Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Estudante universitário: conheça as características e experiências de formação

Estudante universitário: conheça as características e experiências de formação

Olá, leitor!

Você está em busca de conhecimento? De aperfeiçoar a sua experiência? Se tornar um estudante universitário pode ser transformador em sua vida.

Além de se formar em uma profissão, este período é de suma importância para o estudante!

É muito comum pensar que a vida universitária é feita de alegrias, amigos e festa, mas na realidade não é sempre assim.

Para muitos estudantes a vida universitária é de muito estudo, inúmeras tarefas e compromissos, para se realizar e obter sucesso neste período. Saiba mais!

Como se tornar um estudante universitário

vida de universitário

Fonte: Reprodução

É considerado um estudante universitário aquele que se matricula em um curso de ensino superior. Ele pode ser tanto presencial ou online.

Independente do curso e do seu tempo de duração, este período é de descobertas e aprendizado.

Para se tornar um estudante universitário é preciso escolher um curso para seguir/estudar. O estudante então, após escolher o que curso que pretende estudar, vai estudar este curso, para que depois essa profissão faça parte de seu cotidiano.

Quando ele é aprovado ele se torna apto a estudar neste curso. Hoje há vários tipos de cursos, desde os técnicos, tecnólogos, graduação.

Normalmente este período de estudo do curso dura de dois anos a seis anos, mas esse tempo pode ser prolongado.

Vida de universitário

É válido ressaltar que os estudantes universitários são distintos. Desde a escolha pelo curso, até mesmo pelo seu estilo de vida.

Muitos passam dificuldades neste processo, já que em alguns cursos torna-se difícil trabalhar.

Então conciliar a vida universitária com um trabalho formal pode ser difícil para muitos estudantes, e muitos acabam ganhando a sua remuneração com bolsas de estudo da própria universidade, quando trabalham para algum departamento, por exemplo.

Essa bolsa de estudo não costuma ser um valor considerável, e para muitos estudantes ajuda a pagar gastos com alimentação e passagens de ônibus.

E para quem não tem a ajuda da família, estes anos na universidade podem ser bem duros, mas não deixam de ser transformadores.

Por isso, a vida de um estudante universitário pode ser bem diferenciada. Até mesmo as salas de aula das universidades estão repletas dos mais variados tipos de pessoas.

Para alguns estudantes essa é uma fase tranquila apenas dedicada para estudos, já para outros precisam conciliar o curso com o trabalho, e isso torna a rotina bem cansativa e mais exausta.

Características de um bom universitário

Impendente da universidade e da escolha do curso, o que faz um estudante universitário obter sucesso após a conclusão do curso é a sua dedicação.

Logo no início das aulas é muito comum os professores alertarem os alunos a respeito disso. Eles dão conselhos sobre a importância de levar o curso a sério.

Alguns alunos têm mais facilidade de aprendizado, enquanto outros têm de se esforçar um pouco mais para fixar o conteúdo. Mas o que faz alguém ser um bom estudante universitário?

Hoje as universidades também se preocupam com os profissionais que estão formando. Elas não querem apenas um profissional que saiba desempenhar muito bem a sua função no mercado de trabalho, mas um profissional que tenha boas atitudes fora da sala de aula.

Neste sentido, muito mais do que um bom desempenho acadêmico e inteligência, o que caracteriza um bom aluno são as atitudes.

Essas atitudes são pessoais e variam bastante. Não basta ter nota 10 em todas as matérias e ser um estudante que não respeita o próximo, que se acha superior aos outros. Isso não faz dele o melhor.

Por isso, listamos algumas características que são importantes para se tornar um bom universitário e futuramente um bom profissional. Fique atento a algumas atitudes e comportamentos que costumam ser comuns à maioria dos estudantes considerados bons alunos:

1 – Ter uma rotina de estudos 

É fundamental o estudante ter uma rotina de estudos. E isso diz respeito a ir além do conhecimento repassado pelo professor em sala de aula.

Ir estudar na biblioteca, aproveitar a ferramenta da internet e explorar mais sobre o conteúdo. Vale lembrar que quando o aluno se dedica e tira boas notas, isso chama a atenção do professor.

Em muitos casos, os professores indicam os bons alunos para futuras vagas! Então fica a dica para estudar e se esforçar.

2 – Ter uma rotina saudável

Para muitos estudantes a rotina de estudos na universidade pode ser complicada. Alguns têm aula pela manhã, tarde e noite. E é muito comum neste período os estudantes se tornarem sedentários.

Acabam não realizando nenhuma atividade física, se alimentam mal, dormem pouco, e o resultado é uma saúde de risco.

E isso consequentemente afeta até mesmo a rotina de estudo. O próprio estudante pode desenvolver, após uma rotina cansada e não produtiva, estresse, ansiedade e depressão.

Então é fundamental neste período o estudante procurar ter uma rotina saudável. Dentro da própria universidade há programas voltados para estudantes. Alguns são gratuitos ou tem valor diferenciado para os estudantes.

Mesmo no meio da correria o estudante pode aproveitar e tirar um tempinho para cuidar da sua saúde física e mental. Isso vai deixar a sua vida mais equilibrada e ele poderá sentir os benefícios no estudo!

3 – Possuir metas futuras e promissoras

O estudante universitário não pode pensar apenas no presente. O período de estudo vai terminar e ele precisa pensar no que vai trabalhar e quais serão os seus planos.

Nem sempre o que se planeja pode dar certo, mas pensar em metas que sejam condizentes com a realidade do estudante são de extrema importância.

4 – Ser participativo e não faltar às aulas

Estando na universidade a sensação é de que o tempo não vai passar e que aquela vida de estudante parece ser eterna. Mas lembre-se, ela passa e muito rápida!

E por melhor ou pior que seja a sua vida de universitário é imprescindível você se esforçar. Isso inclui ser participativo durante as aulas, e o mais importante: não faltar!

Não menospreze aquela disciplina que você acredita não ser importante, se ela está no quadro curricular é porque tem importância!

Quais experiências são importantes para os universitário?

Muitos estudantes acabam achando que a vida de universitários é apenas estudar, fazer festa e aproveitar este período. Só que não é bem assim. É de extrema importância o estudante universitário buscar ter experiências nesta formação, e a gente explica algumas delas:

1 – Estágio

O estágio curricular conta muito a favor do estudante. Se você conseguir, faça mais estágios durante o seu curso na universidade.

Isso vai lhe possibilitar muitas experiências positivas. Vai saber com exatidão como é trabalhar em cada área!

2 – Participar de eventos e congressos

Não deixe de participar dos eventos que a universidade promove, até mesmo as palestras. Você pode acrescentar isso em seu currículo.

E quando for possível participe de congressos, estaduais ou nacionais. Em alguns casos, a universidade ajuda nos custos!

3 – Fazer voluntariado

Outra experiência valiosa em uma formação universitária é o voluntariado. Muitas empresas olham de forma positiva quando um estudante universitário realizou algum voluntariado.

Certifique-se junto a sua universidade quais programas de voluntariado existem e quais você pode participar. Mas antes de entrar, lembre-se do compromisso que está assumindo!

4 – Estudar uma língua estrangeira

Se possível estude alguma língua estrangeira. Pode ser inglês, espanhol, italiano ou outra língua que será importante na sua área.

Inclusive, muitas universidades têm programas gratuitos ou com valor bem considerável para o estudante fazer o curso.

O que você deve saber antes de se tornar um universitário?

Você está prestes a se tornar um estudante universitário? Então saiba algumas dicas para passar por esse processo de forma positiva!

Sem zona de conforto

Hoje o mercado está cada vez mais acirrado, e os melhores ganham destaque. E se você não quer ficar pra trás, lembre-se que não há aprendizagem na “zona de conforto”.

O esforço faz parte do processo de adquirir conhecimento, ou seja, mexa-se! Nada de ficar só em casa. Faça contato com novas pessoas, converse com os professores, viva a experiência de estar na universidade!

Corra atrás do seu diferencial

Felizmente os números de profissionais formados a cada ano têm aumentado. Muitos têm o diploma, por isso é importante saber encontrar aquilo em que você pode ser melhor do que os outros.

Não é necessário ficar com medo, cada um encontra o seu lugar, mas quando estiver na sala de aula, comece a pensar em que vai atuar fora dela.

Aja com seriedade como estudante universitário

O período universitário é uma das etapas mais importantes na vida do indivíduo, já que é quando ele é preparado para exercer a profissão que escolheu.

Porém, é comum muitos estudantes não levarem a sério os estudos. Essa etapa é importante e não é brincadeira. O tempo passa!

E quem sai perdendo não é o professor, é o próprio estudante. Por isso, não deixe de participar das aulas, fazer estágio, participar de eventos. Isso pode ser de extrema importância para o seu futuro.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo