Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Estudo em grupo: vantagens de aprender com os amigos

Estudo em grupo: vantagens de aprender com os amigos

Olá leitores,

De conhecimento de todos, os estudos são de grande importância na vida de cada indivíduo para que ele possa crescer pessoal e mentalmente e fazer parte da sociedade que o cerca.

Estudar é o caminho para conquistar grandes feitos e deve ser valorizado por quem tem acesso a ele, não deixando de aproveitar todas as chances de aprendizado.

Com o objetivo de proporcionar melhores ambientes para o aprendizado, muitos alunos optam por utilizar recursos que potencializem a eficiência dos estudos. O estudo em grupo é uma alternativa muito viável para quem deseja ter momentos de estudos adicionais e variados, com a chance de se juntar a amigos e colegas para aprender. Essa forma de estudo proporciona diversas vantagens a seus participantes.

Revisar a matéria

Momentos de estudo em grupo são ótimas oportunidades para revisar matérias passadas durantes as aulas, sendo uma chance de garantir que o conteúdo seja passado novamente para haver o aprendizado e também a leitura e análise mais atenta de textos, livros e outros materiais. Também é possível aprofundar o que está sendo estudado, havendo maior disponibilidade de tempo para consultar novas fontes.

O grupo ajuda cada participante a ter um momento de estudo na rotina que não seja somente durante os momentos de aula ou sozinho em casa. A companhia é excelente para haver o estímulo necessário para realizar leituras de revisão que talvez não fossem realizadas individualmente.

Tirar dúvidas

O estudo em grupo permite que cada indivíduo participante possa esclarecer suas dúvidas com seus colegas. Estes podem explicar o que não foi entendido ou, em grupo, podem estudar para tentar achar as respostas caso o dúvida seja generalizada. Essa atividade em grupo estimula cada pessoa a buscar a resposta em conjunto com os outros, algo que talvez não fosse feito no estudo individual.

Estudar na companhia de um grupo proporciona também um momento de concentração mais elevada na realização de atividades importantes, sendo possível que cada um ajude os outros integrantes a alcançarem os resultados corretos.

Compartilhar o conhecimento

Em um grupo de estudo, cada integrante pode contribuir com novos conhecimentos e interpretações próprias que podem ajudar seus companheiros a estudar e entender o conteúdo das matérias. Compartilhar informações pode ajudar todos a obterem melhores resultados nos estudos e tornar esse momento valioso na hora de realizar atividades.

Cada participante do grupo leva consigo seu modo de pensar e o estudo em grupo é a oportunidade ideal de compartilhar isso e permitir que outros possam se beneficiar por ideias que facilitem os estudos e tirem dúvidas.

Ambiente mais descontraído

A presença de pessoas mais próximas e talvez da mesma idade permite que o momento de estudo, ainda que deva ser levado a sério, possa ter bastante descontração se comparado a estudar em salas de aulas ou individualmente. O estudo em grupo permite que os participantes possam revisar o conteúdo mais relaxados, fora do ambiente escolar e com maior liberdade para interagir com os colegas e compartilhar informações.

A descontração do ambiente de estudo em grupo ainda promove um relaxamento atípico de momentos de estudos, que costumam ser mais estressantes e exaustivos.

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo