Você está aqui:Home » Enem » Fatos históricos que, geralmente, caem no Enem

Fatos históricos que, geralmente, caem no Enem

Olá, leitores!

Se vai começar a estudar para o Enem é importante saber o que cada matéria cobra, as questões da prova mudam muito, principalmente o grau de dificuldade, mas o que não muda é o conteúdo cobrado. Em matemática, por exemplo, sempre tem uma questão de probabilidade, com história não é diferente, tem sempre alguns fatos históricos que são cobrados.

Você precisa ter todos esses fatos na “ponta da língua” para não dar bobeira e errar por motivos de não ter estudado ou feito uma revisão na matéria. Estudar não é fácil, pode ter certeza disso, principalmente se você está estudando por conta própria. Sempre vai rolar aquela moleza no corpo depois do almoço, aquela preguiça na hora de acordar mais cedo e estudar e aquela vontade de sair com os amigos na sexta a tarde.

Você precisa fugir de todos esses empecilhos e ainda conseguir estudar tudo o que programou. A primeira coisa que deve fazer nesse caso é anotar tudo o que precisa estudar e depois criar um bom cronograma de estudo e cumprir todas as metas que definiu. Para te ajudar a estudar e cumprir suas metas use aplicativos também, são ótimas ferramentas tecnológicas.

O que cai no Enem em história

mulher-e-livro-aberto

Agora que você já sabe como fazer depois que anotar os fatos históricos que, geralmente, estão no Enem, já podem conhecer quais são esses fatos. A matéria cobrada de história não é muito grande, mesmo assim é importante começar a estudar bem antes para não correr o risco de deixar alguma coisa para trás.

Para começar você deve estar atento as notícias da atualidade, sempre cai uma questão ou outra envolvendo assuntos históricos atuais, por isso, se está pensando em prestar algum vestibular, assista ao telejornal. Saiba o que está acontecendo de mais importante no Brasil e no mundo, mas não deixe para começar a acompanhar as notícias próximo da prova, ela é elaborada muito antes, então, se decidiu estudar para o Enem, comece a ver jornal e saber das notícias atuais.

Se avaliarmos a prova do Enem desde sua criação é possível ver alguns temas recorrentes, fizemos uma lista com esses temas em ordem de prioridade, os temas mais constantes e importantes. Confira essa lista:

  • Brasil República;
  • Era Vargas;
  • Segunda Guerra Mundial;
  • Brasil Colônia;
  • Militarismo no Brasil;
  • Escravidão;
  • Idade Média;
  • Guerra Fria;
  • Revolução Industrial;
  • Liberalismo.

Esses temas citados aqui são sempre “figurinhas repetidas” nas questões do Enem, além disso é importante ficar atento, pois é muito comum relacionar esses acontecimentos com fatos atuais, então tenha muita atenção. Mas lembre-se que esses não são os únicos temas e sim os temas que caem com mais frequência, é importante estudar também outras coisas como Grécia e Roma, Reforma Religiosa, entre outros.

Entre os temas mais novos e atuais é comum aparecer questões relacionadas a instalação da Comissão da Verdade, que pode exigir que você saiba sobre acontecimentos como democratização e ditadura militar. Por isso, você não pode estudar apenas os livros de história, é necessário acompanhar as notícias, ler revistas, jornais e livros variados.

Siga a dica que indicamos, existem muitos fatos históricos e você precisa começar a estudar desde já. Se tiver alguma dúvida deixe seu comentário e se souber de um fato importante que pode cair no Enem não deixe de compartilhar conosco.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo