Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Estude com as provas da OAB e consiga a tão sonhada aprovação

Estude com as provas da OAB e consiga a tão sonhada aprovação

Olá leitor.

Se você é um aspirante à advocacia, saiba que não é preciso nervosismo para ser aprovado logo na primeira fase. Na verdade o único requisito é muito empenho e estudar com as provas da OAB é uma excelente maneira de ser aprovado.

É claro que não existe uma fórmula mágica para passar de primeira nos exames da OAB, mas existem algumas técnicas de estudos que podem facilitar esse caminho para você.

Vale a pena você saber que existe um ponto em comum de todos os estudantes que passaram com mais facilidade nas provas da OAB, eles estudaram através de simulados e provas anteriores. Um método de estudo que provou ser muito eficaz e você também pode usufruir dele.

Então se quer saber mais sobre como estudar para a OAB de forma mais efetiva, confira estas dicas que separamos para você!

O que é preciso para ser aprovado na OAB?

aprovação

Antes de mais nada, você precisa saber como funciona a “matemática” da aprovação na OAB. Confira agora algumas informações importantes antes de fazer o exame:

  • A prova da 1° fase é constituída por 80 questões objetivas e destas 80 questões 12 delas são baseadas no estatuto da OAB e Código de Ética.
  • Matérias como Estatuto da Criança e do Adolescente e Código de Defesa do Consumidor sempre são abordadas.
  • Ao todo são abordadas 17 matérias contempladas no edital.
  • 50% de aproveitamento na prova são suficientes para sua aprovação.
  • As matérias Ética profissional, direito civil, processo civil, direito constitucional, direito administrativo, direito penal e processo penal são reconhecidas como matérias de maior relevância.

3 Maneiras de estudar para a OAB

Há diferentes métodos para estudar para as provas da OAB. Você precisa escolher um método ou todos para melhorar cada vez mais o seu desempenho. Se você se identificar com algum método específico, suas chances de ser aprovado podem aumentar em até 95%. Confira quais são os métodos de estudo mais recomendados:

1 – Estudar através de vídeos

Hoje, este é um tipo de conteúdo que vem disseminando conhecimentos através da internet. O Youtube é a maior plataforma de vídeos do mundo e também existem canais que podem te ajudar a passar nas provas da OAB.

Saber direito

É um dos canais mais relevantes do mundo jurídico. É um canal voltado para a extensão profissional e aprofundamento de conhecimentos. Neste canal você tem acesso a aulas práticas, debates, entrevistas e um bate papo para tirar dúvidas. Vale a pena conferir!

CERS

O CERS é uma iniciativa para ajudar estudantes que querem ingressar com sucesso no meio jurídico. Neste canal você terá acesso a um acervo de informações importantes para se dar bem no exame de Ordem.

Estratégia OAB

É um projeto voltado exclusivamente para estudantes da OAB. O projeto se intitula como 100 Dicas para o Exame de Ordem OAB. Diariamente o canal é atualizado com conteúdo altamente relevante.

Prova Final

É também um canal de aulas gratuitas para estudantes da OAB. As aulas são ministradas por profissionais altamente capacitados em cursos preparatórios para o Exame de Ordem. O programa é dividido em três blocos: o Tema do Dia, Pergunte ao Professor e “X” da Questão.

2 – Estudar através de livros

Quanto mais conhecimentos você conseguir extrair de livros específicos, maiores serão suas chances de passar no exame. Vale lembrar que o hábito de ler livros do meio jurídico não é indicado somente durante os estudos.

A profissão de advocacia é uma longa jornada e é preciso adquirir muitos conhecimentos para obter sucesso na carreira. Veja alguns livros essenciais:

3 – Estudar através de simulados e provas anteriores

Estudar provas anteriores te traz uma vantagem extra de ficar por dentro de tudo o que é abordado e as possíveis questões que podem conter em seu exame. Além disso, estudar provas anteriores ou simulados podem lhe trazer uma visão mais ampla sobre o que estudar.

Um vasto conteúdo é exigido para o Exame de Ordem, e justamente por isso, vários estudantes encontram dificuldades para criar um cronograma ou roteiro eficiente.

As provas da OAB costumam ser realizadas 3 vezes por ano. Portanto, é mais um incentivo para você estudar muito, testar métodos de estudo e estudar as provas que já foram realizadas.

Roteiro para estudar para o exame OAB

Como elaborar um roteiro ou cronograma eficaz para estudar para o exame? Esta é uma das perguntas mais comuns entre os estudantes, aspirantes à advocacia. Vamos criar aqui um exemplo de um cronograma para estudar antes do Exame de Ordem, adeque como você achar necessário, para que facilite ainda mais sua absorção de informações.

Vale lembrar que você precisa estabelecer um período de cada dia para se dedicar aos estudos. É indicado ao menos 4 horas de estudo por dia. É importante não ultrapassar o seu limite, se isso acontecer, você não conseguirá reter e memorizar informações. Aí é tempo perdido e consequentemente, seu desempenho na prova não será muito bom.

  • Direito Penal
  • Processo penal
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Direito Empresarial
  • Direito do Trabalho
  • Processo do Trabalho
  • Filosofia do Direito
  • Direito Tributário
  • Ética e estatuto da OAB
  • Direito Civil
  • ECA
  • Direitos Humanos
  • Direito Internacional
  • Direito Ambiental
  • Resoluções de questões, provas e simulados

12 Sites para estudar com provas da OAB

Saraiva

A própria Saraiva disponibiliza um canal para auxiliar estudantes da OAB. Lá você poderá ter acesso a resumos de matérias, slides, dicas, e-books de simulados, simulados e provas, e ainda um roteiro e planejador de estudos.

GoConqr

O GoConqr é uma plataforma para estudantes e também disponibiliza de forma gratuita vários simulados da OAB. Basta realizar um breve cadastro e aproveitar os conteúdos.

Prova da Ordem

É um site especializado em auxilias estudantes da área jurídica. Traz um programa de questões comentadas, provas anteriores, avaliação teste, dicas, gráficos de desempenho e muito mais. O serviço é pago.

OAB de Primeira

Este site traz um acervo de conteúdos relevantes e também traz uma página somente de provas anteriores, contendo caderno de provas por matéria e muito mais.

Provas da OAB

Neste site você encontrará os melhores resumos dos livros mais importantes para a área jurídica, planilha de estudos, legislação completa, exames anteriores e questões comentadas.

JurisWay

Neste site você terá acesso a todas as provas do Exame de Ordem executadas nos últimos anos. O processo funciona de forma interativa e você poderá acompanhar seu desempenho e quantas questões acertou. Basta realizar um cadastro no site.

Blog Exame de Ordem

É um blog específico da área jurídica. Neste blog, você pode acessar todas as provas da OAB e ainda fazer download para seu computador. Assim, você irá criar um acervo de conteúdo relevante no seu computador pessoal e poder acessar quando achar necessário.

Poder Jurídico

Neste site você poderá encontrar cadernos e gabaritos de provas anteriores para criar um plano de estudos mais eficaz. Além disso, você também pode fazer download de tudo para tirar suas dúvidas frequentes quando quiser.

Tecnolegis

Neste site, você pode acessar determinadas provas da OAB e fazer simulado ou uma prova instantaneamente. Muito prático e bem didático.

Estratégia Concursos

Este site reúne um acervo de materiais essenciais para estudantes da OAB. Lá você encontra também simulados online e questões comentadas.

Simulados OAB

É um portal que auxilia os estudantes com exames anteriores, tudo de maneira 100% gratuita. Basta realizar um cadastro e aproveitar os conteúdos.

LegJur

Neste site você encontra livros em formatos digitais para download, fórum jurídico, notícias, além de provas e simulados do Exame de Ordem.

Se prepare muito para as Provas da OAB!

Quanto mais você se aplicar a estudar as provas da OAB, maiores serão suas chances de ser aprovado logo na primeira fase. Como você pôde ver neste artigo, para ter sucesso e alcançar a tão sonhada aprovação não basta somente ler livros. É preciso criar um roteiro focado e conciso para se ter uma boa preparação.

Estudar através de provas anteriores e simulados ainda é a melhor estratégia para ter o conteúdo na ponta da língua. Esperamos ter lhe ajudado a encontrar maneiras mais práticas para estudar com provas da OAB, não esqueça de compartilhar este conteúdo. E se tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários abaixo.

Bons estudos e boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo