Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Exposição virtual gratuita sobre o Castelo Rá-Tim-Bum

Exposição virtual gratuita sobre o Castelo Rá-Tim-Bum

Olá, leitor(a)! 

Já sabe o que vai fazer no fim de semana? A dica de hoje vai abrir as gavetas da nostalgia com a exposição virtual gratuita sobre o Castelo Rá-Tim-Bum oferecida pelo MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo). Em sua versão presencial, que ocorreu de 2014 a 2015, a mostra bateu o recorde de visitas da história do museu, atraindo mais de 410 mil pessoas! Confira abaixo detalhes sobre a exposição e a programação on-line do MIS! 

Castelo Rá-Tim-Bum 

Castelo Rá-Tim-Bum foi uma série televisiva infantojuvenil produzida pela TV Cultura entre 1994 e 1997.  A história abordava Nino, um garoto de 300 anos que vivia em um castelo com seu tio, o Dr. Victor, e com sua tia-avóMorgana, ambos feiticeiros. O menino não ia à escola e se sentia sozinho. Logo, fez um feitiço para levar 3 crianças ao Castelo. 

Nino, então, passou a recebê-las diariamente e a ter outros visitantes, como o entregador de pizza Bongô, a repórter Penélope, a personagem folclórica Caipora e o alienígena Etevaldo. Fazendo o vilão estava o Dr. Abobrinha, que queria derrubar o Castelo para construir um arranha-céu.

A exposição

Exposição virtual gratuita sobre o Castelo Rá-Tim-Bum

Fonte: Reprodução

Na mostra, o público pode conhecer diversos ambientes do Castelo Rá-Tim-Bum, incluindo o quarto do Nino, a biblioteca e o escritório do Dr. Vitor e o quarto da Morgana. Também é possível ver os bonecos da cobra Celeste, do monstro Mau e do Gato Pintado, além de figurinos, cenários e boa parte dos vídeos e áudios que compunham a mostra presencial. 

A programação MISemCasa 

Em 2020, ao completar 50 anos, o museu lançou o projeto #MISemCasa, que traz atividades gratuitas para o público. Além da exposição sobre o Castelo Rá-Tim-Bum, é possível conhecer o acervo da instituição e fazer um tour virtual por 5 mostras do museuMoventesColeção Guilherme GaenslyCinema Paulista nos anos 70A mulher na Revolução de 32 e Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970 

Como acessar 

Siga o passo a passo para visitar a exposição on-line: 

  1. Entre neste link;
  2. Clique no personagem no canto inferior esquerdo da tela e escute a mensagem; 
  3. Em seguida, clique na foto da porta para iniciar a visita; 
  4. Use o mouse ou os comandos que aparecem na página para movimentar a câmera e ampliar as imagens. 

Gostou da dica sobre a exposição virtual gratuita do Castelo Rá-Tim-Bum? Tem alguma outra sugestão de atividade cultural? Compartilhe nos comentários. 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Bom fim de semana e até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo