Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Exercícios de português para concursos públicos para você praticar de graça

Exercícios de português para concursos públicos para você praticar de graça

Olá, leitor!

Falou em concurso, falou em estudos! E uma matéria que todos, sem exceção, têm que estudar bastante para prestar os principais concursos públicos, é a língua portuguesa.

A rotina de estudos do concurseiro envolve mais do que estudar questões específicas do cargo que pretende concorrer.

Para ter sucesso é preciso criar um cronograma de estudos com todas as disciplinas exigidas no edital, pesquisar por bons livros para concursos e apostilas que vão auxiliar na organização.

Praticar e simular testes e provas com gabaritos é essencial para treinar o tempo de resposta e avaliar o desempenho durante a jornada de preparação.

Estudar português irá impactar no desempenho de todas as demais disciplinas, já que você precisará se concentrar para interpretar as questões mesmo que sejam de matemática ou raciocino lógico.

Além disso, estudar gramática e ortografia irá te ajudar a escrever uma boa redação dissertativa sem erros.

Se você quer melhorar seu desempenho nos simulados para concursos públicos invista em praticar com exercícios de português e também com muita leitura.

Por mais que não goste, para assimilar bem a matéria, é preciso fazer bastante exercícios, principalmente os que já caíram em exames anteriores do concurso público que vai prestar.

Selecionamos ótimos sites com apostilas e exercícios de português para você estudar de graça pela internet, baixar exercícios de gramática e muitos conteúdos para treinar, confira!

10 melhores sites com apostilas e exercícios de português

exercícios de português para concursos

Fonte: Reprodução

1 – Apostila da Rede de Cursos

Para facilitar seu cronograma de estudos você pode baixar a apostila gratuita com 1.000 exercícios de português para concursos públicos do site Rede de Cursos.

A apostila, que você pode baixar grátis, reúne perguntas de múltipla escolha dos seguintes temas:

  • Estrutura da Palavra – Processos de Formação de Palavras;
  • Classe das Palavras;
  • Classes de Palavras Substantivo;
  • Classes de Palavras Adjetivo;
  • Classes de Palavras Pronome;
  • Classes de Palavras Verbo;
  • Colocação dos Pronomes Oblíquos Átonos;
  • Regência, Crase, Emprego da Preposição;
  • Concordância: Nominal e Verbal;
  • Termos da Oração/Valor Semântico das Conjunções/Classificação das Orações;
  • Ortografia: Acentuação Gráfica, Emprego das Letras;
  • Pontuação;
  • Divisão Silábica;
  • Emprego de Vocabulário/Valor Semântico das Palavras;
  • Encontros Vocálicos e Consonantais;
  • Contagem de Fonemas;
  • Sintaxe;
  • Questões Gerais;
  • Questões de Provas Anteriores.

Para baixar gratuitamente, é só acessar o site Rede de Cursos e fazer um cadastro simples na Newsletter do blog.

2 – Apostila com 6.245 Exercícios de Língua Portuguesa para Concursos

Outro site que disponibiliza uma ótima apostila de exercícios de português para concursos com gabarito é o Gabarite.

O melhor é que você não necessita de nenhum cadastro no blog para baixar gratuitamente as questões de concursos comentadas e estudar de graça para gabaritar na prova de português!

A apostilha disponibilizada no Gabarite tem 6.265 exercícios de português com gabarito, o arquivo no Word tem 30 páginas com questões de gramática e perguntas de interpretação de texto, e as respostas estão separadas em outro arquivo.

Vale a pena também conferir e utilizar a apostila de português para concurso público em PDF completa com 239 páginas que eles disponibilizaram gratuitamente.

Além de fazer os exercícios de português e corrigir utilizando os gabaritos para verificar, é importante também acessar alguns materiais para revisar e tirar dúvidas.

3 – Apostila grátis de português online – OK Concursos

Um ótimo material é a apostila grátis de português online disponibilizada pelo site OK Concursos.

Você pode acessar pela internet os resumos dos conteúdos mais importantes de língua portuguesa para estudar, veja alguns dos tópicos da apostila: acentuação gráfica, aposto e vocativo, figuras de sintaxe, interpretação de textos, morfologia, uso dos verbos, orações subordinadas adjetivas, orações subordinadas adverbiais, pronomes relativos, semântica, reforma ortográfica, reforma ortográfica, sinais de pontuação, tipologia textual e  todas atualizações da reforma ortográfica.

4 – Apostilas de português para baixar grátis – Vestibular1

Muitos concurseiros também utilizam as apostilas de português para vestibular já que encontram facilmente na internet muitos exercícios comentados e provas para treinar com simulados resolvidos.

O site Vestibular1 organizou muitos materiais que são oferecidos gratuitamente e apostilas de português para baixar e não é necessário fazer nenhum cadastro para fazer o download das questões de língua portuguesa.

5 – Questões de Português com respostas – Concursos no Brasil

Se você procura questões de concurso de português com gabarito para fazer simulados de provas, treinar seu tempo de resposta e se certificar de que realmente está preparado para enfrentar a maratona de testes no dia do concurso, seria interessante conferir o site Concursos no Brasil.

No site há questões de concursos para treinar para exames de diversos órgãos públicos incluindo IBGE, INSS, Banco do Brasil e Caixa.

Como os materiais estão disponibilizados por matérias e conhecimentos específicos para diversos cargos, você irá encontrar facilmente muitas questões para treinar, tanto de nível fundamental, nível médio quanto de nível superior.

Os exercícios de português para simular e testar rapidamente seus conhecimentos estão disponíveis em duas categorias, nível fundamental e médio.

Ao acessar uma das categorias você pode responder 10 questões de português online gratuitamente e clicar no botão “corrigir simulado”.

Se você não der uma resposta o site irá te avisar e poderá terminar para ver, então, as respostas e sua porcentagem de acerto.

6 – Mais de 60 mil exercícios de português – Aprova Concursos

Estudar para concurso sozinho pela internet pode ser um pouco cansativo, principalmente se você fica muito tempo procurando por exercícios e provas de concursos com gabaritos para organizar seu cronograma de estudos.

Uma estratégia é procurar boas fontes dos conteúdos que o edital do órgão e cargo que pretende demanda, mas nem sempre é fácil reunir todos os materiais para estudar.

Selecionamos o site Aprova Concursos para você conhecer, nele você encontra questões de muitos concursos públicos e pode pesquisar e filtrar apenas os exercícios da disciplina que te interessem ou ainda pela banca, instituição, cargo e nível fundamental, médio ou superior.

Para responder as questões de português online é necessário apenas fazer um cadastrado com o mesmo login que utiliza na rede social.

Apenas na disciplina de língua portuguesa você encontra mais de 60 mil exercícios para responder online, há questões de concursos resolvidas, mais de 9 mil questões de português com vídeo explicativo, questões anuladas, questões comentadas e que podem ser filtradas pelo grau de dificuldade.

7 – Só Português – Exercícios resolvidos

Outro site que você encontra exercícios de português para estudar para concursos é o Só Português. O site é dedicado ao estudo da língua portuguesa e muito utilizado por vestibulandos e concursos para treinar com questões.

No menu superior você encontra a seção “Pratique” com 3 categorias para você fazer exercícios de português:

  • Exercícios resolvidos de português, principalmente de morfologia, sintaxe, fonologia e semântica;
  • Provas de vestibular das principais universidades do Brasil e a maioria delas com o gabarito;
  • Provas online. Nesta categoria você pode treinar com questões e simular um teste, basta escolher o número total de questões de 4 a 6 dos tópicos disponíveis: fonologia, morfologia, semântica, estilística ou sintaxe.

É um ótima forma para testar seus conhecimentos em língua portuguesa de graça e bem simples pela internet.

Depois que responder as questões da prova de português que o site criou a partir do banco de dados, você irá receber a notificação do seu desempenho final com o número de questões corretas, porcentagem de acertos e também ler os comentários das questões.

Além de praticar com exercícios você pode consultar o material de apoio sobre gramática, redação e reforma ortográfica.

8 – Simulados com exercícios de português – Confira Concursos

No site Confira Concursos você encontra questões para simular provas de concursos de órgãos e instituições públicas de todas as macrorregiões do Brasil.

Uma funcionalidade bem importante para o concurseiro é a possibilidade de criação de um simulado online gratuitamente com 10 questões de português e ainda ter o tempo de prova cronometrado pela plataforma.

Assim, além de conhecer o desempenho na disciplina você pode fazer ajustes no seu tempo de resposta.

9- Simulados e questões – PCI Concursos

O site PCI Concursos é bem completo, com mais de 160 mil provas de concursos de todas as regiões brasileiras, vídeos com dicas sobre os exames e como estudar.

Muitas aulas para você se preparar e dicas sobre como passar nos principais concursos do país.

Se você procura questões de português para treinar irá encontrar facilmente. Basta clicar na categoria “simulados” e escolher “português”.

Após responder as questões online você clica em “corrigir” para saber sua porcentagem de acerto e também pode gerar outro teste para treinar.

10 – Exercícios de português para concursos com gabarito em PDF

Se você preferir simulados de português para concursos em PDF para imprimir e testar seus conhecimentos sem estar conectado na internet, o site Edital Concursos Brasil disponibiliza vários com questões de português para você baixar e estudar, veja algumas opções:

  • Simulado de Português para Concursos;
  • Simulado de Português para Nível Médio;
  • Simulado de Português com Gabarito;
  • Simulado de Português para Nível Fundamental.

>> DESCUBRA como jovem de apenas 22 anos, conseguiu ser aprovado e NOMEADO em 10 Concursos Federais.

Bons estudos e até logo!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo