Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Estudar ouvindo música: vantagens e desvantagens

Estudar ouvindo música: vantagens e desvantagens

Olá, estudantes!

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Caen (França) separou dois grupos de pessoas que tiveram que assistir a uma palestra, um grupo escutando música clássica e outro sem o estímulo da música. Após a palestra, eles tiveram que responder uma prova de conhecimentos sobre o evento.

A pesquisa apontou que o grupo exposto à música clássica teve resultados mais satisfatórios que o grupo sem a exposição. Outra pesquisa, realizada na Inglaterra, obteve resultados semelhantes, mostrando que os estudantes que ouviam música clássica ao estudar tiveram uma melhora de 12% nos resultados de suas provas de matemática. Existem outros testes que mostram que ouvir música pode melhorar os níveis de atenção e memória, principalmente a pessoas com déficit cognitivo.

Esses são alguns dos exemplos de pesquisas que não comprovam que a música pode melhorar o desempenho durante os estudos, mas sugerem que possa haver uma relação positiva.

Quando utilizar músicas no aprendizado?

As músicas podem ser um fator benéfico para o aprendizado quando são utilizadas para estimular as capacidades cognitivas: atenção, concentração e memória.

Vantagens e desvantagens

mulher-com-fone-de-ouvido

As pesquisas mencionadas acima sugerem algumas vantagens do uso da música como estimulante nos estudos, principalmente nas funções de concentração, atenção e memória no cérebro.

Realmente, para algumas pessoas, a música pode ajudar a ordenar e dar um ritmo de processamento dos pensamentos, ajudando a estudar de forma mais constante e manter o cérebro sempre ativo e relaxado; porém, outras pessoas podem se sentir distraídas e nervosas com a música, sendo esta um fator que dificulta os estudos. Mais do que a presença, a escolha da música pode ser a causa dessas desvantagens, por isso, antes de arriscar, é melhor saber se a música realmente ajuda suas capacidades cognitivas.

Para as pessoas que não se sentem bem com fones de ouvido, a música pode ser um fator limitante para os estudos, uma vez que, em certos lugares, como bibliotecas, cômodos compartilhados, o uso da música pode ser restringido ou proibido.

Como estudar por meio de músicas?

Não basta apenas colocar uma música qualquer e começar a estudar. Os melhores resultados podem ser obtidos quando colocamos músicas instrumentais, que não tem palavras que possam desviar a atenção e atrapalhar os estudos. Há também músicas em outros idiomas que você não conhece; apesar de não serem instrumentais, pode ser que o fato de você não compreender as palavras não lhe atrapalhe.

Outro fator a se observar é o volume da música. Há aquelas pessoas que precisam de música alta para conseguir ordenar os pensamentos e o ritmo do estudo, há aquelas que o volume um pouco mais alto distrai e atrapalha. Além do volume, tem-se também o ritmo. Alguns estilos, ritmos e interpretações podem ser mais distrativos que facilitadores nos estudos.

Enfim, não há uma regra geral para a escolha da música e a forma de ouvi-la. Observando esses fatores, porém, você pode experimentar que tipos de música mais lhe ajudam a estudar e que tipos atrapalham, basta perceber como o seu corpo reage exposto a determinadas músicas e, se alguma está dificultando seus estudos, é melhor substituir ou tirar ela de sua playlist.

Tipos de música para estudar

Os estudos que demonstram resultados positivos utilizam-se geralmente de músicas clássicas selecionadas. Por isso, não é qualquer música que se deve utilizar, assim como pela imensa variedade de ritmos e interpretações, não é qualquer música clássica que pode ajudar. Nesse caso, do rock ao erudito, valem os estilos que você se sente mais relaxado e, ao mesmo tempo, ativo, sem distrair a sua atenção dos estudos a que pretende.

Outro fator importante, já mencionado, é de que músicas instrumentais podem trazer melhores resultados, já que a presença das palavras na música podem ser um fator de distração.

Matérias para estudar com música

Não há uma receita de disciplinas que podem ser potencializadas ou não pela música. Vale do efeito que ela causa em cada um. Porém, como música é composta de movimentos lógicos e ritmados, a sua utilização em disciplinas de cálculo e lógica pode potencializar os resultados.

Acha que essa ferramenta funciona para você?

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo