Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Evite a procrastinação na hora de estudar

Evite a procrastinação na hora de estudar

Oi Pessoal!

Procrastinar é a arte do “deixar pra depois”, é quando você atrasa ou adia atividades relevantes. Sabe quando você prioriza aquelas atividades de menor importância como jogar vídeo game, ver televisão, jogar conversa fora, ficar por horas no computador jogando ao invés de realizar as atividades mais importantes como terminar aquele projeto que você precisa entregar na semana ou estudar? Você está procrastinando?

Todo ato de procrastinação envolve a decisão de adiar, e essa decisão pode levar a um alívio temporário, mas a médio e longo prazo pode levar a uma baixa sensação de autoeficácia, sentimentos de culpa, inadequação, autodepreciação, depressão, incerteza, ansiedade, além das consequências adversas que resultam da não realização de tarefas como oportunidades desperdiçadas, fraco desempenho, notas baixas, aumento do stress, sensação de falta de domínio ou controle, deixar de conseguir algo e etc. As consequências da procrastinação podem interferir no sucesso acadêmico e pessoal de muita gente, mas em particular, dos estudantes.

A procrastinação pode ser um problema ou não, tudo depende da gravidade e da extensão deste comportamento, que pode ser um sério problema quando afeta a autoestima, autovalorização, autocontrole e autoeficácia. Também quando o desempenho e qualidade do trabalho é comprometido e as pessoas passam a não confiar mais no indivíduo devido à sua falta de responsabilidade em completar seu trabalho.

A pessoa também demonstra sinais de que seu caso é grave colocando obstáculos que interferem no alcance de suas metas e objetivos pessoais e profissionais, e também passa a sofrer com sentimentos negativos, problemas de saúde e passa a ser uma pessoa de difícil  relacionamento.

A procrastinação encontra-se ligada ao conceito físico de inércia: uma massa em repouso tende a permanecer em repouso. Sendo assim, são necessárias mais forças para mudar essa situação do que para mantê-la, por esse motivo a pessoa continua adiando suas tarefas, e esse adiamento proporciona uma sensação de bem-estar temporário que reforça essa procrastinação, tornando mais difícil a mudança de comportamento. Vira um ciclo vicioso que cada vez se torna mais intenso. Porém, um comportamento aprendido pode ser desprendido, mesmo que isso seja difícil.

Para mudar é preciso ter consciência dos nossos atos de procrastinação.

Até a próxima!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo