Você está aqui:Home » Dicas » Intercâmbio » Feiras de intercâmbio: o que são e por que participar

Feiras de intercâmbio: o que são e por que participar

Olá, leitores do Canal do Ensino!

Sabe aquelas feiras de intercâmbio que acontecem de vez em quando? Você já se perguntou se vale a pena participar de um evento desses? Vale sim. Então veja aqui por que participar de feiras de intercâmbio.

É nesse tipo de evento que o estudante vai encontrar todo tipo de informação necessária para fazer a viagem dos sonhos. E o melhor: é tudo confiável, já que são as próprias instituições organizadoras dos intercâmbios que estão por lá.

Pra quem ainda não sabe como funciona, nas feiras de intercâmbio, você encontra estandes com profissionais qualificados que vão ajudar o estudante em todos os passos para conseguir estudar fora, vai dar dicas e ajudar a minimizar possíveis imprevistos.

Por que participar de feiras de intercâmbio

  • É na feira de intercâmbio que o interessado poderá conversar diretamente com representantes de escolas, agências e universidades. Sempre há a possibilidade de uma pesquisa na internet, mas as informações são tantas que fica difícil saber qual delas seguir. Na feira, você já vai direto ao assunto com a pessoa especializada.
  • Todo evento desse tipo oferece seminários e workshops, então o estudante que for lá deve aproveitar todas essas oportunidades para esclarecer dúvidas sobre o sistema de educação, processos seletivos, moradia, cotidiano e tudo mais. É ali também que o interessado conhece pessoas com os mesmos anseios e pode já trocar uma experiência. É com outros que passam pela mesma situação ou que já vivenciaram um intercâmbio, é que se consegue as melhores respostas.
  • E o melhor de tudo: é nas feiras de intercâmbio que as agências e instituições oferecem seus descontos especiais nos pacotes. O estudante deve andar bastante por lá, pesquisar. Sempre é possível achar pacotes acessíveis para todos.

Para participar de uma feira de intercâmbio, é preciso ficar atento à agenda de eventos na área. Tem evento que precisa de inscrição prévia e tem outros que é possível entrar direto.

Como organizar sua viagem de intercâmbio

Depois que você decide que vai mesmo fazer intercâmbio, ainda tem um monte de coisas para providenciar e correr atrás.

Essa decisão vai trazer muitas mudanças na vida, então é preciso muito planejamento. Tem a universidade, a documentação, hospedagem, bagagem, dinheiro pra guardar e pra trocar e muito mais.

Confira as dicas para organizar sua viagem de intercâmbio.

E esteja sempre atento aos sites de intercâmbio.

Convencido a participar de feiras de intercâmbio?

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo