Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Fazer Intercâmbio ou ter Experiência Profissional: Prós e Contras

Fazer Intercâmbio ou ter Experiência Profissional: Prós e Contras

Olá,

Qual vale mais a pena? Tem muito estudante se dedicando para aprender uma outra língua e fazer um intercâmbio, mas ainda existem aqueles que preferem se dedicar em ter mais experiência profissional. Se você está nesta fase da vida e não sabe o que é mais importante e pode te ajudar mais, não deixe de nos acompanhar.

Para tudo existem os prós e contras e por isso cada caso deve ser analisado com cuidado. Não é possível falar que fazer intercâmbio é mais importante ou que ter experiência profissional vai ser melhor. Vamos mostrar aqui os benefícios de cada um e você deve analisar e saber qual a melhor opção para você no momento.

Em alguns casos e até mesmo em algumas profissões o intercâmbio será algo bem mais vantajoso. Mas em outros casos não ter experiência profissional será um grande problema, veja cada um deles e seus prós e contras.

Fazer intercâmbio ou ter experiência profissional?

Vamos começar falando do intercâmbio, se você tem o sonho de embarcar em um país diferente e ficar imerso nessa cultura e língua, vai encontrar algumas vantagens. Para começar você vai conhecer pessoas de outros lugares do mundo, principalmente se você vai viajar sozinho. Listamos alguns benefícios, veja:

  • Torna uma pessoa mais comunicativa – Você vai precisar conversar com outras pessoas, por isso vai perder o medo de se comunicar, além disso vai praticar bastante a nova língua.
  • Vai ficar fluente – Quando ocorre a imersão a fluência vai aparecer automaticamente, essa é uma grande vantagem.
  • Aumentar a autoconfiança – Você será responsável por muitas tarefas, será mais organizado e vai precisar fazer atividades que não estava acostumado, como fazer compras de supermercado, arrumar a casa e outros.
  • Potencializa o currículo – Em muitos casos um profissional que já teve experiência de intercâmbio é bastante valorizado. Além de ter mais habilidades relativas ao curso, você vivência o idioma local e ganha um nível de fluência muito melhor.

Existem outras vantagens, mas também existem desvantagens e a principal delas é ficar afastado do mercado de trabalho. Em diversas áreas, ficar fora por um ano pode ser um problema, pois muita coisa muda e em uma velocidade muito grande. Esse é o maior desafio de quem vai para um intercâmbio e não trabalha na área de formação.

Mas e a experiência profissional? Ela também tem benefícios e você precisa saber quais são para fazer a escolha certa. Vejamos:

  • Ela é exigida em muitos casos – Na maioria das empresas é exigida experiência profissional, por isso existem os estágios. Um estudante sem experiência profissional terá uma dificuldade muito grande em conseguir emprego, principalmente um bom emprego.
  • Agrega valor ao currículo – Um estudante que se preocupa em fazer vários estágios e ter bastante experiência terá um currículo muito mais interessante. Com isso a chance de conseguir emprego rapidamente é muito maior.
  • Tem competência para atuar em diversas áreas – Se você decidiu dedicar e ter experiência profissional vai ter mais competência na hora de atuar em outras áreas. Você já vai saber como uma empresa funciona, sabe as regras e como se portar. Além disso, pode já ter participado de um projeto interessante.
  • Desenvolve várias habilidades – O profissional terá mais aptidão para solucionar questões, vai saber tomar decisões, e ganhará um espírito de liderança. Também vai desenvolver flexibilidade e agilidade para se adaptar, pode usar da criatividade e inovar e também terá uma boa capacidade de trabalhar e conviver em equipe.

O contra de optar pela experiência profissional é não ter a prática de uma língua, muitas vezes você não vai ter uma influência tão boa. Isso pode prejudicar em alguns casos.

Então qual delas você deve escolher?

É importante colocar na balança e descobrir qual é a melhor opção. Se está complicado encontrar emprego na sua área, opte em fazer um intercâmbio, se a oportunidade de emprego apareceu e é muito boa, agarre. O ideal é fazer intercâmbio e ter experiência profissional, mas se fazer os dois não é possível para você, escolha a que vai oferecer mais vantagens neste momento.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo