Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » ESPEM 2021: curso on-line gratuito para professores de ciências

ESPEM 2021: curso on-line gratuito para professores de ciências

Olá, leitor(a)! 

Com o intuito de levar conhecimento para os docentes, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF), oferece a 3ª edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2021), curso on-line gratuito com certificado sobre suas pesquisas e as diferentes abordagens de ciências com os alunos.  

Profissionais de todo o país podem se inscrever para as aulas, que ocorrerão de 26 a 30 de julho de 2021. Quer saber mais sobre esse projeto? Continue lendo o artigo!  

A ESPEM 2021 

ESPEM 2021: curso on-line gratuito para professores de ciências

Fonte: Reprodução

A ESPEM 2021 conta com 40 horas de atividades, tanto ao vivo quanto gravadas. Os participantes irão visitar virtualmente as instalações, conhecerão mais sobre as pesquisas de cada setor do CNPEM e assistirão a seminários sobre questões atuais ligadas à atuação do Centro. A programação também traz aulas expositivas e discussões sobre os seguintes temas: 

  • Introdução à ciência e tecnologia dos aceleradores de partículas; 
  • Produção de luz síncrotron; 
  • Interação entre a luz e a matéria e suas aplicações nas diferentes áreas da ciência. 

Ao final, aqueles que tiverem frequência mínima de 75% receberão um certificado de conclusão. 

O CNPEM e o projeto Sirius 

O laboratório Sirius, desenvolvido pelo CNPEM e mantido pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), é o maior complexo científico do Brasil. Nele, aceleradores de partículas são utilizados para produzir um tipo de luz conhecido como síncrotron, que atravessa todo o espectro eletromagnético e permite estudar a composição da matéria no âmbito dos átomos e moléculas. 

Dessa forma, o projeto contribui para a condução de pesquisas acadêmicas e industriais sobre medicamentos, fertilizantes, alimentos, combustíveis, geração de energia e muitos outros assuntos, possibilitando a investigação de questões científicas de impacto social. 

Para se inscrever 

Professores de química, física e biologia das redes municipal, estadual, federal e privada de todo o Brasil podem realizar a inscrição para a ESPEM 2021 até 13 de junho de 2021. Basta acessar o site, no qual será preciso fornecer informações pessoais e de caráter profissional, além de inserir uma carta de motivação de, no máximo, uma página. 

No total, há 500 vagas, distribuídas da seguinte forma: 

  • 70% para professores do ensino médio na rede pública estadual ou municipal. 
  • 10% para professores do ensino médio na rede federal. 
  • 10% para professores do ensino médio na rede privada. 
  • 10% para professores do ensino superior em todas as redes atuantes em cursos de licenciatura de física, química e biologia. 

Os selecionados serão anunciados no dia 1 de julho de 2021 por meio do site da ESPEM 2021 e do e-mail dos participantes. 

Se você se interessou pelo projeto, compartilhe com seus colegas para que, juntos, vocês façam a diferença na educação! 

No Canal do Ensino, você também confere: 

Bons estudos e até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo