Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Etiqueta profissional: como se comportar na vida online e offline

Etiqueta profissional: como se comportar na vida online e offline

Olá,

Você tem dúvidas sobre etiqueta profissional e como agir no ambiente empresarial? Possuir uma boa etiqueta profissional torna-se cada vez mais essencial para se destacar no mercado.

O comportamento dos colaboradores tem sido uma das maiores causas de desligamentos atualmente. Tratam-se de ótimos profissionais, com boa formação acadêmica, mas que acabam não se adequando a cultura de empresa. Por isso é importante falar sobre a etiqueta profissional.

Bons hábitos profissionais vem sendo muito valorizados, tanto na seleção de candidatos quanto na hora de decidir quem continua na empresa.

Se você está interessado em dicas sobre como se preparar para uma entrevista de emprego, leia também esse artigo.

Nesse artigo, vamos discutir sobre a etiqueta profissional e trazer dicas de como se comportar, tanto no ambiente corporativo quanto na vida online.

Entenda a seguir como a sua postura pode te garantir diferenciais e ajudar no avanço da sua carreira.

O que é etiqueta profissional?

entrevista-emprego

Foto: Reprodução

A etiqueta profissional, em resumo, trata de regras de boas maneiras no ambiente de trabalho. Ela engloba comportamentos, posturas, hábitos e habilidades sociais.

O objetivo de manter uma etiqueta profissional adequada é garantir a boa convivência no ambiente de trabalho. Dessa forma, evita-se problemas de relacionamentos que podem interferir na produtividade.

Possuir bons hábitos comportamentais no ambiente de trabalho ainda é considerado um grande diferencial. Pesquisas mostram que pessoas que se preocupam com a etiqueta e ética profissional tendem a ser contratadas e promovidas com maior facilidade. Um estudo recente realizado por Harvard aponta que mais de dois terços das demissões ocorrem devido a dificuldades de relacionamento com os colegas de trabalho.

Sendo assim, esse é certamente um assunto que merece atenção no planejamento da sua carreira. Desenvolver bons hábitos profissionais é essencial para o seu futuro.

Etiqueta profissional: como agir no ambiente de trabalho

Confira dicas para construir hábitos profissionais mais saudáveis.

Conhecimento técnico, há muito tempo, não é mais o único fator na hora de conseguir um emprego ou promoção. Cada vez mais as habilidades sociais e o comportamento profissional são levados em conta na hora de tomar essas decisões.

É por isso que separamos os pontos mais importantes da etiqueta profissional. Incorporando essas pequenas mudanças no seu dia a dia, é possível melhorar sua rotina e sua imagem.

Pontualidade

Certamente um dos hábitos mais importantes na cultura empresarial. Quando você combina um horário, assume uma responsabilidade. É de extremo mau tom chegar atrasado, e isso não vale apenas para o horário de entrada.

A pontualidade com prazos também é essencial. Se você disse que responderia um e-mail até as 17h, não deixe para as 19h. Se marcou uma reunião via chamada de vídeo às 14h, avise aos outros participantes que está pronto para começar às 13h55. Esses detalhes não passam despercebidos e fazem maravilhas pela visão que seus empregadores têm de você.

Organização

Mantenha seu espaço sempre limpo e organizado. Não deixe documentos e outros itens espalhados pela mesa. Se você tem uma gaveta, mantenha ela organizada.

Evite deixar na mesa itens que não precisam estar lá. Algumas decorações, quando permitidas pela empresa, são bem-vindas. No entanto, não permita que objetos pessoais tomem conta do seu espaço de trabalho.

E lembre-se: também fazem parte desse espaço o sistema de arquivos no seu computador, seu desktop e sua caixa de e-mails. Diferente de um computador pessoal, outras pessoas podem precisar usar sua máquina no trabalho. Seja por que você precisou se ausentar ou porque está trocando de cargo, seu trabalho deve ser fácil de encontrar.

Uma boa dica é organizar o sistema de pastas por anos e meses. Assim se alguém precisa localizar um arquivo, saberá onde procurar. Evite salvar arquivos no desktop da máquina e, finalmente, esteja em dia com a sua caixa de e-mails.

Relações interpessoais

Manter boas relações com os seus colegas de trabalho e superiores é essencial para sua vida profissional. No entanto, essas relações são muito diferentes do que as mantidas fora do ambiente corporativo. É necessário estar atento para não ultrapassar limites.

Ser educado e agradável com todos é importante. Sempre peça licença ao entrar em uma sala e não deixe de dar bom dia para todos com quem conversa. No entanto, fique atento aos exageros. Passar de mesa em mesa dando bom dia não é necessário, e surtirá o efeito oposto do desejado.

Mantenha sempre o bom humor, mas procure deixar piadas e brincadeiras para o happy hour. Durante o horário de trabalho procure conversar o necessário para ser agradável e dar seguimento nos projetos. Afinal, as outras pessoas também tem tarefas a realizar, e ficar jogando conversa fora pode estar gerando problemas para elas.

Isso não significa que você não deva conhecer melhor ou manter amizades com os seus colegas de trabalho. Afinal, o bom relacionamento em uma equipe faz maravilhas por qualquer projeto. Apenas saiba dosar a quantidade de conversa durante o dia. E, principalmente, procure não fazer muitas perguntas pessoais ou íntimas no ambiente de trabalho.

Controle emocional

Controlar bem suas respostas emocionais é essencial para o ambiente corporativo. No dia a dia do trabalho, você certamente lidará com frustrações, irritações e inconvenientes. Isso acontece com todos. É normal que você sinta raiva, tristeza ou frustração com algumas situações. O que não é normal, nem aceitável, é descarregar essas emoções nos seus companheiros de trabalho.

Para construir uma carreira de sucesso, você vai precisar aprender a moderar suas reações e lidar com situações desagradáveis. Um problema muito comum atualmente é a dificuldade em aceitar críticas construtivas. O feedback é uma parte essencial do seu crescimento, e deve ser recebido com elegância.

Outra ocorrência comum são as explosões de emoção. O stress da rotina pode se tornar realmente insuportável, mas é imprescindível que você lide com ele de maneira construtiva. Frequentar uma academia antes ou depois do expediente é uma ótima opção. O exercício físico é uma forma de escape e ajudam a manter o semblante calmo durante o resto do dia.

Ao resolver conflitos, procure escolher um momento em que você esteja calmo. Dessa forma você evita discussões acaloradas e situações constrangedoras.

Apresentação pessoal

Cuidar da aparência e da forma como você se apresenta na empresa também faz parte da etiqueta profissional.

Mesmo se o seu local de trabalho não possui um código de vestimenta, o ideal escolher as roupas com cuidado. Uma ótima forma saber o que usar é observar seus outros colegas de trabalho e os seus superiores.

Via de regra, prefira roupas neutras e que transmitam seriedade e profissionalismo. Se usar maquiagem, evite cores muito fortes ou excesso de produtos.

Outra parte importantíssima da sua apresentação pessoal é a higiene. Tenha uma escova de dentes e pasta disponíveis no trabalho para usar depois do almoço. Além disso, mantenha suas unhas limpas e aparadas do mesmo tamanho.

Cuidado para não exagerar nos perfumes e desodorantes. Por mais agradável que o cheiro seja, usar muito produto pode causar problemas. Muitas pessoas são alérgicas ou sentem dores de cabeça quando ficam em ambientes fechados com cheiros fortes. Então, pense no conforto dos seus colegas de trabalho.

O seu comportamento online também pode afetar a sua vida profissional

Atualmente, a maioria das pessoas mantém também uma “vida online”. Cada vez mais, as redes sociais tornam-se parte integrada do nosso dia a dia. Afinal, essa é uma extensão da sua convivência social e não é possível mais separar uma da outra.

É comum encontrar pessoas que ainda têm a concepção ultrapassada de que “a internet não é vida real”. Muitos profissionais têm apresentado condutas online que atrapalham suas chances em processos seletivos. Mais do que isso, existem centenas de casos de colaboradores que foram demitidos após publicar comentários considerados inapropriados.

Considere, por exemplo, o seu perfil do Facebook. Embora suas postagens lá sejam de cunho pessoal, todas as informações estão vinculadas ao seu nome e local de trabalho. Atualmente, não são raros casos em que, ao publicar um comentário de cunho preconceituoso, o funcionário seja desligado da empresa. A preocupação com causas sociais é uma tendência mundial. As organizações não querem ter suas marcas associadas a esse tipo de comportamento.

Outra conduta inapropriada, mas muito comum, são as postagens reclamando publicamente da empresa, de colegas de trabalho ou supervisores. Essa é uma postura inadequada, da mesma forma que não é bem-visto reclamar do trabalho anterior na entrevista se seleção. É melhor reservar os desabafos para as conversas em particular.

Ficar sempre atento ao que você posta nas redes sociais é importantíssimo. Tudo que é postado será associado com a sua imagem e, consequentemente, com a imagem do seu local de trabalho.

A sua postura profissional define a sua carreira

A etiqueta profissional se torna cada vez mais importante para os empregadores. Com a integração das redes sociais nas nossas vidas, torna-se cada vez mais fácil atribuir uma imagem a alguém através de suas ações e comentários. É necessário cuidar dessa imagem para garantir que sua empresa – ou potencial empregador – te enxerguem sob a luz certa.

Se você quer mais dicar sobre como avançar a sua carreira, confira outros artigos:

E você? Quais são as atitudes que você toma para garantir sua imagem profissional? Deixe sua opinião nos comentários, e aproveite para perguntar se ficou com alguma dúvida.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo