Você está aqui:Home » Livros Grátis » Diversos » FAPESP lança e-book gratuito sobre sua história e suas contribuições para a ciência

FAPESP lança e-book gratuito sobre sua história e suas contribuições para a ciência

Olá, leitor(a)! 

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançou, na última quinzena de julho de 2021, uma publicação comemorativa dedicada ao aniversário da entidade. O e-book gratuito Fapesp 60 anos: ciência, cultura e desenvolvimento terá 10 fascículos disponibilizados mensalmente. No artigo de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre o material e a história da Fapesp. Confira!

A Fapesp 

Fundada em 23 de maio de 1962, a Fapesp possui uma vasta contribuição para a produção de conhecimento científico e tecnológico no Brasil. Foi a primeira agência focada no fomento de pesquisas e já financiou cerca de 300 mil projetos em âmbito nacional e internacional.  

A Fundação também teve um papel importante no sequenciamento do genoma viral do novo coronavírus, uma vez que apoia Centro Conjunto Brasil – Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiológica de Arbovírus (CADDE), responsável pelo estudo de epidemias como as de dengue e de febre zika 

A agência tem por objetivo apoiar e financiar pesquisas de outras instituições do estado de São Paulo, como faculdades, por exemplo. Segundo o e-book, são cerca de 74 mil pesquisadores em instituições acadêmicas, governos e empresas que constituem a comunidade da Fapesp 

E-book Fapesp 60 anos: ciência, cultura e desenvolvimento 

FAPESP: e-book gratuito sobre suas contribuições para a ciência

Fonte: Reprodução

O conteúdo do e-book segue uma linha jornalística, com uma linguagem acessível ao público, com imagens e gráficos, a fim de aproximar os leitores da comunidade científica. As publicações devem ir até meados de abril de 2022, ano no qual os fascículos serão organizados para impressão. 

O primeiro volume, intitulado Seis décadas de realizações, traz 3 reportagens que buscam dar um panorama histórico das contribuições da entidade. Além disso, um site foi criado especialmente para abrigar esse material comemorativo. Por lá, além da publicação dos fascículos, os(as) leitores(as) também poderão acessar uma linha do tempo, com os principais acontecimentos da história da agência, e uma seção que busca explicar o papel da Fapesp na sociedade. 

Acesso ao material 

Se você quer acompanhar o primeiro e os demais fascículos do e-book gratuito sobre os 60 anos da Fapesp, basta seguir os passos abaixo: 

  • Acesse este link; 
  • Na página inicial, clique no título do primeiro fascículo; 
  • Na próxima tela, clique em “PDF”, no canto inferior direito; 
  • Aguarde o carregamento completo do material. 

Você gostou de conhecer o e-book gratuito sobre os 60 anos da Fapesp? Então, comente aqui embaixo suas impressões de leitura! 

No Canal do Ensino, você encontra: 

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo