Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Faculdade de Graça: Federal abre 750 vagas para cursos de graduação a distância gratuito

Faculdade de Graça: Federal abre 750 vagas para cursos de graduação a distância gratuito

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) oferta 750 vagas na modalidade de Ensino a Distância (EaD) para o segundo semestre de 2020. As vagas são distribuídas em polos localizados em 16 municípios mineiros para os cursos de licenciatura em Geografia, Matemática e Pedagogia.As inscrições podem ser feitas de 13 de março a 13 de abril por formulário on-line. A seleção é feita exclusivamente pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos devem ter, no mínimo, 300 pontos na redação e em cada uma das provas e podem utilizar as notas do Enem de 2013 a 2019.

O edital prevê a participação de candidatos que vivem em um raio de 100km de distância dos polos e, dessa forma, os cursos ofertados beneficiam cerca de duzentos municípios, localizados nas regiões metropolitana, central, sul, sudoeste, norte, rio doce e triângulo mineiro.

As atividades presenciais, que são realizadas nos polos de apoio, são programadas no planejamento das disciplinas em curso. As aulas terão início assim que o Ministério da Educação (MEC) liberar os recursos financeiros necessários.

Os polos são: Alterosa, Araguari, Araxá, Bom Despacho, Campo Belo, Caratinga, Confins, Conselheiro Lafaiete, Coromandel, Ipatinga, João Monlevade, Lagamar, Lagoa Santa, Salinas, Santa Rita de Caldas e Três Marias.

Os cursos

GEOGRAFIA (LICENCIATURA) – O curso tem como objetivo habilitar profissionais com visão teórico-histórica, social, filosófica, política, cultural e econômica de forma crítica e reflexiva.

MATEMÁTICA (LICENCIATURA) – a graduação pretende preparar profissionais para exercer atividades de ensino junto às áreas que integram o currículo do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio, desenvolvendo reflexão quanto ao fazer pedagógico e suas implicações na realidade social.

PEDAGOGIA (LICENCIATURA) – O objetivo do curso é formar o pedagogo para atuar no ensino básico, tornando-o capaz de apropriar-se em competências e conhecimentos necessários à ação docente.

Cotas

As 750 vagas ofertadas neste edital são distribuídas igualmente entre os três cursos, sendo 50% delas reservadas, conforme a Lei nº. 12.711/2012, alterada pela Lei nº 13.409/2016. Trata-se de uma política de ação afirmativa, que tem como principal objetivo compensar aqueles que historicamente sofreram com a desigualdade de oportunidades.

É necessário que todos os candidatos a essas cotas tenham feito o ensino médio integralmente em escolas públicas.

A UFOP

A Universidade Federal de Ouro Preto foi criada em 21 de agosto de 1969, com a junção das centenárias e tradicionais Escola de Farmácia e Escola de Minas. Atualmente, conta com 49 cursos presenciais. Em 2000, por meio do antigo Núcleo de Educação Aberta e a Distância, hoje Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead), abrange 90 cidades em Minas Gerais, quatro no estado de São Paulo e oito na Bahia.

A Universidade possui três campi de ensino presencial nas cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Hoje, a UFOP conta com mais de 10 mil estudantes matriculados nos cursos presenciais e cerca de 500 nos cursos EaD.

Acesse o edital: www.ufop.br/ead

Fonte: Ufop

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo