Você está aqui:Home » Dicas » Curiosidades » Existe água em Marte? Confira alguns estudos

Existe água em Marte? Confira alguns estudos

Olá, leitor!

Será que existe água em Marte? O que sabemos sobre esse planeta? Quais estudos científicos temos sobre o Planeta Vermelho? Saibam essas e outras curiosidades sobre Marte.

O universo é grandioso e enigmático, por isso, é comum que todos os mistérios sobre o espaço habitem o imaginário de muitas pessoas.

Até mesmo informações sobre a própria Via Láctea, onde se encontra a Terra, ainda são poucas. O que atiça mais a curiosidade humana e dos cientistas. E mostra que ainda existem muitos mistérios a serem descobertos.

Há muitas coisas a se descobrir, inclusive, sobre os planetas vizinhos. E de todos eles, um dos que mais atraem a curiosidade, é o planeta Marte.

Muitos estudos foram feitos sobre a possibilidade de existir água no planeta Marte. Isso porque o Planeta Vermelho é um dos mais próximos da Terra, além de ter condições parecidas com o nosso planeta, o que possibilitaria uma futura colonização espacial.

Vamos ver o que a comunidade científica tem a dizer sobre o assunto. Será mesmo que existe água em Marte? Ou será que tudo não passa de especulações? Confira.

A descoberta de água em Marte

Primeiramente, sim, existe água em Marte!

Os cientistas da NASA descobriram a existência de água potável no planeta Marte através da sonda espacial Curiosity.

Apesar de desconfiarem há tempos sobre a existência do líquido essencial para a vida em Marte, somente em 2015 veio de fato essa confirmação.

A desconfiança já existia desde que foram achados pedaços de rochas de argila, o que só poderia ser possível com a existência da água.

Contudo, não devemos nos precipitar e achar que existem rios, lagos, oásis ou lençóis freáticos cheios de água no Planeta Vermelho.

O quadro real é bem diferente disso, e é o que veremos no próximo bloco. Entretanto, vale a pena dizer que a existência de água em Marte abre outros pontos de discussão. No caso, a possível existência de algum tipo de vida, pois a água é um dos componentes essências para isso e uma possível futura colonização do planeta.

Que tipo de água existe em Marte?

solo-de-marte

A água que fora descoberta em Marte, após a revelação da NASA, é água limpa e boa para consumo. Contudo, essa água está no solo e o trabalho que daria para retirá-la seria um pouco mais complicado.

A água de Marte está dispersa entre as partículas do solo e não agrupadas em lençóis freáticos ou poços. Mesmo assim, a descoberta é animadora e muito interessante.

Os cientistas sempre souberam que existia água em abundância no Planeta Vermelho, mas é a primeira vez que surge a possibilidade de haver água potável.

Os estudos só serão concluídos quando a Curiosity retornar para casa, por enquanto, resta-nos esperar pela resolução de mais um desses mistérios do universo.

Até porque antigamente só sabíamos da existência de água em estado sólido (gelo), congelada devido às baixas temperaturas nos polos extremos do planeta. Além disso, os cientistas diziam que essa água contém sal. Mas mesmo a água de Marte salgada, ainda há possibilidade de existir vida.

Existe a possibilidade de colonizarmos Marte?

Já foram estudadas diversas propostas de projetos sobre uma futura colonização do Planeta Vermelho. Contudo, nada ainda saiu dos planejamentos para as vias de fato.

As propostas de criação de colônias de humanos em Marte ganhou grande destaque nos últimos anos devido as recentes e crescentes descobertas acerca do planeta.

Tais projetos são levados à sério pelos cientistas e são baseados em diversos estudos diferentes sobre o planeta, estudos que vão desde a coleta de água, captação de energia solar e cultivação de alimentos.

Marte é o planeta mais habitável do sistema solar, depois da Terra, é claro. Portanto, não se surpreendam se daqui a alguns anos se deparem com notícias sobre a primeira colônia humana a desbravar o Planeta Vermelho.

Curiosidades sobre Marte

Marte é um planeta peculiar, que apresenta diversos fatos interessantes. Separamos algumas dessas curiosidades para vocês, caso desejam fazer parte de uma futura colônia. Confira:

  • A distância entre a Terra e Marte muda de tempos em tempos, a variar pelo período do ano. Então, em algum momento, a distância entre os dois planetas oscila entre 300 a 56 milhões de quilômetros.
  • Por causa da cor forte avermelhada, o planeta recebeu o nome de Marte, Deus romano da guerra.
  • Marte também possui calotas polares, como nosso Polo Norte e Polo Sul.
  • Os dias em Marte são mais longos, eles possuem 24 horas 37 minutos e 23 segundos.
  • O planeta possui duas pequenas luas disformes, parecidas com batatas, a Fobos (medo em grego) e Deimos (terror em grego).
  • Trata-se do planeta mais parecido com a Terra em questão de solo.
  • Grandes tempestades de areia atingem o planeta Marte, mais forte até mesmo que um furacão de grande escala daqui da Terra.

Esperamos tê-los ajudado, até a próxima!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo