Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Estudantes podem se tornar parlamentares por 5 dias

Estudantes podem se tornar parlamentares por 5 dias

Olá estudantes!

Muito se fala sobre política, o que os senadores fazem, o que os deputados deveriam fazer e por aí vai. Mas você sabe exatamente o que esses políticos fazem? Então o que acha de vivenciar o dia a dia de um parlamentar em seu local de trabalho, em Brasília?

Com o objetivo de motivar estudantes a propor ideias, pensar no processo democrático e no bem coletivo foi criado no ano passado o programa Parlamento Jovem. Interessou? Então anote as informações.

Inscrições

A edição deste ano já está com as inscrições abertas até o dia 12 de junho e os interessados podem se cadastrar no site da Câmara dos Deputados. O encontro vai acontecer no período de 21 a 25 de setembro, em Brasília.

Requisitos

Para ser um jovem parlamentar, o estudante deve estar matriculado no Ensino Médio ou Ensino Técnico e ter entre 16 e 22 anos de idade.

Como participar

Para participar, os interessados devem elaborar um projeto de lei com foco na agricultura, cultura, defesa do consumidor, direitos humanos, educação, emprego, esportes, habitação, juventude, natureza, saúde ou segurança pública.

O projeto de lei elaborado pelo aluno deve ser entregue juntamente com a cópia do documento de identidade, declaração de matrícula no Ensino Médio ou Técnico e o termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis – em caso de alunos menores de idade – na secretaria da escola. Esta, por sua vez, encaminhará toda a documentação para o coordenador do programa na Secretaria da Educação.

Quem preferir pode mandar esse material diretamente ao coordenador estadual do programa na Educação. Lembrando que, nesta opção, o projeto de lei e a ficha de inscrição deverão estar em formato Word e os demais documentos deverão ser digitalizados e enviados para o e-mail saopaulo.pjb2015@gmail.com.

O que acontece com as propostas apresentadas

Desde quando foi criado, em 2004, mais de 800 jovens estudantes do Ensino Médio participaram de 5 dias de encontro. As proposições apresentadas são avaliadas por um time de especialistas na Assembleia e o trâmite se dá, quando possível, de acordo com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados. Ano passado, 94 propostas foram selecionadas, 51 delas oriundas de escolas estaduais.

Informações

Mais informações podem ser encontradas na seção 3 do Manual de Procedimentos. Você ainda pode ligar no telefone (11) 3866-0611 ou ainda mandar um e-mail para o coordenador do Parlamento Jovem Brasileiro na Educação, Sergio Luiz Damiati: sergio.damiati@educacao.sp.gov.br.

Boa oportunidade para conhecer como as coisas funcionam lá em Brasília e ainda pode oferecer novas ideias para ajudar a melhorar o Brasil. Aproveite.

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo