Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Esperanto: o que é e como aprender

Esperanto: o que é e como aprender

Olá!

Aprender uma nova língua nunca é demais, muitas pessoas gostam de aprendê-las pelo simples prazer de aprender, sem realmente uma necessidade latente. Mas conhecimento nunca é demais e traz benefícios como conhecer culturas diferentes e manter o cérebro sempre ativo.

Não importa qual seja o motivo, ele será algo importante para você. Mas a grande questão é que a maioria das línguas do mundo está ligadas a alguma cultura ou país específico, como Inglês na Inglaterra e EUA, o português em Portugal, o francês na França, o Alemão na Alemanha, e por ai vai.

Tanto essa ligação é percebe-se no nome da língua, sempre derivando do nome de seu país de origem. Mas existem aquelas línguas que não estão ligadas a um país específico e foram criadas como línguas independentes e universais, esse é o caso do Latim e do Esperanto.

Muitas pessoas podem nunca ter ouvido falar sobre o Esperanto, mas ela é sim uma língua real e que tem cerca de dois milhões de falantes em todo o mundo. Neste post vamos falar mais sobre essa língua pouco conhecida, mas muito adorada por seus seguidores.

O que é Esperanto

O Esperanto é, em sua raiz, uma língua internacional e neutra. Ela foi criada com a intenção de ser um instrumento eficiente para preservação de todas as línguas e culturas do mundo e uma segunda língua para todos.

A primeira pessoa a lançar a ideia básica de uma língua assim foi o polonês Lázaro Zamenhof, em 1887 quando ele tinha apenas 28 anos de idade. Assim, ao longo desse mais de 125 anos que se passaram o projeto de se ter uma língua planejada evoluiu e se tornou uma língua viva, com uma cultura própria e até mesmo com falantes nativos, mas sem perder sua característica internacional.

Por isso o ideal é que o Esperanto não pertence a uma nação, mas sim a todos. A proposta dessa língua é que cada nação fala sua língua materna dentro do seu país, mas utilize o Esperanto em suas comunicações internacionais.

Por que aprender Esperanto

Posso listar para você alguns motivos para que tenha vontade de aprender Esperanto. Primeiro, o Esperanto é dez vezes mais fácil e rápido de aprender do que o Inglês ou qualquer outra língua do mundo. No Esperanto você consegue combinar partes de palavras como se fosse um jogo de montar e formar centenas de outras palavras.

No mundo há mais de 2 milhões de pessoas que falam Esperanto, isso em 115 países diferentes. No existem mais de 6 mil línguas e o Esperanto está entre as 300 mais faladas.

Hoje, existem mais de 35 mil livros traduzidos para o esperanto, além de 2 mil periódicos. O Esperanto é uma língua reconhecida pela ONU e pela UNESCO. Estudar o Esperanto antes de começar a aprender outras línguas ajuda no aprendizado dessas línguas desconhecidas.

Como aprender Esperanto

Para quem gostou e se interessou em aprender essa nova língua, basta dar uma pesquisada na internet e vai encontrar centenas de cursos online ou presenciais para aprender o esperanto.

Além disso, também é possível aprender sozinho através de livros, apostilas, entre muitos outros materiais didáticos e de apoio.

Boa sorte!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo