Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Estudar sozinho para concurso público requer disciplina e organização

Estudar sozinho para concurso público requer disciplina e organização

Olá,

A decisão de prestar um concurso público costuma vir carregada de dúvidas sobre o plano de estudos ideal. É comum que os iniciantes se perguntem por onde começar, já que não faltam casos de candidatos que só foram aprovados após anos de dedicação total aos estudos. Entretanto, é possível conquistar a vaga desejada desde que o concurseiro se prepare com muito foco e planejamento prévio.

Embora não exista uma fórmula mágica para o sucesso, algumas dicas podem tornar os estudos mais proveitosos.

Confira algumas estratégias preparadas pelos especialistas da Aprova Concursos para você estudar para concursos públicos

  1. Aposte em diferentes ferramentas de estudo para concursos

Após escolher o cargo desejado, é importante que o candidato fique de olho nos editais divulgados e manter-se sempre a par em relação às provas anteriores de concursos para que os seus estudos sejam otimizados de acordo com as matérias exigidas. Nessa hora, é possível contar com material impresso ou digital, vendido em bancas de jornais e pela internet, que trazem conteúdos e questões específicas sobre cada edital, além de resumos das matérias exigidas nos concursos, como CDs, cursos em PDF, livros, sites e blogs com conteúdo especializado, vídeos e cursos impressos e digitais.

A principal vantagem das videoaulas e cursos preparatórios online para concursos é que estes podem ser visualizados em qualquer lugar por meio de tablets e smartphones: seja no transporte público ou na sala de espera de uma consulta médica, cada minuto pode ser aproveitado para os estudos. 

  1. Use a internet a seu favor e encontre tudo sobre concursos

Muito além das redes sociais, a internet também oferece resultados poderosos para pesquisas sobre editais antigos. Com essas informações, o candidato poderá estudar a fundo as matérias exigidas em provas anteriores para o cargo ambicionado, dedicando-se de maneira ainda mais focada.

Outra opção é participar de fóruns online e grupos de estudos com outros estudantes em busca de aprovação em concursos públicos, pois essas páginas oferecem dicas estratégicas e cases reais vivenciados por outros concurseiros já aprovados.

Por fim, é indicado acompanhar blogs com novidades, dicas e editais abertos de concursos públicos.

  1. Organize um cronograma de estudos verdadeiramente disciplinado

Estudar sozinho para um concurso público requer atenção redobrada para que as distrações não desviem o candidato do seu foco principal. Por isso, a importância de um cronograma de estudos atingível, com a quantidade de horas que serão dedicadas diariamente aos exercícios e revisões. É importante desconectar-se de smartphones e estudar em lugares sem tentações como TV’s ou barulhos para que as horas de estudo sejam 100% aproveitadas.

Além disso, os intervalos também podem ser utilizados a favor do candidato: encaixar leituras durante os momentos perdidos no trânsito, acordar algumas horas mais cedo para ler mais e ir aumentando semanalmente os períodos diários dedicados ao aprendizado fazem parte da disciplina necessária para a aprovação em concursos públicos.

  1. Não se esqueça das revisões e anote os resumos à moda antiga

Com tantos editais, resumos e exercícios, é importante que o estudante não se esqueça do que já aprendeu. Após dominar as disciplinas básicas para a prova, recomenda-se que o concurseiro crie fichas-resumo, que serão suas diretrizes de aprendizado até o grande dia. Os documentos devem conter as informações básicas de cada matéria com resumos feitos pelo candidato, que deverão ser constantemente revisadas para que ele não se esqueça do que já foi estudado.

Segundo um estudo realizado por pesquisadores das universidades de Princeton e da Califórnia, nos EUA, os estudantes que fazem anotações no papel se saem significativamente melhor do que aqueles que anotam por teclados, pois os adeptos dos estudos à moda antiga precisam primeiro compreender as palavras dos professores para depois repassar o que foi dito em suas próprias palavras.

  1. Mantenha o interesse nos estudos para concurso com a Dopamina

Dedicar-se por horas intermináveis aos estudos pode se tornar entediante e até desinteressar o candidato, prejudicando sua performance. Ao fazer uma atividade chata, o cérebro automaticamente se “fecha” para a liberação da Dopamina, neurotransmissor liberado com atividades que proporcionam experiências agradáveis.

A desmotivação vem acompanhada do pensamento em atividades enfadonhas, que automaticamente eliminam a produção de Dopamina. A boa notícia é que é possível ver os estudos como algo positivo e otimizar a Dopamina no cérebro, associando os exercícios com ações prazerosos, como ouvir música.

Pode parecer difícil se concentrar nos estudos com música de fundo, mas a ideia é relacionar a atividade com ações que agradem o cérebro. Funciona assim: o candidato deve criar uma playlist com músicas energizantes e animadas, e tocá-las para “agitar” o cérebro antes ou durante os estudos, de acordo com seu grau de concentração. Assim, ele estará criando uma rotina de produção de Dopamina que o manterá interessado nas matérias exigidas pelo edital do concurso desejado.

Mas, nem só de estudo vive um futuro concursado: as horas de sono e de lazer não devem ser deixadas de lado, pois o estresse pode prejudicar o seu rendimento. Aliadas ao plano e métodos de estudos, uma alimentação saudável e balanceada, o lazer e as noites bem dormidas farão dos planos de uma vaga de emprego estável uma realidade bem-sucedida.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo