. Em seguida, é preciso avaliar o alcance de sua ideia de negócio. Ela, do jeito que foi proposta, resolve um problema pontual, regional, nacional ou global?

Aspectos internos

Mesmo que você avalie bem os aspectos externos de sua ideia de negócio, ela pode não ser a melhor oportunidade para o seu perfil empreendedor. Tina Seelig, professora de empreendedorismo da Universidade Stanford, destaca que as melhores oportunidades de negócios para uma pessoa estão na intersecção de suas paixões pessoais com seus conhecimentos e com aquilo que o mercado quer pagar. Pense nisso.

Calculou os riscos? Se auto-avaliou? Vale a pena investir nesse negócio? Então vá a luta!

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo