Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Estudar ou memorizar? Saiba a diferença!

Estudar ou memorizar? Saiba a diferença!

Olá leitores,

Você já deve ter ouvido falar que precisa estudar mais para passar de ano ou melhorar suas notas e quando te aconselharam a estudar apenas decorando o conteúdo necessário?

Pois é, estudar e memorizar não são exatamente a mesma coisa, na verdade são bem diferentes e cada um deve ser aplicado em situações diferentes.

A diferença entre estudar e memorizar

Primeiro é preciso entender a definição de estudar e memorizar. Primeiramente estudar remete a um interesse real da pessoa para aprender o que está sendo ensinado.

Quando uma pessoa estuda ele tende a aprender realmente o que está acontecendo durante o desenrolar da matéria e muito provavelmente irá carregar esse conhecimento para toda a vida

Estudar é realmente compreender o assunto e é o mais indicado entre as duas modalidades. Quando você quer realmente aprender sobre algo estude sobre isso, não fiquei apenas memorizando linhas e números para repetir exatamente o que está lendo. Quando quiser realmente entender um assunto não apenas repita como um papagaio, estudo e reflita sobre o assunto.

Porém é totalmente compreensível que nunca iremos nos interessar completamente por todos os assuntos que nos é apresentado durante a escola e na faculdade, é nesse momento que a memorização se faz presente.

A memorização funciona mais com matérias teóricas não exatas, mas pode ser usado como uma forma fácil, porém não muito duradoura de guardar algo na cabeça.

De forma básica, estudar um assunto é aprender e aprofundar-se nele enquanto memorizar é apenas decorar respostas prontas por algumas semanas. Acredite, logo você irá esquecer o que decorou.

As vantagens de memorizar o conteúdo

Como dito antes, memorizar o conteúdo só tem o objetivo de te ajudar a acertar respostas simples e pré-definidas, isso faz com que memorizar seja mais dinâmico e mais rápido do que estudar uma matéria.

Quando você sabe exatamente o que está pretendendo responder e não quer se aprofundar na matéria basta decorar o que é preciso decorar.

Isso funciona para sessões de estudo muito curtas ou para quem deixou para estudar nos últimos dias antes da prova ou do vestibular.

Procure sempre estudar ao invés de decorar e memorizar. Decorar pode parecer o jeito certo de estudar, mas com o tempo tudo se esquece, tente procurar coisas que você acha interessante em cada matéria que possam te fazer se interessar de verdade por ela e assim aprender por conta própria carregando esse conhecimento real com você para a vida toda.

Vocês concordam com as vantagens e desvantagens de memorizar conteúdo?

Até mais!

comentários (1)

  • Ana Célia A. Melo

    Parabéns pelos excelentes conteúdos de como aprender a memorizar o que se estuda. Assuntos assim, serão bem interessantes para quem deseja aprender. Um Natal de Paz, Saúde e muito Amor do Deus Menino, para que o Ano de 2017 seja fecundo e próspero para toa a equipe.
    Muita Paz!
    Ana Célia A. Melo

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo