Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Estude com bolsas e realize seu sonho de entrar na faculdade

Estude com bolsas e realize seu sonho de entrar na faculdade

Olá,

Cursar o ensino superior é o sonho de muita gente, para alguns é até mesmo uma meta de vida, ou até o sonho de uma família inteira. Felizmente o Brasil vem se tornando cada vez mais favorável para esse cenário permitindo que cada vez mais pessoas estudem com bolsas, programas especiais e auxilio de governos.

Existem diversos programas que podem auxiliar bastante o sonho de quem quer se formar em uma faculdade e que para ajudar que alunos estudem com bolsa.

Porém, uma outra realidade que enfrentamos é a grande concorrência dessas faculdades públicas e como muitas vezes o ensino comum não prepara os alunos para esses vestibulares. A solução para esses casos é tentar os diversos programas de bolsas de estudo.

—> Clique aqui para encontrar bolsas de estudo em faculdades de todo Brasil <—

Essa é uma realidade que justifica a existência de programas como o ProUni.

O número baixo de vagas em instituições federais e públicas, junto com a alta concorrência dos vestibulares cria um cenário complicado para a maioria dos estudantes de baixa renda que vieram de escolas públicas e que não podem participar de cursinhos

O programa mais conhecido aqui no Brasil para permitir que o aluno estude com bolsa é o ProUni, que oferece milhares de bolsas de estudo, parciais ou integrais para estudantes que podem comprovar a sua baixa renda.

Para participar de tais programas é sempre necessário estar de acordo com algumas normas ou atender a alguns requisitos

Estude com bolsas ProUni

Como dissemos, o ProUni é uma das principais formas de adentrar em instituições de ensino superior.

O processo seletivo do ProUni acontece sempre duas vezes por ano. A primeira vez durante o primeiro semestre e a outra no segundo semestre. Todo o processo deve ser feito através da internet e é gratuita.

Para participar do ProUni é preciso:

  • Ter tirado nota igual ou superior a 45 no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio);
  • Comprovar renda familiar igual ou inferior a três salários mínimos;
  • Também é preciso ter cursado o ensino médio em uma instituição de ensino público ou então ter cursado em escolar particular com auxilio de bolsa integral;

Cumprindo esses requisitos pasta ir até o site do ProUni durante o período de inscrição e cadastrar todos os dados necessários através do sistema.

Depois de realizar a inscrição vem a hora mais difícil, escolher qual curso fazer.

Em ordem de preferência basta escolher até duas instituições com curso que você pretende fazer de acordo com as bolsas que estão disponíveis.

A partir dai é calculada a nota de corte de cada curso. O candidato pode monitorar o andamento da sua inscrição e se achar necessário é possível mudar as opções de cursos para tentar colocações melhores.

Caso você consiga ser pré-selecionado é preciso ir até a instituição de ensino onde você foi aprovado e confirmar todas as suas informações de inscrição para você poder receber o benefício.

Lembre-se de checar com bastante atenção as informações disponíveis no site do ProUni! Alguns cursos exigem requisitos extras para a matrícula, por isso, procure saber em qual caso você se encaixa.

Outro programa federal – FIES

O FIES não é exatamente uma bolsa de estudos, afinal ele não te isenta de pagar. Mas ainda assim ele é uma facilidade interessante que pode ajudar muitos estudantes a realizar o sonho do ensino superior.

O FIES é basicamente um programa de financiamento onde o aluno pode pagar pelo seu curso depois de formado e quando já está atuando na área escolhida.

Dessa maneira a mensalidade fica “menos pesada”, afinal o aluno já vai estar capacitado para um bom emprego no mercado de trabalho.

Estude com bolsas – Os melhores programas para Bolsas de Estudo

bolsa-de-estudos-graduacao

Como dissemos o ProUni é o mais conhecido programa de bolsas no Brasil e abrange todo o território nacional.

Mas existem muitas outras opções. Confira as melhores opções de programas de bolsas:

Escola da Família

O Escola da Família é um programa que está disponível em todo o estado de São Paulo. Ele oferece bolsas integrais em universidades de todo o estado para os alunos que se formaram em escolas públicas de ensino médio.

Muitas universidades possuem parceria com o programa (não é uma unanimidade), por isso é bom prestar atenção se a que você frequenta tem essa parceria antes de fazer a inscrição.

Os candidatos são selecionados com base em sua renda mensal, despesas fixas e data de cadastro no site. Os que são contemplados com as bolsas devem cumprir uma determinada carga horária trabalhando nos finais de semana em escolas estaduais como instrutores. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 05/12/2019)

Educa Mais Brasil

O programa é uma iniciativa privada com o objetivo de incluir jovens de baixa renda em universidades, escolas profissionalizantes ou de ensino básico e médio na rede particular.

O programa não oferece bolsas integrais, mas permite que muitos estudem com bolsas de 30% até 70% de desconto sobre o valor da mensalidade.

Os interessados devem consultar Educa Mais Brasil e verificar quais instituições oferecem os descontos e quais seus respectivos valores, a partir daí é possível se candidatar as bolsas.

O processo é todo feito através da internet.

Bolsa Universidade Manaus

Criado pela prefeitura da capital amazonense, o programa tem como objetivo principal facilitar o acesso as universidades para os cidadãos da cidade. O programa oferece bolsas de 50,70 e até 100% em universidades particulares.

Ciências sem fronteiras

O programa Ciências sem Fronteiras foi criado pelo governo federal e seu foco é o incentivo ao intercâmbio de estudantes das áreas de ciências exatas ou tecnológicas. Garantindo assim uma boa comunicação científica entre os outros países e o Brasil.

O programa tem como público alunos de pós-graduação e cobre todas as despesas no exterior como moradia, passagens aéreas, alimentação e outras.

Santander Universidades

O Santander Universidades conta com mais de 1200 intuições parceiras com uma grande oferta de bolsas de estudos para graduação apoiando projetos de inovação, empreendedorismo e tecnologia.

Além do apoio com bolsas para universidades de dentro e fora do país, também há milhares de vagas para estágios e outras ajudas.

O objetivo do programa é melhorar a comunicação entre alunos do Brasil e de fora e criar profissionais capacitados e inovadores que irão inovar o mercado Brasileiro.

Conheça 1.000 faculdades que oferecem bolsas de estudo

Conclusão

Realizar o sonho de cursar uma faculdade ainda pode ser um pouco complicado, principalmente com a crise.

Mas todos esses programas permitem que você estude com bolsas e realize esse grande desejo.

A concorrência para eles é grande, claro, muita gente também quer se formar e ser um profissional capacitado. Mas vale a pena se esforçar para atender aos requisitos e tentar economizar na hora de se formar.

Não desista do seu futuro e dos seus objetivos, principalmente por falta de dinheiro!

Vocês estão tentando alguma bolsa, leitores? Como está indo? Conte para a gente nos comentários!

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo